As Instruções de Amenemope. Você sabia que o livro bíblico de Provérbios tem uma influência egípcia?

Não bastasse a constatação da influência suméria na Bíblia (O Enuma Elish sobre o livro de Genesis, no livro de Jó e em alguns Salmos), existe ainda uma influência interessante na bíblia. A influência do código moral conhecido como Instruções de Amenemope sobre o livro de Provérbios.

É geralmente aceito que várias partes dos texto da Bíblia Hebraica tiveram seus precedentes na primitiva era do Bronze das religiões e mitologias do antigo Oriente, especialmente na religião da Mesopotâmia, mas também há uma grande dívida dos escritos hebraicos para com a sabedoria egípcia. Por instância vale mencionar que as máximas morais do Livro dos Provérbios derivam diretamente das Instruções de Amenemope.

As instruções de Amenemope (também conhecidas como Sabedoria de Amenemope) são uma obra literária composta no antigo Egito, provavelmente durante o período do Império Novo, cerca de 1 3000 ou 1075 anos antes de Cristo. Estas instruções contém 30 capítulos de conselhos para uma vida virtuosa e plena, e teriam sido escritas pelo escriba Amenemope, filho de Kanakht, como um legado para o seu filho. Essa é uma obra que é característica do período da piedade pessoal, e reflete as qualidades internas, atitudes e comportamento que são requeridos para uma vida feliz em face às dificuldades sociais e econômicas crescentes naquele período. As Instruções de Amenemope são amplamente aceitas como uma das grandes obras de sabedoria do antigo oriente, e são de particular interesse por eruditos modernos por causa de sua relação direta com o livro bíblico dos Provérbios.

Existem várias evidências da influência das Instruções de Amenemope sobre o livro bíblico de Provérbios, eis uma delas:

(Provérbios 22:17-18): "Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração à minha doutrina, porque é agradável, se tu mantê-los em teu ventre, para que possam ser estabelecidas em conjunto sobre teus lábios "

“(Amenemope, cap 1): "Dá o teu ouvido e ouve o que eu digo, e aplica o teu coração para apreender; É bom para ti para colocá-los no teu coração, deixe-os descansar no caixa do teu ventre, para que eles pode agir como uma estaca sobre a tua língua "

E mais uma:

(Provérbios 22:22): "Não roube os pobres, porque ele é pobre, nem oprima em juízo os humildes ."

(Amenemope, cap 2.): "Acautela-te de roubar os pobres, e oprimir os aflitos."

http://en.wikipedia.org/wiki/Instruction_of_Amenem...

Atualizada:

.

.

.

Em primeiro lugar, obrigado pela participação de todos, e quero afirmar aqui de antemão que não negativo resposta que recebo, ainda que pense ou seja contra a tese da pergunta.

E também gostaria de dizer ao Sr. Alexahaifa que, pelo teor da comparação dos dois textos, os judeus pegaram a “roda bruta” dos egípcios, e não fizeram outra coisa senão reproduzir ela novamente em seus textos. Não a poliram em Nada. É como diz a sabedoria popular: Papagaio come milho, mas quem leva a fama é o periquito!

.

.

.

.

16 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Oi Monge !!

    Eu não sabia disso... considero valido tudo que vc descreveu ! O Egito alem de ser muito antigo, possuia um povo muito sabio... e não tem muito como não ver isso, só o fato de vc observar as piramedes, em como elas são posicionadas com as estrelas... qta perfeição !!! Num tempo que não se tinha quase recurso nenhum...

    Penso assim, que palavras bem ditas, palavras de sabedoria, deveriam ser vivenciadas, sentidas em sua alma... acredito que a finalidade desses escritos eram trazer sabedoria para o povo, trazer uma vida melhor. Qdo estudei um pouco de gnose, percebi varias coisas assim, encontros de historias muito mais antigas que a biblia, mas que foram relatadas na biblia como se fosse originalmente escritas nela.

    Eu acredito em um estado de espirito maior que o nosso... uma evolução, mas não acredito na biblia, de qq forma, se a pessoa acredita nela, que a siga...

    Ventos de Paz !!

