Portugueses loiros?

Olá, sou do Brasil e tenho uma pergunta que gostaria que fosse respondida por portugueses e brasileiros que tenham algum conhecimento sobre.

A família do meu avô materno é do interior do estado de Pernambuco, uma região que foi predominantemente colonizada por portugueses. O fenótipo da família do meu avô é bem diferente da do resto das famílias da cidade dele: sua família é branca, loira dos olhos verdes, e o sobrenome do ancestral que transferiu essa característica é apenas "Silva", aparentemente descendente de portugueses. Estou um pouco confuso porque pelo que sei Portugal é um país onde as pessoas são brancas mas de olhos e cabelos escuros, já por conta de que o clima é bem ameno se comparado com o Reino Unido e Alemanha, por exemplo. Então, gostaria de saber, os portugueses loiros são descendentes de outros povos que imigraram para a península ibérica ou são naturais da terra mesmo?

6 Respostas

Classificação
  • Há 4 anos

Sim, existem portugueses loiros de olho azul...inclusive tenho uma amiga que casou com um português com essas características.

A maioria dos portugueses são de pele branca e cabelos castanhos...mas voce encontra sim, pessoas loiras naturais de olhos claros...

Porém, é mais fácil ver português de olhos claros do que loiros.

Seria o mesmo que dizer que no Brasil so tem negros...assim como muitos pensam que em Cuba são todos negros...e nao é bem assim.

Por isso acho importante viajar e quebrar paradigmas...e ter a nossa própria experiência e visao.

• Anônimo
    Há 4 anos

PERNAMBUCO FOI OCUPADO DURANTE O SÉC XVII PELOS HOLANDESES ENTRE OS ANOS DE 1637

ATÉ 1654 NESSE PERÍODO EM QUE A COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS ATUOU NO BRASIL

MUITOS HOLANDESES LOIROS COM OLHOS AZUIS DE ORIGEM GERMÂNICA VIERAM PARA O BRASIL

PODE SER DAI QUE VEIO ESSA CARACTERÍSTICA DA TUA FAMÍLIA

MISTURA DE PORTUGUESES QUE VIVIAM NO BRASIL COM OS HOLANDESES

• Anônimo
    Há 4 anos

Parei de ler em "A família do meu avô materno é do interior do estado de Pernambuco"...

Meu amigo, você tem origens nordestinas e ainda quer pagar de "loiro"? Faça me o favor, caboclo! Enxergue seu lugar!

• Anônimo
    Há 4 anos

Tou nem ai

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 4 anos

Tanto faz cara

• Victor
    Lv 5
    Há 4 anos

Em Portugal também tem pessoas loiras, não tem tanto quanto na resto da Europa, mas tem sim.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.