Guardar o Sábado (Ex 20:4) é uma Lei Moral ou Cerimonial? Por Quê?

Guardar o Sábado (Ex 20:4) é uma Lei Moral ou Cerimonial? Por Quê?

15 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

Quando perguntaram a Jesus: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei?” será que ele isolou os Dez Mandamentos?

Não, Jesus disse: “‘Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mat. 22:35-40)

Jesus citou aí um mandamento dos Dez e um outro mandamento que estava mais à frente.

Se alguns se apegarem aos Dez Mandamentos (Deut. 5:6-21), dizendo que são obrigatórios aos cristãos, mas que o resto não é, não estão realmente rejeitando o que Jesus disse (citando de Deut. 6:5; Lev. 19:18) sobre quais são os maiores mandamentos?

• Faça login para comentar as respostas
  • kiki
    Lv 6
    Há 8 anos

Bom dia.

Concordo plenamente com o Maséias e digo mais: O próprio Jesus, o filho de Deus nunca fez distinção entre leis.

Quanto a nós, não tem sentido termos que guardar o sábado nos atuais dias, convenhamos que o Deus Todo-Poderoso é coerente o suficiente p/ não querer causar um "cals" no planeta terra. Imagine se todos parassem de trabalhar aos sábados!!

Abraço.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Olá Sol.

É um prazer ter sua companhia aqui!

Vc está certíssima qd diz que não devemos ter atritos com quem pensa diferente, afinal a tolerância é essencial, mas tb acho que devemos expor o que entendemos ser o correto, com respeito, é claro.

Se faltei com tal peço desculpas.

Mesmo eu reconhecendo por meio dos meus estudos das Sagradas Escrituras que Jeová criou todas as coisas, depois descansou, abençoou e santificou o sétimo dia o deixando como exemplo aos sraelitas e que a Lei já foi cumprida, não nos sendo necessária hoje, afinal de nada valeria o sacrifício de Cristo, tb estando ciente que quando no Sermão do Monte Jesus citou tanto do Decálogo como das características cerimoniais da Lei e não fez nenhuma distinção entre elas, eu respeito sua posição e elogio sua disposição espiritual (Mateus 5:3).

Acredito que teríamos um mundo pelo menos um pouco melhor caso todos fossem tolerantes as diferenças.

Agradeço a reciprocidade Sol.

Abração.

Fique com Jeová.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Sol

Ufaaa, fico feliz de não ter te chateado! rs

Então Sol, a nação de Israel que teve de guardar o sábado pela primeira vez “depois” de Deus lhes ter dado a libertação do Egito, nenhuma outra nação conhecia ou estava na obrigação de guardá-la, somente Israel.

Foi somente com os que estavam no monte Sinai e conseqüentemente com os filhos destes é que se fez este acordo ou pacto, incluindo a guarda do sábado, não foi com os antepassados destes, tais como Adão, Abraão, veja:

Deuteronomino. 5:3,15 diz:

"Não foi com os nossos antepassados que Jeová concluiu este pacto,► mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.◄ "Tens de lembrar-te de que te [Israel] tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a fazer-te sair de lá com mão forte e braço estendido. ►É por isso◄ que Jeová, teu Deus, te mandou observar o dia de sábado." (Jeová relaciona aqui o dar a lei do sábado com a libertação de Israel da escravidão no Egito, não com eventos no Éden.)

Note que é isso que nos mostra também Gálatas 3:17.

Abração.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Bom dia Sol.

Desculpa, respeito seu ponto de vista, mas acredito que Deuteronômio 5:3,15 e Gálatas 3:17 deixam claro que a lei do sábado não tem relação com o Éden e que foi instituída “após” um certo momento da história, tanto é que peço p/ observar atentamente o seguinte:

Êxodo 16:30 diz: “E o povo ►passou a observar◄ o sábado no sétimo dia."

Aqui Sol é utilizada a palavra hebraica, tbv = sha•váth, está no imperfeito e assim denota ação iniciada e em processo, incompleta e em andamento, por isso corretamente traduzida por: "passou a observar".

Portanto se eles (o povo Judeu ) passaram a observar, então é por que antes não o faziam, e aqui mostra que passaram a observar o sábado no sétimo dia.

Pense nisso.

Abração.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Obs: Apesar da existência de “sábados” na Bíblia ser um fato, isso não implica na distinção de leis, muito menos que devemos nos basear tb nisso p/ guardarmos o sábado semanal.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Sol

Apesar de eu não concordar contigo e mostrar o pq nos comentários acima, agradeço o diálogo sadio!

Qto ao espaço, é uma pena, antes o YR disponibilizava muito mais, porém agora é reduzido e nada podemos fazer além.

Abração, fique com Jeová.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Ignácio

Note a TNM, ela verte Êxodo 16:30 da forma que citei.

