Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 7 anos

se um abateria de 12V de um carro tem uma resisitencia interna de 0,1Ω, qual ea tensão nos seus terminais ?

que faz fluir uma corresnte de 4A NO seu polo positivo? como calcular em fisica , qui conta fazer para resolver isse problema?

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Se intensidade da corrente é 4,0 A no polo positivo, ela tem o mesmo valor no polo negativo e no interior da bateria.

    Como a resistência interna é 0,1 Ω, a queda de tensão na resistência interna é 0,1 Ω vezes 4,0 A, resultando em 0,4 V. Portanto a tensão entre os terminais da bateria é 12 V menos a queda de tensão de 0,4 V, portanto é igual a 11,6 V.

    Este cálculo vale quando a bateria se encontra em "descarga", isto é, alimentando algum dispositivo externo a ela com potência elétrica. Se a bateria estiver em processo "carga", isto é, sendo carregada por uma fonte externa a ela, deve-se, ao invés de subtrair a queda tensão (0,4 V) da força eletromotriz da bateria (fem = 12 V), somá-la. Portanto resultaria em 12,4 V.

    Se não sabemos se uma bateria está em "carga" ou "descarga" podemos decidir sobre o que de fato está acontecendo medindo a tensão entre os terminais: sendo menor do que a fem (12 V), está em "descarga"; sendo maior do que a fem está em "carga".

    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

    Docendo discimus.

    Sêneca

  • Anônimo
    Há 7 anos

    Dá uma olhada no blog http://eletricistasaovicente.blogspot.com.br lá tem vídeo curso de elétrica em CC e CA você além de responder essa pergunta ainda terá uma gama de exercícios resolvidos. você vai ficar crack em elétrica.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.