Stunts
Lv 7
Stunts perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 5 anos

A moral é uma tentativa de demonstrar o amor?

7 Respostas

Classificação
  • Há 5 anos

Pare quê tanto romantismo ao falar sobre a moral?

A moral é só um custume galo velho.. O comportamento humano é condicionado por duas variáveis principais, o bem estar e o mau estar. Em uma cultura onde a moral pode representar o simples ceder de um lugar a um idoso, então você fará, porque aquilo representa em seu superego o bem e por conseguinte o bem estar. Se a sociedade determinasse o inverso, que você não devesse cerder o lugar, então você faria o inverso, sentindo igualmente o bem estar. Em todo caso você fará aquilo que a sua mente está condicionada e associada de modo cultural, social e pessoal, ao bem estar.

Por mais que seja tão bonito dizer que ajudou por amor ao próximo, a verdade é que o bem estar é a priori, então você pode ver pessoas, dependendo da cultura ou pessoa, agindo de forma totalmente oposta e sentindo as mesmas propriedades emocionais que as outras, que agem de modos opostos aos delas.

No exemplo que você deu: "Há um assento preferencial para os idosos. Você está sentado, pois não surge nenhum idoso. De repente aparece o idoso e você, moralmente, cede o lugar. Você cede o lugar, por conta do amor ao próximo, e pela regra moral de respeito aos idosos, mas, o verdadeiro amor, o desejo de vontade de amar, que diz Platão, não existe." . A vontade de ceder o lugar, é a posteriori, ou seja, não continha a vontade ou desejo de se fazer o bem antes de surgir a oportunidade de fazê-lo, isso é obvio. Mas não segue que POR ISSO, como você disse ou Platão disse, vá de fato haver uma tentativa de demontrar amor por meio de ceder o lugar, mas é fato que se houver essa tentativa será a priori, por bem próprio. Se não houver essa tentativa, como eu disse antes, o comportamento é condicionado por duas variáveis(bem e mau estar) então o indivíduo busca o prazer(cerder o lugar) ou evitar a dor ou mau estar(não ceder para não ter de ficar de pé por exemplo).

Então "amor" e "moral" só confunde a equação.

Não sei se a moral falseia o amor(é porque você juntou duas coisas semanticamente difíceis de se definir objetivamente). Num jogo de palavras posso me levar a crer e levar muitas pessoas a crerem de modo racional que a moral falseia o amor, basta racionalizar. Da mesma forma posso racionalizar o contrário, e dependedo da minha crença posso usar ad hoc's para sustentar o meu raciocínio.

E aqui se dissolve a filosofia, você pode brincar até amanhã com essas duas coisas, moral e amor, afinal das contas, é só um exercício mental...

• Há 5 anos

A moral é um caminho para não desprezar a existência e efeitos do amor......

• Há 5 anos

A moral é uma tentativa de demonstrar o falso amor.

• Há 5 anos

Não existe coisa mais amoral que o amor.

Amor de verdade só o da mãe que faz de tudo para proteger a.cria. entre homem e mulher é ilusão.

Attachment image
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Stunts
    Lv 7
    Há 5 anos

Não, a moral falseia o amor. A moral é uma tentativa de afastar a genuinidade do amor. Ex. Há um assento preferencial para os idosos. Você está sentado, pois não surge nenhum idoso. De repente aparece o idoso e você, moralmente, cede o lugar. Você cede o lugar, por conta do amor ao próximo, e pela regra moral de respeito aos idosos, mas, o verdadeiro amor, o desejo de vontade de amar, que diz Platão, não existe. É de fato uma pessoa desconhecida. Por isso a tentativa de demonstrar o amor.

• Calado
    Lv 6
    Há 5 anos

Não se tenta demostrar amor, demostramos amor nos gestos, no agir e na valorização do relacionamento quase sempre de forma singela...

Attachment image
  • Anônimo
    Há 5 anos

É uma tentativa de criar paz e uma vida melhor o amor é demostrado por atos sublimes um bem maior sem retorno....é como nos relacionamentos a maioria das pessoas não amam de verdade apenas cultivam algo para receber alguma coisa do seu interesse de volta..............beijosssssssssssssssssssss!!!!

Attachment image
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.