Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaGoverno · Há 7 anos

Santayana: os bancos e a fome no mundo.Comente?

O Conversa Afiada publica artigo de Mauro Santayana no JB online:

Coisas da Política

Como os bancos lucram

com a fome do mundo

Mauro Santayana

Em 1973, quando o muro de Berlim ainda dividia o mundo em dois blocos econômicos e políticos, o então presidente do Banco Mundial, Robert McNamara, disse que todas as nações deviam esforçar-se para acabar com a pobreza absoluta – que só existia nos países subdesenvolvidos – antes do novo milênio. Naquele momento os países ocidentais ainda davam alguma importância à política de bem-estar social, não só como um alento à esperança de paz dos povos, mas também como uma espécie de dique de contenção contra o avanço do socialismo nos países do Terceiro Mundo. A Guerra do Vietnã com seu resultado desastroso para os Estados Unidos, levou Washington a simular sua boa vontade para com os povos pobres. Daí o pronunciamento de McNamara.

O novo milênio não trouxe o fim da miséria absoluta, embora tivesse havido sensível redução – mais em conseqüência do desenvolvimento tecnológico – com o aumento da produtividade de alimentos e bens de consumo primário, do que pela vontade política dos governos.

Na passagem do século, marcada pelo desabamento das Torres Gêmeas, o FMI, o Banco Mundial – e a própria ONU – reduziram suas expectativas, prevendo, para 2015, a redução da pobreza absoluta à metade dos índices registrados em 1990. Em termos gerais, essa meta foi atingida cinco anos antes, em 2010. A extrema pobreza, que atingia 41.7% da população mundial em 90, caiu para 22% em 2008 – graças à fantástica contribuição da China e da Índia, conforme adverte Francine Mestrum, socióloga belga, em recente estudo sobre o tema.

Por outro lado, o número absoluto de pobres na África Negra dobrou no mesmo período. A China que, pelo número dos beneficiados, puxou o trem contra a desigualdade, já chegou a um ponto de saturação. Com o seu crescimento reduzido, como se espera, a China levará muitos decênios para baixar o número de seus pobres absolutos à metade.

Considera-se alguém absolutamente pobre quando tem a renda per-capita inferior a US$ 1,25 centavos por dia: mais ou menos R$ 2,50, ou seja, 75 reais ao mês. Esse critério é, no mínimo, cínico. É possível viver com esse dinheiro? Há quem possa: os trabalhadores das multinacionais nas tecelagens e confecções de Banglhadesh e de outros países da Ásia do Sul não chegam a ganhar cinco reais ao dia.

O governo de Bangladesh, em seu portal, declara ser o país “de portas abertas“ (open-door), com todas as garantias e vantagens legais aos investidores, principalmente nas zonas especiais de produção para a exportação (Export Processing Zones). Em Bangladesh a privatização de empresas públicas chegou à perfeição, e a miséria dos trabalhadores, também – conforme a meta do neoliberalismo.

A insuspeita Fundação Gates divulgou interessante estudo sobre o controle dos preços dos alimentos pelos bancos, por intermédio dos fundos especulativos (hedge). Da mesma forma que os bancos atuam no mercado derivativo com as primes do mercado imobiliário, fazem-no com os estoques de alimentos, o que aumenta espantosamente os preços da comida, sem que os produtores se beneficiem. Um exemplo, citado pelo estudo, que tem o título sugestivo de “People die from hunger while banks make a killing on food” – as pessoas morrem de fome, enquanto os bancos se enriquecem de repente, especulando com os alimentos.

Como exemplo, o estudo cita o Fundo Armajaro, da Grã Bretanha, que comprou 240.000 toneladas de cacau (7% da produção mundial) e as reteve, até que obter o maior preço da mercadoria nos últimos 33 anos.

“Os preços do trigo, do milho e do arroz têm subido significativamente, mas isso nada tem a ver com os níveis de estoque ou das colheitas, mas, sim, com os traders, que controlam as informações e especulam no mercado” – conforme Olivier de Schutter, relator das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação.

Os neoliberais sempre usam o argumento canalha de que o único caminho rumo ao enriquecimento geral e à igualdade é a do mercado sem nenhum controle do Estado, dentro da fórmula de Mme. Thatcher: o pobre que quiser viver melhor, que se vire.

Continuação nO;http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/05/...

5 Respostas

Classificação
  • Há 7 anos
    Melhor resposta

    O que o Santayana disse e escreveu, todo mundo sabe, a matemática é implacável...

    nós só enganamos nós mesmos...

    o único caminho plausível é o estado e mesmo assim as coisas ainda seriam difíceis...

    deixar os liberais tomarem conta é entregar o galinheiro, com pinti ho e tudo para as raposas...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    Você sabia? Dilma vai dar um bilhão de reais para os deputados aprovarem a privatização dos portos.

