Quem criou Deus? ou Deus foi criado?

O Dr. Jonh Lennox, Dr.Professor de matematica na Oxford e Filosofo da Religião, definiu bem essa questão. se a pergunta quem criou Deus é baseada na crença de um deus criado, o próprio cristianismo refuta tal deus e a luta cultural religiosa é justamente essa, mostrar que deuses criados são uma farsa. Mas o Criador é apresentado como tendo existencia em sí mesmo e portanto incriado, não tendo começo e nem fim. Alguns cientista que dizem ter dificuldade para para crer nisso, não nos parece ter dificudade nenhuma para crer na matéria e energia eterna...(porque senão teríamos que postular que elas tiveram um criador) Então o problema seria crer em um "ser eterno ou em uma matéria eterna"... E se presupormos a criação de deus, teriamos que inferir o criador do criador, do criador, do criador, e assim sucessivamente que nos levaria a uma "ciclo sem fim"...Só existem essas duas propóstas, e ambas sao teorias, a da geração expontanea (evolucionismo) e do Design Inteligente (Criacionismo). Ou Deus criou todas as coisas, ou todas as coisas foram criadas por acaso. Mas ambas são metafísicas. E as evidencias que as coisas que existem tem um propósito para sua existencia ( coparada por muitos cientistas como um relógio com diversas engranagens, sem as quais o universo entraria em colapso) é uma forte e séria evidencia de que de foi criada... AS Comprovações científicas

Evidencias Cosmológico,Argumento da Contingência,O Argumento Teleológico,e Tempo e espaço, matéria e energia vieram a existir num mesmo tempo... portanto tiveram um começo e um autor...

A ciência deveria esclarecer o povo leigo o que é considerado um fato ou apenas especulações. E as religiões também devem ser menos fanáticas e ouvir o que a ciência tem a dizer.

Mas se houver esse meio termo entre ciência e religião, acho que em vez de colaborar para o ateísmo, o teísmo é que sai ganhando. Note o seguinte:

Os ateus dizem que a vida surgiu por acaso. Só isso já seria uma grande sorte. Mas como explicar também o surgimento das condições ideais no universo e na terra para sustentar essa vida surgida por acaso? Seria a sorte da sorte da sorte?

15 Respostas

Classificação
  • Há 7 anos
    Melhor resposta

    As pessoas continuam fazendo aquelas velhas perguntas sobre a origem de Deus: Quem criou Deus? — considerando-se que ele existe. De onde surgiu? Como veio a ser Deus? Ele teve princípio? Teve pai e mãe?

    Ninguém criou Deus. Ele é, por natureza, o Deus eterno. Ninguém o criou — ele sempre foi, é, e sempre será. Ele não se esforçou para chegar à posição de Deus, nem a herdou de seus pais, pois não os teve — nem pai nem mãe. Ele não tem princípio e não terá fim. A Bíblia enfatiza a eternidade de Deus.

    Escreveu o salmista:

    "...sim, de eternidade a eternidade tu és Deus" (Sal. 90:2).

    Abraão, o pai da raça hebraica, verificou que Deus é eterno.

    "Abraão plantou uma tamargueira em Beer-Seba, e invocou ali o nome do Senhor, o Deus eterno" (Gên. 21:33).

    Deus disse no livro de Deuteronômio:

    "Pois levanto a minha mão ao céu, e digo: Como eu vivo para sempre..." (Deut. 32:40).

    Algumas pessoas podem argumentar que estas afirmações fogem à pergunta pois pressupõe o que deveria ser provado. Elas partem comodamente da pressuposição de que Deus existe mas não explicam como nem por que ele existe.

    Contudo, o ponto de partida, segundo a Bíblia, é Deus. Deus estava no princípio e tudo se origina nele.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 7 anos

    Deus é o Criador o resto é criatura dele

    ninguem criou Deus ELE É A EXISTENCIA

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    Quem te criou?

    Óbvio que foram os seus pais.

    Mas quem criou os seus pais? E os pais deles? E os pais dos pais deles e assim por diante?

    Fica claro que houve um primeiro casal.

    E esse primeiro casal, foi CRIADO por Deus ou “evoluiu” de um ser simiesco?

    O fato é que, por mais instrução ou “Faculdades” que tivermos, ainda NÃO sabemos nada, principalmente no tocante ao início do Universo e de tudo que existe.

    MAS... pelo que já vivemos e observamos até hoje, sabemos que, para algo existir, teria de ter sido feito por um CRIADOR.

    Qualquer criança sabe disso.

    Para Deus, somos como crianças, por mais inteligentes e por mais conhecimentos técnico-científicos que tenhamos.

    Assim, sua explicação para mostrar como TUDO surgiu, teria de ser bem simples, que até uma criança pudesse entender.

    E Deus “inspirou” (ou orientou) o apóstolo Paulo, que era um ERUDITO (Atos 26:24), a explicar corretamente essa questão, quando disse:

    “Cada casa foi edificada (ou construída) por alguém, mas quem edificou (ou construiu) TODAS as coisas é Deus.” (Hebreus 3:4)

    Percebe-se que o escritor era um “erudito” (ou tinha muito conhecimento), mas explicou de um modo bem simples, para que até uma criança pudesse entender.

    Mas alguns “críticos”, no alto de suas “sabedorias” e por suas conveniências, querem acreditar que “Deus NÃO existe”.

    Ora, se Deus não existe, nunca precisarão “prestar contas” de seus atos. Poderão agir sem freios nem responsabilidades, fazendo o que lhes der na cabeça, pois não terão um Criador para prestar contas.

