Esta pergunta foi deletada, O Deísmo é uma alternativa para humanidade, você é deísta?

O deísmo compreende duas categorias bem distintas de crentes: os deístas independentes e os deístas providenciais.

Os deístas independentes crêem em Deus; admitem todos os seus atributos como criador. Deus, dizem eles, estabeleceu as leis gerais que regem o Universo, mas essas leis, uma vez criadas, funcionam sozinhas, e seu autor não se ocupa mais de nada. As criaturas fazem o que querem ou o que podem, sem que com isso se inquietem. Não há, providência; Deus, não se ocupando conosco, nada há a agradecer-lhe, nem a pedir-lhe.

Aqueles que negam toda intervenção da providência na vida do homem são como crianças que se crêem bastante razoáveis para se livrarem da tutela, dos conselhos e da proteção de seus pais, ou que pensariam que seus pais não devem mais se ocupar delas, desde que as colocou no mundo.

Sob o pretexto de glorificar a Deus, muito grande, dizem, para se abaixar até as suas criaturas, fazem dele um grande egoísta e o abaixam ao nível dos animais que abandonam seus progenitores aos elementos.

Esta crença é resultado do orgulho; é sempre o pensamento de estar submetido a uma força superior que melindra o amor-próprio e da qual procura libertar-se. Ao passo que uns recusam absolutamente essa força, outros consentem em reconhecer a sua existência, mas a condenam à nulidade.

Há uma diferença essencial entre o deísta independente dos quais acabamos de falar, e o deísta providencial; este último, com efeito, crê não só na existência e no poder criador de Deus, na origem das coisas; crê ainda em sua intervenção incessante na criação e a pede, mas não admite o culto exterior e o dogmatismo atual.

5 Respostas

Classificação
  • Resposta favorita

Desculpe,mas não conheço NENHUM DEÍSTA PROVIDENCIAL. Penso que um deísta providencial, na verdade, é algum ex-religioso frustrado que não quer saber saber de religião, mas que guarda os ritos de sua antiga religião.Apenas não frequenta mais as reuniões.

Deístas acreditam em DEUS. Entretanto, não acreditam que DEUS interfere na humanidade. Do que adianta

acreditar num deus que não serve p/ NADA? Eles nem oram...

Ou seja, ser deísta é o mesmo que ter dinheiro numa conta bancária e não poder usar. RECUSO-ME CATEGORICAMENTE a aceitar tal filosofia, pois não SERVE P/ NADA. UM deus INERTE que não faz nada e não interfere em nada, não pode ser DEUS!

• Ichigo
    Lv 6
    Há 9 anos

Acredito que os Deístas que acreditam em um Deus que apenas criou o universo e não interfere na sua criação não como egoístas e sim como pessoas que acreditam que essa obra funcione como uma grande relógio assim como Isaac Newton acreditava eu acho essa visão bela.

Essa questão de qual tipo de deísta é o "Certo" é mais pro lado pessoal isso vai variar de deísta pra deísta.

• Há 9 anos

ate hoje não vi um deista aqui na categoria só panteista.

• StJohn
    Lv 4
    Há 9 anos

Eu sou um Deísta sim.

E acredito ser a única opção para a humanidade.

Entendendo...

O Deísmo, está atualmente sendo fortemente atacado pelas forças do mal, entendo realmente que forças são estás, e não os nomes dados de Diabo ou Satanás, que ora vige por ai. Algo, bem menos fanático e com conhecimento de causa. Estes são os verdadeiros inimigos de DEUS e agem no Plano espiritual.

Realmente, o homem esqueceu de alguém que rege nossos destino sobre a Terra, isto será reparado de modo dorido.

Fonte(s): EU
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 9 anos

É uma opção mais natural de se levar a fé.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.