Se preferir utilizar a versão q bem entender não tem problema, afinal em nada modificará o contexto, que por sinal cita Moisés instruindo os sraelitas a como se portarem no sábado e tb mostra Jeová indagando Moisés pelo fato de alguns negligenciarem o sábado. (Leia Êxodo 16 na integra, dê atenção do vers. 16 em diante).

Convenhamos que se o sábado fosse desde o Édem não seriam necessários os fatos que acabei de citar.

Acho q não terei + espaço.

Abraço.

Fonte(s): Bíblia
  • O Maséias aqui em cima está certíssimo, mas os religiosos infelizmente se atém somente ao que dizem seus líderes.

• sol
    Lv 4
    Há 8 anos

Irmãos, não devemos entrar em discussão uns com os outros. Devemos cada um de nós manter comunhão com nosso Criador e buscar dEle a sabedoria e o discernimento correto para que nossa vereda seja iluminada. Devemos ter humildade para que, se preciso for, abandonemos nossas convicções a partir do momento em que O Santo Espírito de Deus nos clareie a mente.

Como Adventista do Sétimo Dia, eu creio que segundo as Escrituras, após Deus criar todas as coisas, Ele DESCANSOU, ABENÇOOU e SANTIFICOU o dia sétimo. E qual é o dia sétimo? O Sábado.

DESCANSOU > Não havia a necessidade de que Ele descansasse, pois segundo a Bíblia Deus não se cansa e nem se fatiga (Isaías 40:28). Concluo portanto que, se embora não necessitasse de descanso mesmo assim Ele descansou, só pode ser para nos deixar o exemplo. Assim como Jesus não necessitava de ser batizado, pois não tinha pecados. Porém insistiu com João para que O batizasse, para que nós também fizéssemos o mesmo.

ABENÇOOU > Irmãos, o Sábado é um dia abençoado. A Bíblia posteriormente ao relato de Genesis, em lugar algum revoga essa bênção outorgada ao sétimo dia da semana. O que podemos concluir que ele AINDA é abençoado ( o único dia da semana abençoado pelo próprio Criador, os outros seis são comuns).

SANTIFICOU > Como todo cristão sabe, algo santificado quer dizer separado para culto a Deus. Deus santificou o sétimo dia. Este dia é um dia separado dos outros seis, separado para Deus.

Quanto a distinção entre as leis, acredito que o fato de uma ter sido escrita pelo dedo do próprio Legislador, enquanto que a outra foi escrita por um ser humano já as distinguem uma da outra. E como se essa convincente evidência não fosse suficiênte, Deus ainda ordenou que uma fosse colocada dentro da arca da aliança, enquanto que a outra foi deixada do lado de fora. Creio que isso seja fazer distinção uma da outra.

É isso o que eu vejo quanto vou à Palavra de Deus, e respeito os irmãos que têm uma visão divergente da minha.

Deus abençoe a todos!

---------------------------------------------------------

Kiki, de forma alguma sua resposta foi ofensiva. Achei foi a resposta do usuário denilson um tanto quanto desrespeitosa aos adventistas. Eu aprendi aqui no YR (especialmente com vcs tjs, Ignácio e alguns outros mais) a debater com equilíbrio e sem querer enfiar meus conceitos "goela abaixo" daqueles que não concordam comigo. E isso é muito sadio. O ruím é quando há ofensas.

Mas Kiki, quando Deus criou nosso planeta não haviam Israelitas e nem judeus, somente Adão e Eva, e estes foram os primeiros a seguirem o exemplo do seu Criador. E não era plano de Deus que somente os Israelitas santificassem o Sétimo Dia, veja o que diz Isaías:

“E aos ESTRANGEIROS que se chegam ao Senhor, para O servirem, e para amarem o Nome do Senhor, sendo deste modo Seus servos, sim, todos os que guardam o Sábado, não o profanando, e abraçam a Minha aliança, também os levarei ao Meu santo monte, e os alegrarei na Minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no Meu altar, porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Isaías 56: 6-7

Abraço, kiki!

___________________________________--

Kiki,

A Lei Moral (os Dez Mandamentos) na qual o Sábado é o quarto Mandamento, já existia desde o Éden. Era essa lei transmitida oralmente de pai para filho através do ensino familiar (Êxodo 13:9). Também era conhecida e praticada na casa do patriarca Jacó, no Egito. O seu filho José, quando assediado pela impura mulher de Potifar diz:

"...Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, portanto tu és sua mulher; como pois farei eu este tamanho mal, e PECARIA contra Deus?..." ( Gn 39:6 a 10).

Claramente se vê que o adultério é a quebra do sétimo mandamento da Lei Moral de Deus cujo Sábado é o quarto Mandamento, e isto é pecado. Em Gênesis 26:5, declara que Abraão guardou a Lei de Deus.

