o sabado é um dia pra se guardar ou nao?

TIAGO:CAP 2 VER:10 E 11 DIZ:POIS QUALQUER QUE GUARDA TODA A LEI,MAS TROPEÇA EM UM SÓ PONTO,SE TORNA CULPADO DE TODOS.POQUANTO, AQUELE QUE DISSE:NAO ADULTERARÁS TAMBEM ORDENOU:NAO MATARÁS.ORA,SE NAO ADULTERA,POREM MATAS,SE TORNA TRANSGRESSOR DA LEI. GENTE,ISSO É NOVO TESTAMENTO! ALGUNS DIZEM QUE O SABADO É COISA DE VELHO TESTAMENTO E DO POVO JUDEU,MAS QUANTO MAIS ESTUDO A BIBLIA,MAIS FICO CONVENCIDO QUE O SABADO DEVE SER GUARDADO.DETALHE; eu nao sou adventista do 7 dia,mas estou chegando a conclusao que eles estao certos.ALGUEM CONCORDA COMIGO?

11 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Caro BIGGS, primeiramente quero dizer que o mandamento que se encontra no êxodo 20.8 que diz:Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

    A palavra original que esta traduzida para sábado era shabat e logo depois com a criação do calendário romano que é o que nos usamos a palavra sábado que veio do deus grego saturno, então por ai já estamos errados.

    Depois o próprio Jesus tentou tira isso da cabeça dos fariseus curando varias pessoas no sábado ou shabat e nos também vemos que após sua ressurreição que aconteceu no primeiro dia da semana (domingo) a igreja primitiva (os apóstolos -Paulo, Pedro, João ....) passaram a se reunir no domingo para partir o pão e cultuar ao Senhor.

    Nós não devemos guardar o sábado nem qualquer outro dia. O que temos que fazer e separar um dia na semana para Deus, e como os apostolo faziam isso na igreja primitiva devemos fazer até os dias de hoje de preferência no domingo, mas se for outro dia não ha problema algum.

    Espero ter ajudado.

    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

    Gálatas 5:14

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 5 anos

    O sábado é Perpetuo____

    Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."

    Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?

    Mas vamos a explicação !

    Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.

    O que significa a palavra perpétua?

    Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?

    Certo!

    Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”

    ______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!

    Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.

    Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.

    Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.

    Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1

    “Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22

    Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34

    _______ Qual é o perigo destas versões errôneas?

    É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.

    Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]

    Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...

    “Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10

    Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.

    A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.

    A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!

    Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.

    O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.

    Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15

    Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)

    Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)

    Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)

    Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)

    O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita

    Riscada

    Tirada de nosso meio

    Cravada no madeiro

    Ab-rogada

    Acabada por envelhecer

    Tirada para dar lugar à graça

    NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.

    Mandamento

    Antigo Testamento

    Novo Testamento

    1.º

    Êxodo 20:2-3

    I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31

    2.º

    Êxodo 20:5,6

    I João 5:21

    3.º

    Êxodo 20:7

    Tiago 5:12

    4.º

    Êxodo 20:8-11

    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

    5.º

    Êxodo 20:12

    Efésios 6:1-3

    6.º

    Êxodo 20:13

    Romanos 13:9

    7.º

    Êxodo 20:14

    I Coríntios 6:9-10

    8.º

    Êxodo 20:15

    Efésios 4:28

    9.º

    Êxodo 20:16

    Colossenses 3:9;Tiago 4:11

    10.º

    Êxodo 20:17

    Efésios 5:3

    Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.

    http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...

    ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.

    A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:

    E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

    Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.

    “Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.

    O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.

    “Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)

    Será que os cristãos precisam guardar o sábado?

    http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 8 anos

    O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado, temos que guardar das coisas imorais, da nossa sociedade, não um dia, quer dizer q sábado é mais importante que outros dias?

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    O pastor do canal novo tempo dize q sim.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 8 anos

    Não.

