Católicos e evangélicos, vocês tem a resposta para o problema?

De onde vêm as disposições inatas, intelectuais e morais, que fazem com que os homens nasçam bons ou maus, inteligentes ou idiotas?

19 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Resposta favorita

Oi! Prezado Morango.

Estou afastado do Site devido ao acumulo de afazeres, as vezes até entro para votar, e só encontro respostas e perguntas minhas excluídas, assim como certeza tenho que esta o será, ok?

Isso se dá na escolha dos resgastes que os Espíritos fazem.

Não! A inteligência não é hereditária como pensam alguns, elas provém dos Espíritos, eis alguns exemplos de gênios que tiveram filhos medíocres: Sócrates, Napoleão, Péricles, Marco Aurélio, Cícero, Goethe e La Fontaine.

Gênios que tiveram pais medíocres: Roger Bacon, Berkeley, Descartes, Copérnico, Comte, Claude Bernard, Galvani, Hegel, Spinoza, Hume, Kant, Kepler e Locke.

Uma resposta pequena, pois só agora que quase, eu disse quase! Limpei a caixa de e-mails, pois ainda me faltam 32 de um Nº de 248 e-mails, ok?

Um forte abraço, cheio de Paz e Paz.

• Há 9 anos

bom,me desculpa estar sendo intrometida, mas sou da religião espírita,e fiquei interessada em lhe responder,de acordo com o que eu acredito e o que minha crença prega,nos falamos que tudo isso advém da reencarnação,e por conta deste fator que existe essa disparidade social,inteligencias diferentes.mas nos todos,como somos criaturas de deus,temos as condições absolutas de desenvolver nossa capacidade intelectual.e estamos aqui na terra ,justamente,para nos aperfeiçoarmos moralmente e intelectualmente.pois se acreditássemos que existe uma so vida,diríamos que deus era injusto,por que nos iriamos nos perguntar.por que existem pessoas que são inteligentes e outras nao?enta deus como um ser bom,da a oportunidade para todos,atraves da reencarnação para se desenvolver.

Fonte(s): doutrina espirita
  • Há 9 anos

Bom se não esta contido esse conhecimento no espírito e sim no DNA, talvez os amigos poderiam me responder qual o motivo do Pelé ser conhecido como rei, ou seja o ponto mais alto no q se prontificou como esportista e futebolista a fazer, se é o DNA responsável porque seu filho mesmo estando em meio ao futebol, nunca se sobresaiu como o pai, se foi Deus q deu esse conhecimento porque segrega seu filhos? Dando qualidades especiais a uns e a outros não? Raciocinem o q estou escrevendo, eu não fiz curso de engenharia e sempre tive facilidade para criar coisas mecânicas, dispositivos e soluções tanto q meus amigos estão sempre pedindo para desenvolver algo do gênero, assim como as vezes só olhando, sei q algo irá suportar um peso ou não, assim como sempre gostei de exatas e ia bem nas outras matérias porém nunca gostei, literatura ao qual sempre passei com minhas notas raspando, porém interpretações de texto, só me contando a história do livro era suficiente para tirar mais nota em relação a quem me contou, os amigos ficavam doídos, diziam vc nem leu o livro e tirou melhor nota q a minha.

• Urania
    Lv 7
    Há 9 anos

Prezado Morango, boa noite!

È uma honra responder uma de suas questões.

Penso que as disposições inatas, ocorrem quando mente não está sendo equilibrada, quando não há um controle sobre os pensamentos que resultam em ações menos boas.

Uma mente sem a harmonia necessária acaba por agir inconscientemente. O problema não é a pessoa, o problema jamais será ser humano, a dificuldade é aceitar-se como tal. )

Eu não roubo nessa existência, isso não é atestado que eu já não o tenha feito em outros estados. Porque as indóles são lapidadas e estacionadas de acordo com o equilibrio(O grau em que cada um se encontra o tenha feito em outros tempos, onde a existência parecia não ser Eterna Mente! Nessa existência, o equilibrio está melhor, como uma criança nos primeiros estágio para corrigir as indoles que os seres manifestão de maneira contrária.

Os cinco elementos; Madeira, Fogo, Terra, Metal e a Àgua. As informações que escreverei agora, sei que você vai compreender, talvez nem todos, entranto, é bom divagar vez ou outra;

O fogo queima a madeira;

A água faz a madeira renascer, reflorecer, é um ciclo, um único ciclo para todos que contém dois polos, em que a renovação é constante. O metal é o centro, a terra é outro centro, dual, de centros em centros...

Céu e terra, Ying E Yang, Lua e Sol, Homem e Mulher, Tristeza e Felicidade, Nascimento e Morte....

Está tudo no aspecto dualista!!! Passamos por diversas transformações, para chegar ao ponto do não matarás, não roubarás. Por isso, quem aprender primeiro, sobre mais rápido de grau. Mas tem também a preguiça e o trabalho, a disciplina e a desorganição. Por isso, todas as vezes que um corpo é devolvido a terra, essas indóles são manifestadas novamente. O tempo, não está passando, nunca eteve, e não vai passar... O tempo está constamente parado...Ès o tempo um senhor eterno, imutável, porque não move...Então, quem está se movendo? Quem ou que? Eu passei apenas para deixar essa humilde reflexão! Essas disposições são dualistas, é o estado no qual nos encontramos, permanece o grau fortificado, seja ele bom, ou menos bom!!!

Luz e Paz!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 9 anos

Se nem os psicólogos conseguem dar uma resposta convincente sobre isso, e já cheguei discutir com um deles sobre isso, e me desculpem: quanto mais católicos e evangélicos, pelo menos pra min não. Eu fico com a resposta do João Kardecista apesar de alguns outros terem respondido muito bem.

• Anônimo
    Há 9 anos

Como Espírita, vou ficar apenas aguardando as "belas" respostas... rss

• Anônimo
    Há 9 anos

Essas disposições inatas vêm de nossas vidas passadas. Este mundo é uma escola. O que aprendemos nesta vida atual levaremos para as vidas futuras em forma de tendências e vocações. É assim que evoluímos.

• Há 9 anos

Ao reencarnar vc vem com sintomas de vidas passadas, podendo ter a oportunidade de evoluir nessa nova encarnação, ou seja se vc nasce cego pode ser para que vc aprenda a enxergar de outra maneira.

e assim consecutivamente ou seja tudo tem um grande sentido perante a infinitas perguntas do vazio existencial.

• Há 9 anos

Com certeza, eles terão as suas explicações.

• Anônimo
    Há 9 anos

que Deus tenha compaixão de nós e nos ilumine a mente!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.