Y.R.e espiritualidade, sei que existiu a Inquisição Católica, pergunto?

Existiu também a Inquisição protestante?
Atualizar: Não negativo ninguém, e positivo todos.
Atualização 2: Eurípedes, conheço as escrituras mais do que imagina.... sei de quem vc se refere.... Fiz a pergunta para realmente ver se todos estão cientes de suas religiões. Grata
Atualização 3: Pois então usuário Mano Dog... houve e foi imensuravelmente mais desatrosa digamos que a ICAR. Pode se informar.. abraços
Atualização 4: Eosphoros está corretíssimo... ao dizer "" Sim, existiu, e foi tão dura (talvez pior) que a catolica. Mas eles não possuiam um orgão central que os comandasse (como era o caso do Vaticano para a ICAR), por isso era uma perseguição mais ou menos rigida, dependendo da epoca e pais. Alem disso, ate onde eu... mostrar mais Eosphoros está corretíssimo... ao dizer

"" Sim, existiu, e foi tão dura (talvez pior) que a catolica. Mas eles não possuiam um orgão central que os comandasse (como era o caso do Vaticano para a ICAR), por isso era uma perseguição mais ou menos rigida, dependendo da epoca e pais. Alem disso, ate onde eu sei, era menos comum a fogueira e mais comum a forca.""

Parabéns... abraços..paz amor sabedoria sempre!!!
Atualização 5: Luciano Bandeira corrertíssimo: vc diz: ""Acredito que exista um tipo de inquisição velada, como por exemplo, o preconceito contra homossexuais, contra espíritas e todos que não comungam com os preceitos protestantes. Inquisição entende-se uma forma de combater a heresia no seio da igreja católica, que... mostrar mais Luciano Bandeira corrertíssimo:

vc diz: ""Acredito que exista um tipo de inquisição velada, como por exemplo, o preconceito contra homossexuais, contra espíritas e todos que não comungam com os preceitos protestantes.

Inquisição entende-se uma forma de combater a heresia no seio da igreja católica, que foi criada para suprimir o sincretismo entre alguns grupos religiosos. Se você analisar os espíritas por exemplo, que são combatidos até de forma violenta, pesquise no google, verá grupo de evangélicos que atacam e depredam centros espíritas, e não raro partem para vias de fato..

Isso vem desde a época de seu fundador, muitos não sabem mas Lutero era um antissemita ferrenho, defendia que as casas e as sinagogas dos judeus deveriam ser queimados, seus bens confiscados e sua liberdade cerceada.

Essa ideia foi colocada em execução por Hitler durante a segunda guerra, como é sabido por todos.

Sem contar as Bruxas de Salém, onde Cotton Mather um protestante puritano condenou vá
Atualização 6: rias mulheres a forca por bruxaria, na pequena cidade de Salém lá por volta dos anos 1690... e inúmeros outros casos....

Perfeita resposta.
Atualização 7: Fernando El Shaday que honra ter sua presença no meu post... como vai você tudo bem? Está sumido.... Não fique muito tempo sem aparecer.... Sobre o espiritismo não sei dizer.... porque não sou espírita e espiritismo não é religião.... Sobre ateus... já fui ou seja achei que fosse ateia um dia.... Atualmente...... mostrar mais Fernando El Shaday que honra ter sua presença no meu post... como vai você tudo bem? Está sumido.... Não fique muito tempo sem aparecer....

Sobre o espiritismo não sei dizer.... porque não sou espírita e espiritismo não é religião.... Sobre ateus... já fui ou seja achei que fosse ateia um dia.... Atualmente... sempre vejo eles lutando até pela causa dos pobres animais que são massacrados de forma cruel e torpe.... o que diria deles em relação aos seres humanos? Sendo que nem em religião creem?Que eu saiba eles sempre foram discriminados.... se você tiver alguma fonte sobre ateus assassinos contra religiosos gostaria que me mandasse..pois já pesquisei e nunca achei....

Agora que eu tenho certeza absoluta são das duas inquisições..Católica e Protestante...essas sim deixaram seu rastro sujo de sangue e glória....

Os muçulmanos matavam e matam a pedradas até hoje em nome de Deus....

Obrigada pela resposta.. Abraços..Paz e amor e tudo de bom a vc e sua família...sempre...
Atualização 8: Dudu... concordo plenamente.. obrigada!
11 respostas 11