    Legal isso, não?

    É essa “conveniência” que a maioria deles quer.

    Por isso, julgando-se o “máximo” de coerência, vêm com a “pé****”:

    “SE tudo foi criado, quem criou Deus?”

    A Bíblia responde (Salmo 90:2), mas não querem aceitá-la. De antemão, já partem do princípio de que “Deus não existe” e “todas as suas cogitações são: NÃO há Deus”, EXATAMENTE como diz o Salmo 14:1-3.

    Não querem admitir que exista um ser “incriado” (ou Deus), que teria criado todas as coisas, MAS... acham que a matéria da “grande explosão” já existia e NÃO foi criada por ninguém. rss

    Se a matéria da explosão já existia, sem um criador, ela era “incriada” também.

    SE algo “incriado” não poderia existir, não existiria nem Deus nem a matéria que, segundo eles, explodiu e formou o Universo.

    É muito mais lógico que exista um CRIADOR de todas as coisas feitas, mesmo porque temos testemunhado, com nossos próprios olhos, que para alguma coisa ser feita, é necessário haver um criador (João 17:3,17).

    Portanto, não é por inteligência nem por sabedoria, quando levantam essa questão, perguntando “quem criou Deus?”

    Na realidade, parecem não querer a “verdade das coisas”.

    São que nem Pilatos, quando perguntou a Jesus, no seu julgamento:

    “O que é VERDADE?” (João 18:38)

    Jesus sabia o que era a verdade, pois já a havia definido antes, em João 17:3,17, mas não respondeu nada, pois sabia que Pilatos “não queria a verdade”, mas que queria apenas POLEMIZAR, sem ao menos saber do que estava falando.

    É o que acontece com tais contestadores.

    Nem sequer sabem do que falam.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    Ninguém o Criou, pois ele é a própria Criação

    Ele é o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim, o guarda da criação, o Criador de tudo, o Arquiteto do universo; o Administrador de todas as épocas; ELE SEMPRE FOI, Ele sempre será; Impassível, Inalterado, Invicto e jamais será arruinado; Ele foi ferido e nos trouxe a cura, Ele foi pisado e aliviou a nossa dor; Ele foi perseguido e nos trouxe a liberdade; Ele morreu e nos trouxe a vida; Ele RESSUSCITOU e nos traz paz e poder;

    ELE VIVE, ELE REINA e nos traz Paz;

    O mundo não pode compreendê-lo, os exércitos não podem derrotá-lo, as escolas não podem explicá-lo, os líderes não podem ignorá-lo, Herodes não pode matá-lo, os fariseus não podiam enganá-lo, as pessoas não podiam detê-lo, Nero não pode esmagá-lo, Hitler não pôde silenciá-lo, a Nova Era não pode substituí-lo...

    ELE É a Vida, Amor, Longevidade e Senhor; ELE É Bondade, Benevolência, Suavidade e DEUS; Santo, Justo, Imenso, Poderoso e Puro;

    Seus caminhos são Corretos, Suas palavras Eternas, Suas leis imutáveis e SEU ESPÍRITO está em mim; Sua Mente está em mim;

    Ele é meu Redentor, Ele é meu Salvador, Ele é meu Deus; Ele é a minha Alegria; Ele é meu conforto; Ele é meu Senhor. Ele governa a mina Vida!

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 7 anos

    A bíblia em Salmos 90:02 diz: "Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tú és Deus."

    Realmente, nossa mente não pode compreender isso plenamente. Mas não podemos desconsiderar.

    Por exemplo:

    ( O TEMPO ) Ninguém pode indicar um determinado momento em que o tempo começou. E é um fato que, embora a nossa vida termine, o tempo não acaba.

    Não rejeitamos a idéia de tempo só porque há aspectos a respeito dele que não entendemos plenamente. Antes, regulamos a nossa vida por ele.

    ( O ESPAÇO ) Os astronômos não encontram nem começo nem fim do espaço. Quanto mais distante investigam o universo, tanto mais espaço existe. Eles não rejeitam o que a evidência indica; muitos dizem que o espaço é infinito . O mesmo princípio se aplica à existência de Deus.

    Então, com toda certeza Deus não criou só o mundo mais tudo que existe, mais como nota-se ele não teve começo ele sempre existiu e sempre existirá assim como o tempo, e o espaço!!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    Deus é soberano de tempo indefinido a tempo indefinido. Jesus foi sua primeira criação. Ele (Deus) não foi criado por ninguém mas é criador de tudo. É claro que é difícil imaginar em nossas limitadas mentes existir alguém que não foi criado pois para nós tudo tem um começo como o primeiro dia de aula na escola ou o nascimento de uma criança. Desde quando Deus é Deus então?

    Meu caro, isso provavelmente só saberemos quando atingirmos a perfeição no novo mundo de Deus onde saberemos pouco a pouco o desenrolar do seu grandioso propósito. Esteja lá para ver.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 7 anos

    é issac, para eles é mais fácil acreditar que o universo é regido por uma força maior chamada acaso.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    Nunca chegaremos numa resposta logica, para mim Deus é um milagre.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 7 anos

    Segundo a teoria predominante, ninguém criou Deus, ele já existia.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 anos

    ............................................................ISTO É UM DOGMA NÃO TEM RESPOSTA!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Paulo
    Lv 7
    Há 7 anos

    VOCÊ vê no que dá as pessoas ficarem falando no ouvido umas das outras:: cada uma criou um DEUS no formato que sua inteligência quis !!!

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.