Amigos do Q&A, se teu professor de história usasse como material didático o mangá Historie, você iria gostar?

http://centraldemangas.com.br/online/Historie

Você, estudante do ensino médio ou fundamental, pode me dizer quantos colegas em sua sala gosta de mangás e/ou animes? Se gostaram, e quiserem mandar outras dicas referente à historia ou filosofia, mas que principalmente sirva como desculpa para reflexões e debates entre os alunos.

Futuramente vou fazer estágio e nessa experiencia o que se pede é a inovação do professor. Então, gostaram da ideia?

Atualizada:

Ok, J. Paulo pegue seus dois pontos, que no final não valem nada.

2 atualizadas:

Exatamente Saeko. Os filmes já são utilizados para isso. Mas por que não inovar com mangás? Além do mais o exercício mental de ler mangás - pois se lê a imagem e a escrita - é muito maior do que receber um filme pronto.

3 atualizadas:

Yumaol, trolls são bichinhos carentes de atenção.

4 atualizadas:

Sim, paulo. Quem se interessará por história ou filosofia se o único material didático for um livro muito geral e se o professor for um profissional relaxado. Gostei da sugestão do Death Note, além de questões filosóficas, a cultura religiosa japonesa.

5 atualizadas:

Nia, até porque, história oriental só é passada rapidamente na quinta série sobre o império chines. Até mesmo no ensino superior o oriente é ignorado, o curiculo ainda é eurocêntrico. Estudar Japão, por exemplo, só por conta própria.

6 atualizadas:

só corrigindo, em algumas universidades há a disciplina de história oriental, mas é tão mastigado que nem tem a possibilidade de conciliar com pesquisa cientifica.

11 Respostas

Classificação
  • Yumaol
    Lv 6
    Há 8 anos
    Melhor resposta

Olá,

Não conhecia o mangá. Pela sinópse e gêneros, fica claro que este mangá seria um belo material didático, principalmente por abordar temas da antiguidade e propor reflexões. Lerei-o ainda, para conhecer melhor a história, mas por que não? Seria ótimo.

Posso ser suspeito, já que gosto de Anime e Mangá, e claro que gostaria de ter como material didático qualquer um que fosse, mas tentando analisar de maneira mais crítica, ainda vejo este mangá citado sendo um bom material. Gostei da ideia, seria sim inovadora! Boa sorte no seu futuro profissional.

No momento, não me recordo de algum mangá que trate temas históricos, mas com certeza há bastante.

Editando. Eduardo, veja só quantos negativos esta resposta recebeu. Por que será? Trolls dominaram esta categoria, infelizmente.

• Anônimo
    Há 8 anos

seria melhor que aquelas literaturas chatas ^^

• eU
    Lv 5
    Há 8 anos

Seria muito legal.

• Anônimo
    Há 7 anos

Olá grande Edward King of England!

Qual é o maior momento em que o aluno presta atenção naquilo que o professor está ensinando?

Normalmente quando aquilo é algo diferente do normal, foge do padrão da escola/colégio. Com toda certeza o uso de mangas poderia com toda certeza criar um novo vinculo entre o professor e os alunos, dessa forma revigorando a aprendizagem.

Quando ao interesse dos alunos, normalmente de cada 30 alunos, ao menos aqui no Paraná eu diria que entre 3 a 5 tem algum interesse por mangas propriamente ditos. E grande maioria não se apega tanto a esse aspecto da cultura nipônica.

Com certeza os mangas poderiam e podem ser usados como material de apoio e debates para um determinado tema, já que a forma de expressão dos mangakás é bem próprio da cultura japonesa, isso pode contribuir com a forma com que a História pode ser interpretada.

Ainda mais se levarmos em conta que sempre há mais de uma visão ou modo de visualizar um fato histórico.

Pelo nível cultural, educacional, humano, social e afetivo que vemos por ai, em especial na internet é fácil notarmos que a educação precisa sim de novos modelos e formas de ensinar e cumprir seu papel para com a sociedade, já que podemos facilmente notar que falta muita coisa em nossos estudantes cabeças-ocas (literalmente).

Com certeza vejo sua ideia com bons olhos, já que tudo que possa melhorar o aprendizado é algo importante e conheço que os mangas podem contribuir e muito para as pessoas, ainda mais direcionados a um foco tão bom como a História, e claro qualquer outra disciplina que venha a conhecer mangas que se encaixem nas suas necessidades e ofereçam um arcabouço cumulativo.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 8 anos

Adoro Historie *-*

Claro que como fã de mangás adoraria que isso acontecesse, não só Historie, mas tem outros mangás queriam interessantes de ser utilizados em aulas: Heureka, Vinland Saga, Mercenary Pierre, Cesare, etc...Não pelo o que eles contam da história que eles retratam, mas sim pela maneira que eles retratam o cotidiano da época...

Mesmo porque nem tudo que eles mostram é verdadeiro, mas claro que com o professor dando comentários, seria ótimo utilizar mangás em sala de aula...O problema é que eles já fazem isso com filmes, eu acharia muito melhor fazerem isso com mangás, porque mostram tudo com mais detalhes, tem coisas que aprendi nesses mangás que não aprendi na escola...

Acho uma boa idéia, se fizer isso será um verdadeiro fã de mangás, além de ensinar história de uma maneira dinâmica, você divulga o hábito de ler mangás \o\

Esqueci de falar, adoro História também XD

• Há 8 anos

Acho que todos preferem ler seja mangá ou uma historia em quadrinhos do que ler enormes livros de mil anos atrás.

• Há 8 anos

Eu penso que seria muito bom, porque mangá/desenhos animados quase todo o mundo gosta, para além de que seria uma forma diferente e mais legal de aprender a matéria

• nia
    Lv 5
    Há 8 anos

eu sempre amei historia ,japão feudal samurais ,roma ,egito ,idade media eu sempre amei historias de cavaleiros de suas princesas e de bravos guerreiros de suas conquistas e batalhas e se estas historias estiverem em um manga pra mim é lucro na certa ,já tinha lido este manga historie acompanho ele ,realmente muito bom, tudo depende do professor da forma de abordagem e de como conduzir a aula pois é um manga não uma apostila ou livro mas caso o professor queira inovar garanto que os alunos vão adorar eu não estudo mais ,mas na minha epoca de escola ninguem na minha sala gostava de manga naquela epoca era pouco divulgado aqui apesar de na manchete dava sailor moon cavaleiros e tal mas eu amaria sim pois quem quando criança ou adolescente não amaria ?seria abordar passagens importantes da historia do jeito mais divertido possivel ,super divertida seria essa aula abraços

• Há 8 anos

a qualquer mangá q vc usado na escola seria bom,até c fosse one piece q é uma ***** agradaria mais do q o material q usam,+ podiam usar o mangá do death note em filosofia,é perfeito,só q na minha sala fora eu só tem 2 alunos q gostam d mangá e animes eu acho,e um deles nem é otaku

• Há 8 anos

Seria otimo!deixaria as aulas muito mais interessantes,realmente essa é uma otima ideia.

Sobre quantas pessoas da minha sala gostam de anime/manga eu so conheço uma,mas deve haver mais alguem q goste.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.