O que leva o ser humano, em muitos casos, a ter uma empatia seletiva?

A empatia é a capacidade de se ver e se projetar no outro; no sentido de projetar em si substratos da subjetividade do que o outro está sentido, pelo que está passando e porque sofre (muitas vezes é algo automático). A impressão que tenho é que há um certo bloqueio na medida que freamos a humanização do outro. O... mostrar mais A empatia é a capacidade de se ver e se projetar no outro; no sentido de projetar em si substratos da subjetividade do que o outro está sentido, pelo que está passando e porque sofre (muitas vezes é algo automático).

A impressão que tenho é que há um certo bloqueio na medida que freamos a humanização do outro.
O senso comum sugere que é menos humano um assassino (que dá até pra entender mesmo que eu não compactue com o extremo).
Mas sobre esse pretexto de "ser menos humano", a escravidão e terríveis crueldades outrora foram "justificadas", 6 milhões de judeus foram mortos. É algo que temos que vigiar.

Será que é algo só de antigamente? Qual paralelo em dias de hoje algumas pessoas usam para negar a homossexuais o direito a felicidade.. ou em fornecer abrigos a refugiados de guerras catastrofistas no oriente médio e etc.
21 respostas 21