  • Anônimo
    Há 7 anos

    Enuma Elish e o Conto de Gilgamesh são as obras mais antigas da humanidade junto com outros(conto dos gregos)

    Bíblia ou a parte dos Judeus só foi escrita 500 a.c mais ou menos isso e depois reescrita no século 19 da E.C,Bíblia cristão escrita na era cristã

    6 dos 10 mandamentos foram pegos dos Livros dos Mortos e os hebreus demoraram para ser uma etnia separada eram cananeus,hicsos entre outros e a cultura Egipcia era mais adiantada e por isso influenciou muito o judaismo

  • Há 7 anos

    amigo, entenda uma coisa: Deus É o Criador do mundo, e do homem e de todas as coisas e das leis, e de todos os povos.

    resta-te compreender o porque sempre Deus preservou e defendeu o povo egípcio, tanto quanto o povo judeu - pois que são irmãos.

    leia o evangelho.

  • Há 7 anos

    A bìblia, como há mais de sete anos nós comentamos aqui, mostrando e comprovando o que alguns não querem ver, não é a palavra de deus, pois deus é um conceito filosófico e a redução feita ao ponto de torná-lo um ente similar ao homem exclui a razão da criação, pois se deus é um ser, para que criaria outros seres?

    Seria lógico que deus se fizesse carne para "curtir" as possibilidades da sua criação, coisa que filosoficamente ocorre a partir da idéia de Descartes que engloba o Panteísmo. Nesse caso, a mente de cada homem seria parte da Mente de Deus, conforme os Vedas, que estaria imerso nesse sonho onde vive sua realidade de forma lúdica.

    Não há razão para toda essa Pantomima criada por povos antigos a partir dos Et's que aqui estiveram.

    Os deuses astronautas que inspiraram muitos deuses, inclusive Jeová e Elohim se equivalem, na prática, ao panteão mundial dos deuses de todos os povos antigos, o que inclui diretamente os Annunaki da Babilônia até os Senhores de Luxor, Gizé, Duarka, Quetzalcoati, Stonehenge, Gobekli Tepe, Carahounge, Machu Pichu, Teotihuacan, Cuzco, Nazca, Yonaguni os próprios Zeus, Osíris, Krshna, Indra, e tantos outros lugares místicos antigos com seus deuses e povos.

    A coletânea dos judeus é um grande documento histórico à cerca dos povos antigos, mas nada tem de um Deus, além da vontade humana e imaginação já que nunca nenhum homem conseguiu ouvir nada além da voz da sua consciência e inconsciência.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 7 anos

    OS JUDEUS SERIAM AS 3 TRIBOS RESTANTES QUE SE AGARRARAM NO DEUS YHW, OU “O POVO ESCOLHIDO POR DEUS”?

    O creador de todos os Universos não escolheria uma ínfima fração da humanidade, composta apenas por 3 Tribos de hebreus; Judá, Benjamim e Levi, (a tribo encarregada das Escrituras), que constitui o que hoje chamamos de “judeus”; para ser o seu “POVO ESCOLHIDO”...

    Até 586 a.C. ao Norte da antiga Canaã, o Deus mais cultuado era o bondoso Deus El; mas como o Deus El permitiu que os hebreus fossem escravizados pelos babilônicos por cerca de 40 anos..

    Das 12 tribos só restaram 3 tribos, Judá, Levi, e Benjamim...

    E os sobreviventes necessitavam de um Deus forte e guerreiro...

    O que restou das 12 antigas TRIBOS de hebreus passaram se denominar judeus, e trocaram o Deus El pelo vingativo Deus dos exércitos YAHWEV...

    Apois o cativeiro babilonico os hebreus restantes investiram na mitologia de que seriam “O POVO ESCOLHIDO” de Javé, e os portadores dos “conhecimentos” espirituais...

    Se fecharam em suas novas pseudoverdades religiosas...

    Fantasiaram que o bravo Deus Javé seria o único Deus verdadeiro...

    E os lideres convenceram os devotos de que os judeus seriam o “POVO ESCOLHIDO POR DEUS”. Quando na verdade eles seria apenas O POVO QUE ESCOLHEU ADORAR UM ÚNICO DEUS.