"Porque Abraão obedeceu à Minha Palavra, e guardou os Meus Mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos, e as Minhas Leis." (Gênesis 26:5)

Como se vê desde o começo do mundo existia a Lei Moral consolidada nos Dez Mandamentos. Embora não escrita, achava-se implantada no coração, na mente e na consciência do homem. Caim matou e isto foi imputado como pecado. (Gênesis 4:7). E a Bíblia chama o pecado de "transgressão da Lei.":

Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei." (I João 3:4)

Fonte(s): Portanto a Lei já existia antes de Israel ser instituída como nação, e antes dessa nação ser levada em cativeiro ao Egito. E também antes de ser proclamada no Monte Sinai, veja Êxodo 16:23; 27-30 Abraço, Kiki! ------------------------------------------------ Olá Kiki, bom dia meu amigo! Eu creio que da mesma forma que a Bíblia em Gênesis não declara explicitamente que NÃO MATARÁS se constitui o 6º mandamento da Lei de Deus, mas que em suas entrelinhas podemos entender que quando Caim matou Abel tornou-se um transgressor (e isso implica em que havia uma Lei), assim também acontece com o 4º mandamento e os demais. Um abraço, amigo. Temo que meu espaço para escrever espirou, rsrs Tive que suprimir o texto de Êx. 16 (como faço para aumentar o espaço, tem jeito?) ____________________________________ Ignácio, meu querido. Saudações irmão!!!
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Olá.

São classificações convencionadas a posteriori...

................

Gosto muito de citar o cap. 5 de Deuteronômio, pois mostra claramente que a guarda do sábado semanal foi expressamente prescrita só para o antigo povo hebreu. Veja;

E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe. NÃO COM NOSSOS PAIS fez o SENHOR esta aliança, MAS CONVOSCO, todos os que HOJE aqui estamos vivos [1-3].... Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão; [5:6].... GUARDA O DIA DE SÁBADO, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele...[12-14].... Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; POR ISSO o SENHOR teu Deus te ORDENOU QUE GUARDASSES o dia de sábado [15].

[Tirando "SENHOR" outros grifos são meus]

————————————

Para mim está muito claro.

Atenciosamente;

Jorge

• Anônimo
    Há 8 anos

Amigo, todos os sábados instituídos pelo Senhor, são CERIMONIAIS, e isso, é o próprio Deus que diz e deixa claro. Só quem quer justificar sábado aos cristãos, é quem inventa essa doutrina humana que o sábado do sétimo dia é um mandamento moral, igualando-o a não matar, não roubar e etc, coisa que nunca foi e nunca será. Veja o próprio Deus dizendo que tal dia era cerimonial aos judeus, conforme abaixo:

1) LEVÍTICO [23]: 3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso SOLENE, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.

2) ÊXODO [31]: 15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso SOLENE, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

Viu bem acima? SÁBADO DE DESCANSO SOLENE. Sabe o significado de solenidade? Não? Pois significa exatamente uma CERIMÔNIA PÚBLICA.

O próprio Deus diz acima que o sábado faz parte de uma cerimônia feita a Ele, conforme os protocolos que estabeleceu através de preceitos. Entendeu?

Você vai acreditar em quem? Nos homens que TENTAM dizer que o sábado é MORAL para justificarem doutrinas de suas igrejas, ou em Deus que CLARAMENTE diz que não é.

===

Ao amigo Inácio, sinto muito, mas seu argumento abaixo é totalmente sem noção, veja:

"Uma solenidade (cerimônia pública), muitas vezes TAMBÉM é usado em cerimônias não religiosas. Se fôssemos aplicar o raciocínio que um usuário aqui quis colocar, vamos ter que dizer que a posse presidencial depende também dos ritos aplicados no AT, pois nesse caso temos também um ato solene. Sábado de descanso solene, nada mais é que um sábado de descanso público. Dizer que solene nesse caso significa que o sábado pertence a uma lei cerimonial é uma distorção gravíssima. O interessante que quando se é conveniente até passa-se admitir a existência de uma lei cerimonial".

1) É muita insensatêz de sua parte achar ou questionar que uma CERIMÔNIA OU SOLENIDADE PÚBLICA seja um termo exclusivo de Deus ou da bíblia. É claro que nem todas cerimônias ou solenidades são religiosas, da mesma forma como nem todos espíritos são de Deus, porém, nem por isso, nos DOIS CASOS, vão deixar de ser CERIMÔNIAS ou ESPÍRITOS. Ok?

2) Nem todos mandamentos de Deus foram baseados em cima de preceitos morais, e os sábados são um bom exemplo disso, são todos CERIMONIAIS, isto é, cumpridos através de SOLENIDADES. Tranquilo?

