Pq os filhos de pessoas de classe média e alta conseguem entrar em faculdade federal?

enquanto os mais pobres não conseguem? Só conseguem entrar em faculdade privada através, do enem, prouni, etc isso qndo conseguem?

Tenho notado isso com frequência! Em 2006 qndo terminei meu ensino médio, fiz o enem consegui tirar uma nota boa, mas por causa da renda familiar, do meu pai q era funcionário público fiquei de fora, eles alegavam q a renda não permitia q eu entrasse...mas meu pai não ganhava bem, e outra ele nunca me ajudou em nd, nem eu , nem meu irmão e minha mãe, passávamos mtas necessidades...estou falando isso antes q venha alguém falar q meu ganhava mto bem pq ele era funcionário público...fui criada pela ajuda da minha família materna...bem mas enfim voltando para o assunto pq os filhos de pessoas de classe média e alta conseguem entrar em faculdade federal enquanto os mais pobres não conseguem?

Eu tive q fazer uma particular da vida, com mto esforço pois a mensalidade era cara...mas agradeço a Deus a oportunidade, não sinto inveja de ninguém, mas tenho amigos q são mto carentes, mas inteligentes porém nunca conseguiram entrar num federal!

Atualizada:

Acho injusto neste sentindo, pois tiram a oportunidade das pessoas q tem mais necessidades!

2 atualizadas:

Ahh e hj essa parada de renda familiar já eraa, pois vejo mtos filhos de pessoas q tem condições entrando, sem obstáculo nenhum!

9 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

    Filho de rico consegue entrar em faculdade pública porque sempre estudou nas melhores escolas particulares, fizeram cursinho pré vestibular, línguas e mais um monte de coisa. Infelizmente só uma pequena parte da população tem uma oportunidade dessa, nem todos os pais conseguem pagar um colégio pro filho, embora queiram por né, todo mundo sabe que a escola pública no Brasil é uma M-E-R-D-A:o professor não ganha, uns por falta de incentivo ensinam mal aí vai tudo virando uma bola de neve.

    Eu queria muito estudar numa universidade publica, mas não consegui por conta disso, estudei minha vida toda numa escola pública, tive professores bons e uns horriveis que não tavam nem aí pra ensinar, queriam mesmo garantir o salario e os alunos que se virassem depois. Consegui bolsa integral pelo prouni numa faculdade particular e agradeço muito a deus pq se não fosse isso eu nunca que ia conseguir me formar, nem fazendo milagre pq meus pais ganham pouco e eu to desempregada, mas eu tenho fé que eu vou conseguir tudo que sonhei um dia, só fico indignada com essa diferença: "universidade publica é a melhor de todas, a escola pública é super defasada."

    Pra ter uma igualdade eles teriam que começar a melhorar a educação básica, pq ta osso.

    Bjs :)

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    Porque as famílias de classe alta tem dinheiro para pagar um bom cursinho pré-vestibular (o curso de um ano chega a custar R$10.000). Enquanto os de classe baixa não pagam pelo cursinho, mas pagam pela faculdade particular, onde é mais garantido e fácil a entrada na instituição

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    'As pessoas mais pobres não tem PLANEJAMENTO.Tá aí uma coisa que se aprende com educação;Um rico planeja direitinho quando,como e o porque do filho, ninguém quer ter uma penca de filhos e não ter pulso nem grana pra dar uma vida adequada pra eles.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    www.kankoa.com

    Fonte(s): www.kankoa.com
    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 8 anos

    Por tudo o q. já foi dito. Quem tem poder aquisitivo alto pode dedicar-se aos estudos e nas melhores escolas c/ professores qualificados e bem pagos.Simples assim!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    Pois é uma escola particular, e eles tem um conhecimento maior.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 8 anos

    eles tem como pagar cursinho caros de pré-vestibular. acho isso mto injusto tbm! gente q tem q ganhar a bolsa eh quem nao tem como pagar um curso

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

    Porque estudaram em melhores colégios.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Tiago
    Lv 4
    Há 8 anos

    acho que porque eles estudam o ensino médio junto com um cursinho preparatório.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.