    Ter apenas um Deus para adular facilitou criar uma identidade nacional, e evitou rivalidades entre as tribos; o que as enfraqueceria; porem gerou intolerância, já que ter um único objeto de devoção leva a considerar absurdo e ímpio o culto de outras divindades.

    Já que muitos deuses dificultariam que as tribos se unissem de forma homogênea.

    E os israelitas sendo NÔMADES, que perambulavam pelo Oriente era difícil carregar várias imagens...

    A solução foi inventar um Deus único que estaria ao mesmo tempo em todos os lugares.

    Que fosse melhor que EL; pois nada adiantaria cultuar um Deus bondoso, mas que não os colocasse em condição de vantagem sobre os demais povos.

    Se proibiu que fossem feitas imagens para serem adoradas, e carregadas,

    E se fabricou lendas como a do idoso Jacó ter lutado a noite inteira contra um anjo...

    A "HIPÓTESE DOS QUENEUS" mostrou que entre 1.800 e 1.500a.C. a chegada dos nômades, que viraram os hebreus; fez com que as dez tribos dos filhos de Jacó, ao Norte da antiga Canaã, cultuassem o Deus EL; e no Sul, as tribos de Judá, e Levi adorassem mais o Deus HASHEM.

    Que era como se pronunciava o Tetragrama Divino (Y-H-W).

    Em seu “Tratado Teológico-Politico”; baseada na analise gramatical do hebraico consonantal; idioma no qual foi escrito o Velho Testamento; e considerando o que de fato aconteceu com o povo hebreu, o filosofo Bento Espinosa descobriu que o Antigo Testamento introduziu preceitos da conduta humana; tentou unificar os ex-escravos fugidos da Babilônia; fez o povo se submeter a um poder que estaria acima dos homens.

  • Ichigo
    Lv 6
    Há 7 anos

    Muito bom dessa eu não sabia Monge obrigado por ter postado tal conhecimento aqui no yahoo respostas, acho engraçado como as religiões abraâmicas "sugam" tanto de outras religiões e filosofias o conhecimento para se embasarem.

    A você pode dar uma olhada nessa pergunta minha que fiz a uns dias atras sobre a relação do platonismo com o cristianismo.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=At...

    Até mais !

  • User
    Lv 7
    Há 7 anos

    Eles não aceitam que existe sabedoria e amor em outro lugar que não seja a bíblia.

    Bjinhos.

  • Há 7 anos

    " As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor." Eclesiastes 12:11.

    Cara, eu entendo assim, a Verdade, o Bem, é uma coisa singular e única, e com certeza todas religiões sérias convergem para a mesma coisa. Daí essas similaridades !!!

    Acredite em Cristo, Ele é o maior !!!!! Não se apóie em seu próprio discernimento e julgamento, O evangelho é a suprema verdade, é dificil, eu sei, mas como vale a pena segui-lo !!! A fé é o impulso interior desperto de forma irreversível capaz de seguramente levar o homem ao despertar pleno de todas as suas faculdades latentes !!!

  • Anônimo
    Há 7 anos

    O seriado chaves na versão yahoodiana. Todo dia episódios repetidos mas a gente não se cansa

    Personagens

    Seu Madruga - Não podia ser outro, senão o bigodudo do YR, o nosso querido Madruga RuyLFreitas.

    Seu Barriga - Daniel Vinhas, baixinho, gordinho, careca e com óculos fundo de garrafa – é o próprio –

    Bruxa do 71 – Sunshine – Se diz linda mas é a própria falsa loira, velha quem ninguém tem coragem de comer, apaixonadíssima pelo Seu Madruga, mas nem ele teria coragem, se o pau levantasse, claro

    Dona Florinda – Ana Maquiavélica, para quem não sabe é a mãe do Kiko

    Kiko – é o Kefren, se acha o mais inteligente do pedaço, mas não fala coisa com coisa, é meio maluco

    Chiquinha – É a shekina, passa o dia choramingando pelas suas contas excluídas

    Chaves – Muitos são os candidatos. Vitor III, Roberto, Dídimo, Belial. Vivem alfinetando os espíritas, sem querer querendo. E depois reclamam, ninguém gosta de mim

  • Eu considero a Bíblia uma compilação histórica que realata a cultura de vários povos

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.