O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Você sabia que o Nazismo alemão teve apoio dos protestantes também?

“Dentre os 17.000 pastores evangélicos da Alemanha, nem 1% se negaram a apoiar o regime nazista”.

Fonte: History of Christianity, de Paul Johnson.

19 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Resposta favorita

Sim é verdade, inclusive sou Luterano, e sei, como todos que o luteranos por conta de um livro de Lutero contra os judeus foi adotado como paradigma de perseguição. Porém, todas as religiões foram adeptas, inclusive a católica, pelo seu apelo ati-judaico.

Mas, perceba, que quando discutimos um tema tão nevrálgico como o cristianismo, devemos ser atuais e não anacrônicos e antiquados ou seremos apenas um monte de gente falando mau da inquisição, cruzadas, indulgências ou dízimos acima dos 10% ....

Sejamos serenos ... ehhehehehe

Um forte abraço,

Soli Deo Gloria

• none
    Lv 4
    Há 9 anos

Eles não apoiaram de verdade, assim como os católicos, eles só disseram concordar com o massacre por medo de serem vítimas também.

Fonte(s): Nem sou evangélico ou católico.
  • Há 9 anos

Sim. De forma até mais entusiasmada do que a Igreja católica. Criaram a imagem de um Jesus ariano nazista que teria lutado corajosamente contra os Judeus, mas acabou morto pelos mesmo. A frase favorita na época era: "Os judeus mataram Jesus". Foi uma covardia.

• Há 9 anos

Quem apoiou ou apóia Hitler não é cristão, pois desobedece ao mandamento máximo de Cristo Jesus: ''amai-vos uns aos outros, como eu vos amei''. Esses que você citou eram apenas hipócritas, mas hipócritas que deixaram no mundo a marca do falso cristianismo.

Fonte(s): . Tem sempre um que me negativa...
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 9 anos

a salvação é algo individual, logo eu respondo apenas por mim,ou seja, pela minha fé, nem pelos outros nem pela religião que é uma palavra criada pelo homem pra causar discussões sem nenhuma lógica

• Há 9 anos

O apoio de católicos e protestantes ao holocausto promovido pelos nazistas mostra, claramente, que

a religião não é a resposta para promover o convívio harmonioso entre os humanos!

• Anônimo
    Há 9 anos

Oh! Sim. Claro.

Hitler ate falava em línguas estranhas, era pastor da Assembléia de

Deus de Berlim e seu ministério era o da Reconciliação.

Larga mão de ser besta, cara.

• Há 9 anos

Provavelmente você pegou esta informação de sites Católicos e sequer leu esta obra.É claro que eles citam apenas o que lhes interessa,omitindo os demais dados.

Já que você citou Paul Johnson:

"Na tentativa de se valer do trunfo do patriotismo de Hitler,os bispos católicos(alemães)tornaram-se joguete em suas mãos incentivando os fiéis a lhe dar seus votos"

Johnson p.587

"A despeito das tentativas tanto do clero Protestante quanto Católico de se iludir,Hitler não era cristão,e a maioria dos membros de seu movimento era anti-cristâ"

Johnson p.590

"Nem a Igreja Evangélica nem a Católica jamais condenou o regime nazista"

Johnson p.591

"Os evangélicos forneceram tanto os mais covardes seguidores de Hitler quanto o ÚNICO ELEMENTO DAS IGREJAS ESTATAIS A SE OPOR A ELE.

Johnson p.594

Martin Niemoller,pastor da Igreja Confessional Alemã,passou oito anos e meio em um campo de concentração por se opor a Hitler.

"A Igreja excomungava católicos que determinassem em testamento que desejassem ser cremados,ou tomassem parte em duelos;todavia,não os proibiu de trabalhar em campos de concentração ou extermínio.e,no final de 1938,22.7% da SS era composta de católicos praticantes.

• Há 9 anos

Boa iniciativa, cultura no yahoo respostas \o

Boa Sorte.

• Pirão
    Lv 6
    Há 9 anos

Uma boa parcela senão maioria da população alemã era (e ainda é) Luterana.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.