Se o Mal no mundo é culpa do Homem (E É MESMO!!), então vamos REFLETIR com LÓGICA?

É "defesa" comum os devotos arguirem que o Mal existe no mundo não por culpa de deus mas, sim, por culpa do próprio Homem; o que concordo mas por razões diferentes, é claro...

OK, vejamos: estatísticas apontadas pela Pew Research dão conta de que "apenas" 16 % das pessoas no mundo são ateias, agnósticas ou sem religião (no caso do Brasil, dados IBGE nos contabilizam em cerca de 14 MILHÕES)...

Então 84% das pessoas do mundo acreditam em um ou mais deuses...

Ora, podemos dizer então que a CULPA pelos males do mundo é cerca de 5 VEZES maior por causa de devotos do que de irreligiosos!!!!

O que é de se espantar já que devotos defendem que um mundo mais religioso (ainda mais??) seria melhor para a Humanidade, e que ele está como está porque as pessoas não têm deus (deuses) no coração!!!!!

?!?!?!?!?!?!

A menos que os fiéis "sustentem" que APENAS irreligiosos são a causa do Mal, e que TODOS os religiosos são santinhos...

O que não me espantaria muito dada a CEGUEIRA que caracteriza religiosos em geral (exceções são raras, e há algumas notáveis aqui mesmo no R&E)...

CONSCIÊNCIA PESSOAL no pensar e no agir: eis o que produz um mundo melhor!!!

Fala aí!!

10 Respostas

Classificação
  • LIMA
    Lv 7
    Há 7 anos
    Melhor resposta

Nos centros religiosos, há sempre grande número de pessoas preocupadas com a ideia da morte.

Muitas não creem na paz, nem no amor, senão em planos diferentes da Terra. A maioria aguarda situações imaginárias e injustificáveis em seu futuro espiritual. Nessa expectativa de um amanhã rosado e glorioso, esquecem o esforço próprio. Não fazem o possível para tornar melhor o mundo em que vivem. Olvidam a bênção do trabalho, da disciplina e da perseverança. Envolvem-se o mínimo possível com o sofrimento alheio. Parecem achar que a vida na Terra é simplesmente algo a ser suportado. Quanto antes passar, da forma mais automática possível, mais rapidamente entrarão na posse de uma felicidade perfeita.

Você não precisa morrer e nem mesmo trocar de vizinhança, de emprego, de família ou de país para ser feliz.

Necessita, sim, ser digno e generoso onde quer que a vida o tenha colocado. Precisa aprender a perdoar e a dar de si, em vez de reclamar auxílio dos outros.Quando se tornar trabalhador, desprendido, leal e bondoso, viverá em paz em qualquer ambiente.

• Don☻
    Lv 7
    Há 7 anos

As religiões e suas mitologias, muito embora possam ter sido criadas com boas intenções, tornaram-se meio de controle político e de intolerância para com as diversas culturas espalhadas pelo globo. Desta forma, o mal e o bem são referências um do outro e ambos são criações nossas, independente de nossas escolhas religiosas.

• Freya
    Lv 5
    Há 7 anos

A falta de consciência da maioria dos religiosos é que eles fazem "o bem" não para a humanidade e sim para uma divindade. Esse bem não reflete para uma melhora para nós humanos, e é visível o egoísmo de fazer algo pra agradar uma divindade só no intuito de merecer algo pra si e não em fazer o bem consciente para todos.

Todos nós somos egoístas, mas quando temos a consciência de que se fizermos o bem para ajudar a humanidade na realidade em que está inserida consequentemente ajudamos uns aos outros e um futuro, mesmo que neste futuro não estaremos presente.

• Há 3 anos

Querida Franzyska! Adorei seu texto! Uma das frases que mais mne tocou foi: "Ensine... e você aprenderá!" Sou professora aposentada e continuo atuando como professora. E esta é uma verdade maravilhosa! Um beijo pra você e proceed firme nas promessas do Senhor! Elas não falham jamas!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 7 anos

Engraçado que os religiosos aqui não entenderam ou não quiseram entender onde você quis chegar, teve até um que elevou a 21% o número de ateus, talvez para justificar que o mal do mundo é praticado por esse 21%, o resto como é religioso é santinho, veja como são convenientes, quando explanamos aqui que o número de ateus está aumentando eles rebatem com números contrários, mas quando é para justificar algo, como o mal do mundo citado por você, aí o número de ateus é maior.

