Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 6 anos

No calvário ocorreu o ápice da ventura humana? Foi este o maior momento da humanidade?

Obrigada,Bjs.

3 Respostas

Classificação
  • Massa
    Lv 7
    Há 6 anos
    Melhor resposta

    Dama, boa noite.

    Existem alguns aspectos a ponderar.

    Na verdade a Encarnação do Verbo, isto é, o nascimento de Jesus tem grande significado na história humana, pois é o próprio Deus que vem a nós , na forma de um menino pobre, indefeso, envolto em faixas e deitado numa manjedoura.

    Veja bem, o Deus Tremendo , o Senhor do Universo, o Onipotente, Onisciente Oni tudo, a origem e o fim de todas as coisas, o Deus que enfrentava exércitos do Faraó, que enfrentava os inimigos de Israel, que na literatura bíblica dos judeus matou tantos inimigos de seu povo etc, escolhe nascer pequenino, filho de uma moça humilde, sem nenhuma homenagem maior se não a dos pastores de ovelhas que ouviram que ele nasceu e vieram adorá-lo.

    A ninguém mais Ele atemorizou, O Deus de Todo Universo veio como frágil criancinha, coube nos braços de uma Mãe.

    Isto é sublime, isto é a felicidade , isto é o grande acontecimento da nossa História de Fé.

    São Paulo Apóstolo vai chamar este feito como Kenosis, uma palavra grega que quer dizer esvaziar-se.Assim ele descreve na sua Carta aos Filipenses:

    "Ele tinha a condição divina, mas não Se apegou à sua igualdade com Deus.Pelo contrário, esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens. Assim, apresentando-Se como simples homem,humilhou-Se a Si mesmo, tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz! "( Fp 2, 6-8)

    Portanto, a encarnação do Verbo, este mistério que vamos celebrar no Natal, cujo Advento estamos a preparar, veio primeiro, e a morte na Cruz é a consequência deste Mistério.

    Sem dúvidas a morte do Senhor na Cruz foi um grande momento de amor de Deus para conosco, é Deus que se entrega como Vitima perfeita pelos pecados de todos nós. Não mais os bois, ou os cabritos, ou os cordeiros, ou as pombas, que eram sacrificadas no Templo para a expiação dos pecados do povo, mas o próprio Deus que se imola, e se faz vitima, para que tenhamos a vida. O Cordeiro de Deus a Nova e Definitiva vítima em sacrifício propiciatório pelos pecados dos homens.

    Mas a Cruz não se esgota em si mesma, a Cruz é o trono de Deus que se fez Homem , ela deixou de ser o sinal da maldição, para se tornar o sinal da salvação.

    Mas Jesus vai além da Cruz.

    Ele ressuscitou dos mortos, primícias da nossa ressurreição. A morte não tem mais a palavra final. Em Cristo, na sua morte e ressurreição nós adquirimos a esperança de que um dia nós também ressuscitaremos e viveremos para Deus, na contemplação do Inefável.

    Pois, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé ...

    Ao meu sentir, é ressurreição do Senhor, a Palavra Final da ventura humana.

  • O calvário foi o palco da maior injustiça causada pelo homem ao mesmo tempo que a maior prova de amor e fé de um homem em particular.

  • Há 6 anos

    JESUS A SALVAÇÃO DO MUNDO

    " E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de Graça e de Verdade."

    (João 1:14)

    Deus criou o mundo pelo poder da sua PALAVRA. O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e recebeu o LIVRE ARBÍTRIO para escolher entre O BEM E O MAL: Obedecer a Deus ou rejeitá-lo. O ser humano escolheu desobedecer a Deus e, com isso, trouxe o mal para o mundo.

    "Porque O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

    (Bíblia Sagrada)

    Porém, Deus prometeu enviar SALVAÇÃO para a humanidade por seu FILHO UNIGÊNITO JESUS, falando através de seus profetas aos povos da antiguidade. Assim, todos aqueles que nele cressem herdariam a VIDA ETERNA.

    "Porque DEUS AMOU O MUNDO de tal maneira que deu o seu FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele CRÊ não pereça, mas tenha A VIDA ETERNA."

    (João 3:16)

    A mensagem de JESUS é chamada de EVANGELHO, que significa "Boas Novas". O Evangelho de Cristo convoca o ser humano ao ARREPENDIMENTO e à CONVERSÃO DE VIDA.

    O ser humano, na condição de PECADOR, precisa experimentar um NOVO NASCIMENTO ESPIRITUAL para a salvação de sua alma. A este novo nascimento chamamos de CONVERSÃO. O convertido passa a viver uma NOVA VIDA, conforme o EVANGELHO DE CRISTO.

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da FÉ; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

    (Efésios 2: 8 e 9)

    A salvação não é decorrente de nossos próprios méritos ou de nossa própria bondade, mas é fruto da atitude sincera e humilde do ser humano de, simplesmente, se reconhecer PECADOR diante de Deus e pedir-lhe o PERDÃO, passando a viver conforme a Vontade de Deus, segundo o EVANGELHO DE CRISTO JESUS.

    CONVERSÃO DE VIDA

    O Espírito Santo de Deus é quem CONVENCE A PESSOA DO SEU PECADO e abre os seus olhos e ouvidos para A VERDADE DO EVANGELHO. A conversão é o Novo Nascimento Espiritual da pessoa, que passa a viver uma NOVA VIDA EM CRISTO.

    O Evangelho de Jesus se resume em AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

    Todo aquele que REJEITA O EVANGELHO DE CRISTO condena-se a si mesmo, pois a consequência de uma vida sem Cristo é a MORTE ETERNA.

    VOCÊ ACEITA JESUS COMO SEU SALVADOR E SENHOR? VOCÊ ACEITA O AMOR DE DEUS NA SUA VIDA?

    BEM-VINDO À IGREJA DE CRISTO!!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.