Ateus e religiosos, quais são seus argumentos racionais e lógicos contra o espiritismo?

Quem refuta o espiritismo apenas por não crer, ou por crer em outra coisa, que apresente argumentos fundamentados pra explicar os fenômenos que caem na vala comum do sobrenatural, na parapsicologia

Atualizada:

PEDRO - explique os fenômenos ditos sobrenaturais sem o espiritismo

Gato preto, de Beco - Tem razão, o espiritismo acredita em Jesus, mas nos

apoiamos em seus ensinamentos morais, então a parte histórica não é

essencial. A universalidade das respostas dos espíritos é um método que

kardec utilizou para elaboração da doutrina Espírita. Uma mesma pergunta era

elaborada por ele e enviada a vários médiuns em várias países. As respostas

eram analisadas e quando racionais, lógicas e concordantes eram adicionadas

à doutrina, método que infelizmente hoje não está mais sendo aplicada pelos

médiuns atuais.

Quero RespostaS - não, você não quer respostas, quer opiniões que concordem

com você,

André Junior - relamente não tem obrigação nenhuma, mas quando o fizerem,

que façam com inteligência, racionalidade e informação, quanto aos

fenômenos que você diz que não ocorrem, é melhor se informar corretamente

kierkegard - O Espiritismo não é uma pretensão, é uma filosofia, não é

fe

24 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Resposta favorita

Morango, posso dizer que poucos terão capacidade de dar argumentos sólidos porque a maioria daqueles que tem religião que se opõe ao espiritismo, não o conhecem. Do mesmo modo, a maioria dos meus muitos amigos ateus desacreditam da existência de Deus, ao primeiro contato com as religiões tradicionais sem sequer ter lido a bíblia, seja o novo ou o velho testamento.

Amo meus amigos de outras religiões, amo meus amigos descrentes, mas definitivamente, ninguém se provou interessado em dar bases a suas afirmativas.

.

Todos os dias em que me vejo melhorando é um sinal de que o espiritismo funciona pra mim.

Pra muitos não funcionará, pois a melhor religião é aquela que lhe transforma em alguém melhor.

Feliz é aquele que consegue ser melhor, sem se revoltar ou ser amargurado com as desigualdades, tendo como base para sua vida a inexistência de um Deus e o nada como referência para o fim da vida.

Hoje eu me preocupo muito mais com o que o espiritismo possa vir a se tornar, se não formos espíritas à maneira que os espíritos nos instruíram através de Kardec.

Gostei de algumas respostas, como a do Gato Preto, de beco. Você vê que pelo menos ele conhece o espiritismo, ao apontar como sua base Jesus Cristo. Já a maioria...

• Há 8 anos

ESPIRITISMO

O Espiritismo tem uma grande virtude:

Como os espíritas acreditam na reencarnação, não tentam converter ninguém. Pensam que, quando o espírito atingir o nível adequado, chegará até eles, naturalmente.

Assim, não poluem acusticamente nossas praças, não berram nos cultos, incomodando quem tem o azar de morar perto das igrejas, não repetem, indefinidamente, as mesmas coisas nos rádios e nas tvs, não despejam torrentes de citações bíblicas aqui no YR.

Também, não cobram dízimos e não incomodam ninguém com o bimbalhar dos sinos.

Resumindo, respeitam quem pensa diferente deles.

• Anônimo
    Há 8 anos

Inversão do onus da prova. Apresente vc um argumento lógico e racional que evidencie a existencia de espiritos.

• Há 8 anos

O materialista ateu > tudo não passa de ilusão no espiritismo.

O fanático religioso > é o diabo, que pode tudo, que origina tais fenômenos.

O esotérico > sao fadas, duendes e diabretes que causam tais fenômenos.

O cético ? Tudo não passa de truques...

Eis a prova dessa gente.Boa noite !

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 8 anos

Eu não chamaria de argumento, mas a questão da historicidade de Jesus deixa dúvidas.

e um dos pilares do Espiritismo é Jesus Cristo.

Outra questão é a universalidade dos ensinos dos espíritos, que vc sabe, não tem muito de universal

Quando se está DENTRO de uma doutrina, Temos a visão de dentro para fora. Porém quando temos a coragem de olhar de FORA para dentro, temos uma visão AMPLIADA..

Abraços..

• Há 8 anos

O melhor argumento que encontro a favor do espiritismo é:

Fassa pelo amor de Deus o curso de viagem astral, aprenda a sair do corpo conscientemente, e depois que aprender, investigue os conseitos espiritas no plano espiritual, veja por si mesmo.

Curso completo de projeção astral

http://www.viagemastral.com/gva/viewtopic.php?f=8&...

Reportagem sobre viagem astral, ciência

http://m.youtube.com/#/watch?v=NU-8ucisM0o&desktop...

• Há 8 anos

Nada contra. Apenas não fui criado dentro desta religião. E permaneço fiel à fé religiosa que me foi transmitida.

• Há 8 anos

contra nao á favor porque é uma das unicas q faz caridade

• Qualquer argumento RACIONAL e LOGICO é valido e tem grande peso no SOBRENATURAL.

é querer misturar agua com oleo

• Há 8 anos

Até onde eu sei, é possível desmascarar alegações de mediunidade, de efeitos com ectoplasmas, psicografia, simplesmente combatendo o charlatanismo. O restante são apenas hipóteses não-falseáveis, são coerentes, porém não possuem evidências, comprovações, apenas fraude.

Talvez a própria tentativa de provar que os espíritas estejam certos seja o suficiente; o número de fraudes realizados, cada vez que tentam provar que o mundo espiritual é real, é denunciante.

Não é assim que funciona em um tribunal, não preciso, aliás, não devo acreditar em algo por que não tenho como medir, verificar, presenciar. Apresente as provas.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.