Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaLei e Ética · Há 8 anos

É certo trabalhar duas semanas seguidas sem folga?

Trabalho num supermercado e trabalhamos domingo sim e domingo não. O meu horário é das 12:40 às 21:40 com uma hora e meia de intervalo e no domingo das 8:00 às 14:00 com 15 minutos de intervalo. Porém minha última folga foi no domingo dia 8 de abril e só vou folgar de novo no próximo domingo dia 22. Terei mais uma folga no dia 25 (quarta-feira). Isso é correto? Quem trabalha num domingo não deveria folgar num dia útil? O máximo que um empregado poderia trabalhar não é 6 dias seguidos e folgar no sétimo? Se a empresa está errada, tenho receio de denunciar pois estou no período de experiência e acabei de completar 1 mês de firma. Obrigado a todos pela atenção.

4 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

Primeiro você tem que saber 2 coisas:

1- Você assinou algum contrato concordando com isso?

2- O sindicato da sua cidade tem algum acordo firmado com a empresa?

Pois pela lei do trabalhador, você pode trabalhar 6 dias na semana e folgar 1, se trabalhar domingo, tem direito a uma folga em um dia útil sim, isso é lei, tanto pra empregados efetivados, quanto para empregados em período de experiência, a lei é a mesma.

Porém, cada cidade tem o seu sindicato, e as vezes eles firmam acordo com o sindicato patronal ( dos patrões) que visa favorecer ambos os lados, na minha cidade por exemplo, quem trabalha domingo, recebe um abono de 38 reais por domingo trabalhado e mais uma folga na semana, além do fornecimento obrigatório de vale-refeição nesse dia, pago na hora.

Então, te sugiro fazer o seguinte: Procure o sindicato dos supermercados da sua cidade, e se informe com eles sobre isso, explique detalhadamente como é a sua jornada de trabalho, se tiver alguma irreguralidade, faça uma denúncia anônima, você não é obrigado a se identificar, e tenho certeza que eles vão apurar a denúncia, pois se for comprovado isso a empresa é multada e terá que pagar uma indenização para os funcionários, e o sindicato ganha com isso (eu acho).

Mais uma coisa, toda empresa que tenha mais de 6 funcionários é obrigada a ter um controle de horários, seja o arcaico livro-ponto, crachá com código, ou digital, para cada empregado registrar o horário de entrada e saída, e é proibido a adulteração desse sistema.

Espero ter ajudado, e procure seu direito, assim como o seu chefe não quer você metendo a mão no dinheiro dele, não deixe que ele meta a mão no seu dinheiro também. (Se tiver coragem diga isso pra ele, eu já falei.)

• Há 8 anos

Não está correto. Segundo a Constituição Federal em seu Artigo 7o. Inciso XV, abaixo, todo trabalhador tem o direito a um dia de folga por semana

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos

DESCANSO HEBDOMADÁRIO

É o período em que o empregado deixa de prestar serviços, uma vez por semana ao empregador, preferencialmente aos domingos, percebendo remuneração

Fonte(s): www.webestudante.com.br
  • Há 8 anos

Não,claro que não minha linda.

Você deve pelo menos ganhar um dinheiro a mais para isto ou você concordou com isto.

Caso ao contrário,o trabalhador tem direito a ter pelo menos 1 semana de folga isto é lei.

• Anônimo
    Há 8 anos

pega o seu contrato de trabalho.

pegou?

agora leia-o. todas as informações devem estar lá

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.