Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaAjuda para Lição de Casa · Há 7 anos

O q é transitivo , intransitivo e verbo de ligaçao ?

Gente , tenho prova amsnha...a professora fala milhoes de vezes e eu nao entendo , por favor de ajudem...deixem exemplos tbm por favor

2 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

Gardênia:

Verbos transitivos são verbos que exigem complementos para terem sentido completo. Por exemplo, vc não pode dizer " mamãe lavou" .... Mamãe lavou o quê? Mamãe lavou 'a roupa.' Nesse caso, 'a roupa' completa o sentido do verbo 'lavou'. Esse complemento 'a roupa' é chamado de objeto direto.Quando o verbo exige objeto direto,chamamos o verbo de transitivo direto. O objeto direto não exige preposição. ( de, em, com,para,ao, da,de ).

Quando o verbo exige um complemento com preposição chamamos o verbo de transitivo indireto. Observe o exempo:Eu gosto .....(eu gosto de que?) - Eu gosto DE frutas. Veja que esse verbo exige a preposição DE, pois quem gosta, gosta DE alguma coisa ou DEalguém.

Então verbo transitivo indireto exige um complemento, chamado objeto indireto com preposição.Ex. Preciso DE você. Verbo transitivo indireto: preciso. Objeto indireto: DE vc.

Verbo intransitivo-------->são verbos quenão precisam de complementos pqpossuem o sentido completo.Exemplos:

O bebê nasceu.

A canoa virou.

O idoso morreu.

Nasceu, virou e morreu são verbos intransitivos. Observe de novo:

O bebê nasceu em Belém.

verbo intransitivo: morreu.

adjunto adverbial de lugar: em Belém.

A canoa virou no rio.

verbo intransitivo: virou

adjunto adverbial de lugar: no rio.

O idoso morreu ontem.

verbo intransitivo: morreu.

adjunto adverbial de tempo: ontem.

Então seapós o verbo houver um adjunto adverbial, o verbo será intransitivo.

Verbo de ligação são verbos que não indicam ação. não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características. Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.Os principais verbos de ligação são: ser, estar, parecer, continuar, ficar.

Exemplos:

O rapaz está doente.

suj.simples: o rapaz.

Verbode ligação: está.

predicativo do sujeito: doente

A mulher continua nervosa.

sujeito simples: amulher.

verbo deligação:continua

predicativo do sujeito: nervosa

Observe que nervosa é uma característica do sujeito 'mulher'.

Cuidado com isso aqui:

O rapaz está no colégio.

Neste caso, não há característica do sujeito. Veja a análise:

suj.simples: o rapaz.

verbo intransitivo: está.

adjunto adverbial de lugar:no colégio.

Pronto, bastaanalisar o termo que estáapós o verbo....

Bons estudos.

Bjinhos

• facey
    Lv 4
    Há 3 anos

é muito fácil, verbos TRANSITIVOS ou intransitivos diretos ou indiretos, são aqueles que precisam de um complemente. O transitivo direto são aqueles que não precisam de preciso de preposição, ex.: Achei minha mochila. Se a frase fosse só "achei" precisaria de algo para completar. Isso é verbo transitivo, que precisa de algo para completar o sentido. Já o intransitivo precisa de preposição, ex.: Gosto de chocolate. Gosto de que? De chocolate, faça uma pergunta ao verbo que vai te ajudar. Os intransitivos ecu não sei mt bem. Verbos de ligação é aquele que liga o sujeito do predicado.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.