Você acha que uma mulher com 50 anos pode fazer uma faculdade, reconstruir a vida e ser feliz?

Olá! Ultimamente estão acontecendo muitas coisas em minha vida, esta surgindo um novo mundo pra mim, pois tenho 16 anos e agora as responsabilidades estão começando a surgir. Estou fazendo essa pergunta por causa da minha mãe. Eu tenho 16 anos, e tenho mais dois irmãos, um de 22 anos e outro de 19, o casamento... mostrar mais Olá!
Ultimamente estão acontecendo muitas coisas em minha vida, esta surgindo um novo mundo pra mim, pois tenho 16 anos e agora as responsabilidades estão começando a surgir.

Estou fazendo essa pergunta por causa da minha mãe.
Eu tenho 16 anos, e tenho mais dois irmãos, um de 22 anos e outro de 19, o casamento dos meus pais já esta terminado, mas a minha mãe ainda continua na mesma casa que meu pai pois ela ainda não tem um emprego e nem dinheiro para sair de lá, mas daqui algumas semanas tudo vai se acertar (eu e meus irmãos irá morar com minha mãe enquanto meu pai vai morar sozinho).
Por enquanto eu sou a única "pestinha" que meus pais estão tendo que cuidar, pois os meus outros dois irmãos já sabem se virar no mundo.
Depois que o casamento dos meus pais acabaram, eu percebi que minha mãe anda um pouco desiludida com a vida, ela sempre fala que se ela pudesse voltar para o passado ela corrigiria todos os erros que ela cometeu e que não teria se casado tão cedo.
Tudo começou nos anos 80, meus pais ainda eram jovens, minha mãe começou a fazer faculdade de serviços sociais com 20 anos, mas infelizmente no ano seguinte minha mãe teve que abandonar a faculdade por falta de dinheiro e por falta de apoio familiar. E então com 24 anos minha mãe conheceu o meu pai que na época tinha 30 anos, então os dois começaram a namorar, dois anos depois de namoro minha mãe engravidou do primeiro filho, e então os dois decidiram se casar.
Quando a minha mãe engravidou ela teve que deixar o emprego para se dedicar ao filho que nasceu, e meu pai era quem trazia o dinheiro para casa, com 29 anos minha mãe teve seu segundo filho e por fim teve que largar o emprego outra vez, e com 32 anos ela teve seu terceiro filho que no caso sou eu. E então o cerco estava se fechando para minha mãe, não terminou a faculdade, com 3 pirralhos para cuidar, e com o emprego que ela tinha ela ganhava muito pouco, e então que ela teve que largar o emprego de vez mesmo para cuidar dos filhos e da casa!
Conclusão, ela foi obrigada a viver a vida inteira dependendo financeiramente do meu pai, e ficou presa ao casamento por conta dos filhos que tinha que cuidar.
Me lembro exatamente de quando eu era criança, minha mãe fazia de tudo pelos seus filhos, ela foi uma excelente mãe! Enquanto meu pai era responsável por trabalhar e sustentar a casa.

Enfim... 20 anos depois, minha mãe esta com 48 anos e meu pai esta com 54, com o casamento acabado e com os filhos todos criados, minha mãe se lembra do passado e fica se lamentando por não ter realizado seus objetivos.
Minha mãe sempre fala para mim e para meus irmãos não cometerem o mesmo erro que ela cometeu durante sua juventude, ela sempre fala "planeje sua vida antes de qualquer coisa. Primeiro estude, arranje um emprego, tenha uma estabilidade financeira, se organize, e depois se preocupe com namoro e casamento". Eu irei me lembrar desse ditado para sempre.
E além disso tudo, minha mãe sempre fala pra mim namorar e me casar com uma mulher direita e descente, ela fala isso por conta do meu pai estar namorando com outra. Mesmo com o casamento arruinado e terminado, quando minha mãe ficou sabendo que meu pai esta namorando outra, minha mãe pegou um ódio tremendo do meu pai e então os dois não se conversam até hoje.
Eu sou a única pessoa com quem a minha mãe abre o coração, pois o meu pai já não tem mais aquele laço afetivo com a família, e meus irmãos já não dão mais a mínima importância para minha mãe, pois eles já não dependem mais da minha mãe.

O que vocês acham?
Você acha que uma mulher com quase 50 anos ainda pode fazer faculdade trabalhar e reconstruir a vida? Além do mais, minha mãe não é mais obrigada a cuidar de nenhuma peste pois todos os filhos já estão crescidos, e também já se libertou do casamento.
Atualizar: Acho que algumas pessoas aqui não entenderam, o meu pai não traiu exatamente a minha mãe pois o casamento já havia terminado. O que aconteceu na verdade é que minha mãe nunca esperou que mesmo depois do casamento acabado o meu pai arrumasse uma namorada. E além disso, depois que esse casamento acabou o meu pai esta... mostrar mais Acho que algumas pessoas aqui não entenderam, o meu pai não traiu exatamente a minha mãe pois o casamento já havia terminado. O que aconteceu na verdade é que minha mãe nunca esperou que mesmo depois do casamento acabado o meu pai arrumasse uma namorada.
E além disso, depois que esse casamento acabou o meu pai esta curtindo mais a vida, ele sai toda a noite, viaja para vários lugares, faz vários amigos e vive no bem bom, enquanto a minha mãe fica se lamentando.
31 respostas 31