    Yahoshua ensinou que os dias de •prestar submissão a deus e respeitar sua lei são todos os dias da semana não apenas o sábado.

     

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 8 anos

    Em êxodo 20 têm os dez mandamentos e num deles é guardais o sábado. Eu acredito em tudo que está na bíblia, pois ela foi escritas por varios discipulos guiados pelo Espírito Santo de Deus.

    Fonte(s): Baseado na bíblia!
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    Tiago estava mostrando que quem insiste em querer guardar a lei , está sob a obrigação de guardar "toda a lei", pois caso diga que guarda o sábado, mas mente, ou plagia, adultera, ou inveja,desonra pai e mãe, ou idolatra, etc....está violando todos outros que fazem parte da lei mosaica, incluindo os 10 mandamentos e as 603 leis adicionais"., Portanto toda vez que um adventista ou sabatista cita Tiago 2 : 10 para intimidar os outros a guardarem o sábado, está usando uma faca de 2 gumes que corta a si mesmo.

    Este texto prova claramente que TODOS OS ADVENTISTAS ESTÃO VIOLANDO O SÁBADO, pois quem der um passo em falso num só ponto da lei ( e todos dão pois todos são pecadores, não se esqueça disso) e "quem peca viola a lei", não se esqueça disso, logo , todos SOMOS pecadores, POIS PELO MENOS NUM PONTO DA LEI NÓS VIOLAMOS, CERTO ? E QUEM VIOLA UM PONTO DA LEI PASSA A SE TORNAR O QUE ??

    Violador do sábado também ! Pois "" - "VIOLA A TODOS" - DIZ A BÍBLIA.

    E automaticamente, violam o sábado. SIM, automaticamente tu violas o sábado.

    "Ah, mas eu estou guardando o sábado",..dizem os adventistas ou sabatistas !

    Mentira ! A Bíblia prova que "quem viola um ponto , viola a todos!" Se és pecador, portanto, estás a violar UM PONTO DA LEI e se violas um ponto, VIOLA A TODOS , INCLUSIVE ,.. o sábado.

    É a Bíblia quem diz isso . Será que tu , adventista, sabatista, vais continuar a discordar da Bíblia ?

    Veja Hebreus 10 :28 . Vocês cumprem essa lei ?

    Não ?

    Então vocês são HIPÓCRITAS !

    ( NÃO SOU QUEM ESTÁ DIZENDO ISSO, É A BÍBLIA)

    Portanto, se mesmo com tal raciocínio, você ainda acha que os sabatistas estão certos, não censuro sua pessoa. Veja Apc. 22 : 15

    É a Bíblia quem te censura.

    Como " amante da mentira" - existem muitos, não é verdade ?

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 8 anos

    Antigamente os cristãos guardavam o sabado, de acordo com o que manda a biblia, mas depois do concilio de Nicéia no ano de 325, quando da fuzão do cristianismo com o mitraismo que gerou o catolicismo, os católicos passaram a guardar o domingo que é o dia do deus mitra

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    Sim eles estão certos, e o que esta na bíblia deve ser feito, o sabado tem q ser guardado!! ;D

    • Faça login para comentar as respostas
  • Paulo
    Lv 7
    Há 8 anos

    BIGGS 07/6/2012, você sabe os nomes a que os dias da semana são devotados?? 2*= LUA// 3*= Marte/// 4*= Mercúrio/// 5*= Júpiter/// 6*= Vênus/// SÁBADO= planeta SATURNO e o Domingo= Dia do SENHOR. Então, se você acha que êles estão certos, prepare-se para adorar o planeta SATURNO. Boas pesquisas.

    Fonte(s): Pesquise em ""Calendário Gregoriano"'Por falar nisto, você REALMENTE investigou EM QUE eles acreditam?? Cuidado com as aparências...Hitler entrou sem saber também...
    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.