Que dureza heim...!!!

• André
    Lv 4
    Há 7 anos

Elize Vasconcellos

pelo o que você disse não existi livre arbítrio, logo eu não tenho culpa pelo que fiz e vou para o céu por ser inocente, já que eu não tenho culpa.

FALÁCIA PURA, A DA SENHORA.

tudo bem que eu te critiquei, mas não precisava me negativar.isso é coisa de evangélico.

Elize, eu já percebi isso, e aliás, foi por isso que eu disse que é coisa de evangélico, mas de boa, eu pensei que os espiritas fossem mais educados, mas pelo que vejo, você é diferente dos meus amigos espiritas.

se você não me negativou, com certeza foi um dos meus fãs evangélicos.

• Há 7 anos

Se seu deus criou o Bem, criou o Mal, ou fomos nós?

Afinal não é ele o criador de todas as coisas?

Independente de criadores e deuses, o Bem só existe se existe o Mal, eles são as duas faces da mesma moeda.......

Ninguém faz o Bem a alguém sem fazer o Mal a outrem.

Reflita, créu, veja até onde pode raciocinar.......

• Alguém está com dados equivocados....

Vc cita uma revista; vou citar um trecho de um site bem conhecido de vcs (ATEUS):

"Em 1994 estimava-se que havia aproximadamente 240 milhões de ateus no mundo — cerca de 4% do total —, incluindo aqueles que professam o ateísmo, o ceticismo, a descrença ou que opõem-se à religião. A porcentagem estimada aumentou significantemente, sendo atualmente algo em torno de 21% da população mundial (se ateus “passivos” forem incluídos)."

Fonte: http://ateus.net/artigos/ateismo/ateismo/

Vamos aos fatos: 21% da população mundial, supera a porcentagem de pessoas que existem numa determinada religião. Certo? Poderia citar aqui...Mas, não quero perdder tempo. Lembre-se que, atualmente existem no mundo mais de 7.000.000.000 de pessoas (faça as contas e veja qto 21% vai equivaler) UUUUUUUUAAUUUU. Não amigo, não são poucos ateus que existem no mundo. Vc pegou o bolo ( religiões) juntando todos os ingredientes ( cada religião) na sua receitinha... E fez seu bolinho particular. Analise separadamente os ingredientes do bolo, e verás que deu um tiro no pé.... 21% de ateus no mundo...Até Shiva teria inveja!

• Há 7 anos

Ué, mas a religião tem a ver com o mal?

O que a religião tem a ver com o mal?

O mal está aí no mundo, existe, é praticado pelos maus.

A religião nasceu da necessidade de o homem entender o mundo; daí as 1ªs religiões terem tantos deuses, o homem estava em sua infância e tentava explicar para si próprio o funcionamento do mundo. Seu amadurecimento, que levou séculos, foi o que lhe permitiu alcançar o entendimento necessário para receber as orientações de Deus, através de Jesus.

Jesus veio ensinar aos homens que o mal está em si e que ele, o homem, tem todas as ferramentas para se livrar desse mal.

Se você pegar outras religiões, como budismo, hinduísmo etc., verá que elas também ensinam como superar o mal.

O mal não está na prática da religião, pelo contrário, está em sua falta. Ou em seu mal-entendimento.

• O mal do mundo nao é culpa do homem. O mal do mundo, é culpa das forças negativas (diabo...) que nos usa para praticar o mal. Assim como Jesus é instrumento de Deus, Nós somos o instrumento da fprça negativa... mas só para quem quer ser. Drogas, bebidas, cigarro, prostituiçao e mais milhoes de coisas malignas que existem no mundo, é por conta dele. As vezes, irao parecer barreiras, que dever ultrapassa-las e teremos que ser muito resistentes, vou dar um exemplo simples: a SEDUÇAO. Que leva o marido ou a esposa ser infiel. Isso é culpa da força negativa.

Resposta ao André: existe livre arbítrio sim! Claro que sim, afinal a vida é feita de escolhas, voce interpretou mal minha resposta. Todos n'so vamos para o ceu, pode ter certeza disso, algum dia vamos alcançar a perfiçao e chegar a Deus. Mas enquanto nao chegarmos lá vamos ficar em processo de evoluçao aqui na terra... a reencarnaçao.

Resposta ao André II: Eu n sou evangelica, eu sou espirita, q fique claro. E eu n lhe negativei

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.