Suco de tamarindo é bom para que? Qual a função em nosso corpo?

11 Respostas

Classificação
  • Há 7 anos
    Melhor resposta

    A espécie Tamarindus indica L. (Leguminosae), conhecida popularmente como tamarindo, se desenvolve naturalmente nas regiões tropicais e subtropicais. É cultivada com o objetivo principal de obter a polpa do fruto, a qual é utilizada no preparo de bebidas, sendo importante no ramo de alimentos. Também é utilizada devido as suas propriedades aromáticas e medicinais.

    Ação terapêutica:

    - Ação laxativa;

    - Ação antioxidante;

    - Redução do colesterol e triacilglicerol;

    - Redução da glicemia;

    - Auxiliar no controle de peso.

    Propriedades

    O tamarindo contém no extrato da polpa quantidades significativas de fibras (celulose e pectinas) e ácido tartárico, e além destes há ainda outros constituintes como vitamina A (retinol), vitamina C (ácido ascórbico), cálcio, fósforo, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), niacina, ferro.

    A ação terapêutica do extrato está diretamente ligada a sua composição, portanto, destacaremos as propriedades destes componentes. As fibras auxiliam na função intestinal, ajudam a controlar o nível de colesterol, e também de glicemia.3 Embora a prevenção da obstipação intestinal, a melhoria dos níveis de glicemia e do perfil lipídico no sangue sejam as principais vantagens de uma alimentação rica em fibra alimentar, existem outros efeitos positivos que merecem ser salientados. Por exemplo, dado que a

    fibra alimentar aumenta o volume da dieta, sem adicionar calorias, pode ter um efeito saciante, contribuindo para o controle de peso.

    O ácido tartárico tem propriedades favoráveis ao organismo humano, pois enriquece o suco gástrico facilitando a digestão, estimula levemente a função dos rins – é levemente

    diurético.

    Mecanismo de ação

    - Prevenir a constipação intestinal;

    - Auxiliar do controle do nível de colesterol;

    - Auxiliar do controle do diabetes;

    - Como adjuvante nas doenças cardiovasculares;

    - Como adjuvante no tratamento da obesidade;

    - Como adjuvante na prevenção do câncer de cólon;

  • Há 5 anos

    Bom pra *****

  • Há 5 anos

    Mas ninguém respondeu se o SUCO de tamarindo também é eficaz. Falou-se da polpa e do chá , mas do suco propriamente dito nada foi dito.

  • Há 5 anos

    Utilizo este fruto na minha dieta para baixar os triglicerídeos, obtenho bons resultados.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Já estou usufruindo esse suco misturado com couve e pepino, tomo pela manhã após ter tomado um copo de água bem cedo.

  • Anônimo
    Há 6 anos

    7 Benefícios do Fruto de Tamarindo para Saúde!

    O fruto tamarindo contém compostos químicos voláteis essenciais, como minerais, vitaminas e fibras alimentares.

    Sua polpa pegajosa é uma rica fonte de polissacarídeos não-amiláceos (NSP) ou de fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de fruta fornecem 5,1 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de NSP, ou fibra dietética na alimentação aumenta seu volume e aumenta os movimentos intestinais, assim, ajuda a prevenir a prisão de ventre, e a excreção dos níveis de colesterol “ruim”, ou LDL do corpo. A fibra também se liga à toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.

    Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante (antioxidante número E, E334), que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais.

    A fruta de tamarindo contém muitos fitoquímicos voláteis, tais como: limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles. Juntos, esses compostos representam as propriedades medicinais do tamarindo.

    É uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um co-fator das enzimas do citocromo oxidases.

    Além disso, o tamarindo é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina (36% de níveis diários requeridos), vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina e-C.

    http://formasaudavel.com.br/tamarindo/

  • Há 7 anos

    Acabei descobrindo que além de ser refrescante, o tamarindo é muito benéfico para a nossa saúde, já que é rico em vitaminas ( A, B1, B2 e C), em sais minerais ( cálcio, fósforo, ferro e cloro) e ácido tartárico, ácido málico, e ácido oxálico, que são ativos laxantes.

    Por causa dessa quantidade de substâncias laxantes, o tamarindo é indicado para casos de prisão de ventre.

  • Há 7 anos

    tem ação laxativa. é bom pra prisão de ventre.

  • Há 7 anos

    É uma fruta natural com sabor único e exótico meio adistringente e muito gostosa. Ela faz muito bem para o intestino ideal para seu bom funcionamento, tem algumas vitaminas e minerais e pode ser utilizada no preparo de balas, doces, sucos e refrescos, refrigerantes, tortas e da forma que gostar.

  • Há 7 anos

    m.d

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.