Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaAjuda para Lição de Casa · Há 7 anos

O q é transitivo , intransitivo e verbo de ligaçao ?

Gente , tenho prova amsnha...a professora fala milhoes de vezes e eu nao entendo , por favor de ajudem...deixem exemplos tbm por favor

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Gardênia:

    Verbos transitivos são verbos que exigem complementos para terem sentido completo. Por exemplo, vc não pode dizer " mamãe lavou" .... Mamãe lavou o quê? Mamãe lavou 'a roupa.' Nesse caso, 'a roupa' completa o sentido do verbo 'lavou'. Esse complemento 'a roupa' é chamado de objeto direto.Quando o verbo exige objeto direto,chamamos o verbo de transitivo direto. O objeto direto não exige preposição. ( de, em, com,para,ao, da,de ).

    Quando o verbo exige um complemento com preposição chamamos o verbo de transitivo indireto. Observe o exempo:Eu gosto .....(eu gosto de que?) - Eu gosto DE frutas. Veja que esse verbo exige a preposição DE, pois quem gosta, gosta DE alguma coisa ou DEalguém.

    Então verbo transitivo indireto exige um complemento, chamado objeto indireto com preposição.Ex. Preciso DE você. Verbo transitivo indireto: preciso. Objeto indireto: DE vc.

    Verbo intransitivo-------->são verbos quenão precisam de complementos pqpossuem o sentido completo.Exemplos:

    O bebê nasceu.

    A canoa virou.

    O idoso morreu.

    Nasceu, virou e morreu são verbos intransitivos. Observe de novo:

    O bebê nasceu em Belém.

    verbo intransitivo: morreu.

    adjunto adverbial de lugar: em Belém.

    A canoa virou no rio.

    verbo intransitivo: virou

    adjunto adverbial de lugar: no rio.

    O idoso morreu ontem.

    verbo intransitivo: morreu.

    adjunto adverbial de tempo: ontem.

    Então seapós o verbo houver um adjunto adverbial, o verbo será intransitivo.

    Verbo de ligação são verbos que não indicam ação. não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.Os principais verbos de ligação são: ser, estar, parecer, continuar, ficar.

    Exemplos:

    O rapaz está doente.

    suj.simples: o rapaz.

    Verbode ligação: está.

    predicativo do sujeito: doente

    A mulher continua nervosa.

    sujeito simples: amulher.

    verbo deligação:continua

    predicativo do sujeito: nervosa

    Observe que nervosa é uma característica do sujeito 'mulher'.

    Cuidado com isso aqui:

    O rapaz está no colégio.

    Neste caso, não há característica do sujeito. Veja a análise:

    suj.simples: o rapaz.

    verbo intransitivo: está.

    adjunto adverbial de lugar:no colégio.

    Pronto, bastaanalisar o termo que estáapós o verbo....

    Bons estudos.

    Bjinhos

  • facey
    Lv 4
    Há 3 anos

    é muito fácil, verbos TRANSITIVOS ou intransitivos diretos ou indiretos, são aqueles que precisam de um complemente. O transitivo direto são aqueles que não precisam de preciso de preposição, ex.: Achei minha mochila. Se a frase fosse só "achei" precisaria de algo para completar. Isso é verbo transitivo, que precisa de algo para completar o sentido. Já o intransitivo precisa de preposição, ex.: Gosto de chocolate. Gosto de que? De chocolate, faça uma pergunta ao verbo que vai te ajudar. Os intransitivos ecu não sei mt bem. Verbos de ligação é aquele que liga o sujeito do predicado.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.