    Você sabia? O ministério da saúde vai importar médicos para melhorar a saúde dos brasileiros.

    Você einda tem coragem de apoiar o governo do PT?

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    No resumo Sangue Bom, capítulo de terça, 14/05: Verônica discute com Natan.

    Maurício questiona Amora sobre Bento. Perácio fala para Rosemere que assumirá a paternidade de Filipinho após o exame de DNA.

    Natan comunica sua separação de Verônica a Maurício. Charlene não deixa Bento falar com Wilson. Fabinho leva um fora de Sílvia. Damáris fica furiosa ao ver Brunetty no Kim Park.

    Vitinho tem um surto depois de falar com Tina. Edu, Cléo e Karol interrogam Júlia sobre seu suposto namorado.

    Xande descobre que Filipinho quer ser ator de musical. Charlene enfrenta Wilson. Damáris briga com Brunetty e Sueli Pedrosa grava toda a confusão. Vinny fica com vergonha dos pais. Malu se declara para Maurício e o beija.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 7 anos

    Seja pago para ler e-mails! Ganhe dinheiro por cada e-mail lido e clicado. Ganhe mais dinheiro por cada e-mail que as pessoas que você indicar lerem. Inscreva-se já Gratis e comece a ganhar!

    http://www.e-mai.net/comoganhar

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 7 anos

    .....se você vota , está se responsabilizando pelas conseqüências do seu voto a nível kármico pelo menos . O Brasil atolou na lama nazista , e quem vota nesses empregadinhos de nazistas covardes e traidores , está desrespeitando a própria constituição cidadã ,está destruindo nosso futuro , está sendo roubado , latrocinado , escravizado , está colaborando com a fome , com a miséria , com a prostituição de homens e mulheres , está colaborando com tráfico humano ,com tráfico de armas que se nutre do tráfico de drogas que escraviza pessoas para o crime, está colaborando com assassinatos e genocídios , e será a próxima vítima também . Tudo supervisionado por empresas de segurança privada , que garantem e consolidam agora o poder e covardia das autoridades públicas .Eles acham que venderam o Brasil e agora estão vendendo nossas crianças e seus órgãos , nossos jovens e seus órgãos , estão adoentando todo mundo com alimentos e água envenenados , com vacinas , remédios e radioatividade de diagnósticos e tratamentos , para saquear os cofres públicos ,.....isso é uma ação de inúmeros nazistas de diversos países que atacam o Brasil e países do "terceiro mundo".

    .....Ninguém é obrigado a votar nessa República bbbicha , sanguinária e escravagista .

    ......Declare Ninguém-cracia jah e sempre !....porque é nosso Dever e Direito assegurados pela nossa Constituição Cidadã , pois estamos sob o signo do nazismo , sob o signo da corrupção que nunca vai parar . Temos leis que vão da legítima defesa à pena de morte por guerra declarada , temos leis que nos garantem segurança antes que nos aconteça qualquer mal , temos leis que garantem nossas vidas , moradia , trabalho digno , estudo , saúde e filhos .....temos leis para preservar a natureza .

    ......Livre ocupação da Terra .

    ......Sem Lei , Sem Rei , Sem País , Sem Presidente .

    ......Auto-Organização , Autodidatismo , Automedicina .

    ......Telebombas Matam a Morte .

    ......Pense IMORTAL , "Nunca Morrer"  e os poderes para defender a vida aparecem e acontecem , até mesmo enquanto a gente dorme , agindo no mundo dos sonhos .

    ......a gente se encontra nos ((( sonhos ))) , pensamentos , telepatias e visões que matam a morte !

    Quem dorme na Democracia acorda na Ditadura 

    Declare Ninguém-cracia Já e Sempre !!

    http://smile-media-production-1.s3.amazonaws.com/i...

    inter...(((( Mente* ))))...

    ....o Fenômeno .

    inter...(((( Mind* ))))...

    ....the Phenomenon .

    intermente@aol.com 

    intermentes@gmail.com

    https://www.sites.google.com/site/intermentes

    http://www.automedicina.blogspot.com.br

    http://www.intermente3.blogspot.com.br

    Ho.V.N.I

    ...são 2 http para um só endereço >

    http://web.archive.org/web/20090727222031/http://g...

    Ho.V.N.I.

    Yahoo! Respostas 

    http://br.answers.yahoo.com/activity?show=jN417QNW...

    Intermentes 

    http://br.answers.yahoo.com/activity?show=wNSSBsty...

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.