Alguém aí de Portugal?

Hoje eu estava assistindo online a um programa português chamado "Donos Disto Tudo", e fiquei muito impressionado com a diferença entre o português falado no Brasil e na Europa. Em alguns momentos nem consigo entender uma frase sequer, é um sotaque bem diferente... bem "chiado" e parece que os portugueses falam segurando as palavras com a garganta. Eu acho bonito e muito original. Daí surgiu uma pergunta... como vocês portugueses percebem o sotaque falado aqui no Brasil? Você conseguem imitá-lo assim como nós conseguimos imitar a vocês??

5 Respostas

Classificação
  • Há 5 anos

Quem sou eu para falar? Devo ser o português que pior imita o sotaque brasileiro. Vivi 6 anos no Brasil, quando era criança, tive sotaque brasileiro e perdi-o. Definitivamente. Só imito lendo. Mas não concordo que seja mais difícil para os portugueses imitarem os brasileiros. Pelo contrário. Bem, para encurtar razões, vou dar um exemplo que nem sequer é de sotaque. "B.icha" em Portugal também é o mesmo que é no Brasil e não só "fila". Todos os brasileiros com quem falei ficaram espantadíssimos com isso. E no sotaque passa-se o mesmo. Fecham as vogais que os portugueses não fecham. Fazem mal a anteposição dos pronomes (nem lhes passa pela cabeça que os portugueses têm próclise) e teimam em colocar o pronome depois do verbo nos casos em que os portugueses antecedem. E por aí vai.

• Rui
    Lv 6
    Há 5 anos

Nós entendemos os brasileiros perfeitamente, e acho que conseguimos imitá-los perfeitamente (regra geral).

Mas tenha em atenção que o DDT é um programa de humor, e por isso muitos dos personagens falam um português pouco natural, caricatural, diferente do que se ouve no dia a dia.

• Anônimo
    Há 5 anos

Não é só isso. Não sei o que as pobres vogais fizeram para os portugueses para os portuga às odiarem tanto. Eles pronuncia as vogais travadas. Para entender meio vírgula tem que ficar "meditando" (centrar toda a sua atenção, caso o contrário vc perde quase tudo, não dá para compreende-los fluentemente).

É mais fácil entender o espanhol do que o português de Portugal.

Duvida? veja esse vídeo provando: https://www.youtube.com/watch?v=r2nsibjxFlQ

Youtube thumbnail

https://www.youtube.com/watch?v=QesyUD6lNJI

Youtube thumbnail

• Há 5 anos

acho que aqui só tem br... a gente domina o mundo

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 5 anos

É difícil pros gajo imitar os brasileiros.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.