3) Parte de seu argumento: "Dizer que solene nesse caso significa que o sábado pertence a uma lei cerimonial é uma distorção gravíssima". Não amigo, na bíblia não existe lei cerimonial e nem lei moral, o que existe é apenas UMA LEI que se baseia em cima de preceitos que são morais ou não. Distorção gravíssima é dizer que existem duas ou mais leis, contrariando a bíblia que diz que existe só uma. Beleza?

4) Quem admite que existe uma lei cerimonial e outra moral, somente o faz por não conhecer a palavra de Deus, pois lá está claro que só existe UMA LEI, e não duas, três, dez ou mil. Certo?

5) Uma só lei constituída em 613 mandamentos, que por sua vez são todos ORDENANÇAS, os quais são fundamentados em preceitos morais ou não. Exemplo: O mandamento de NÃO MATAR está baseado em cima do preceito moral e humano que tirar a vida de alguém é errado. Os mandamentos de não cozer e nem acender fogo e etc no dia de sábado, estão baseados na SOLENIDADE desse dia, que no contexto da lei dada a Israel, deveria ser dedicado exclusivamente a Deus, e não às questões humanas, que por muitas vezes, desnecessárias. Captou?

Amigo, devido o homem ter sido vendido ao pecado, aquilo que lhe era para o bem, achou ele que era para o mal, tornando-se hipócrita, pois acusava nos outros aquilo que praticava, logo, hoje, quem quer se submeter pela lei, continua na mesma situação e erro, pois não existe um justo sequer, ninguém que faça o bem, então, quando acusa os outros por transgredir o sábado, está acusando a si mesmo pela hipocrisia. Se o sábado é um mandamento moral como sua igreja diz, então vocês não deveriam compactuar com o erro de quem o transgride, usufruindo de seus trabalhos, tipo: energia, água, hospital, transporte, polícia, gás e etc. Não roubar é um mandamento moral? Vocês usufruem do fruto do roubo? Não? Então porque usufruem dos frutos de quem trabalha no sábado? Não é ele também um mandamento moral como sua igreja e profetisa diz? Dois pesos e duas medidas?

===

Hehehehehe, sabe que não tenho mais espaço, porém vou te pegar na seção dos comentários.

===

Engano seu meu caro, todos que estão lendo e tem um pouco de discernimento e compreensão textual, sabem muito bem que você deixou várias perguntas sem respostas, e as poucas que se aventurou a responder, são totalmente descabidas.

Vejam um texto fora do contexto (isolado), sendo usado como pretexto para se aplicar o sábado aos cristãos: http://www.bibliaonline.com.br/tb/is/56/6

• Há 8 anos

Lógico que não pois o principio de trabalhar 6 e descansar um dia é usado até nos dias de hoje em relação aos empregado (descanso semanal remunerado) só que troca-se o sábado escolhido pór Deus por domingo e ninguém afiram que esse descanso é cerimonialismo

• Há 8 anos

Eu afirmo categoricamente para todos que aqui estão que não faz a mínima diferença se as pessoas não acreditam em distinção de Lei Moral e Cerimonial. A questão única aqui pelo que eu vejo é que no que tange o 4º mandamento. Mesmo que não se leve em consideração a distinção de leis, não há como negar por exemplo que os sábados existentes na bíblia, são sim absolutamente diferentes um do outro. Por exemplo o sábado contido em Êxodo 20:8-11 diz que o sábado é o sétimo dia da semana, ou seja, um dia fixo; Já o sábado de Levítico 16:29-31 cai no 10º dia do 7º mês, este pode cair em cair em qualquer dia da semana ( domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta ou mesmo COINCIDIR em cair no próprio sábado ), ou seja este dia é um dia móvel.

Resumindo: Sábado ( 4º mandamento ) → dia fixo ( 7º dia )

Sábado ( Levítico 16:29-31) → dia móvel ( cai em qualquer dia a semana )

Alguém ousa em dizer que são sábados iguais ?

Eu não preciso de nomenclaturas para mostrar que as leis de Deus tem características diferentes entre si.

Até hoje eu nunca vi ninguém que guarda o sábado dizer que a lei de Deus é unicamente os dez mandamentos, apesar de o próprio Deus tê-la originado diferente de outras de suas leis ( Êxodo 31:18 )

Lucas 16:17

E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/16/17

Fiquem com Deus !

Olá sol,

é um prazer você dizer que se baseou em mim no sentido de se fazer conversas com equilíbrio. Esse é um princípio que realmente eu prezo muito, porém eu sou ainda em imperfeito para cumprir esse princípio de maneira plena. Eu ainda acho que tenho a melhorar em alguns aspectos no que diz respeito a ter equilíbrio, mas isso é uma coisa que sempre eu vou defender.

Amiga, Fique com Deus !

________

Como eu disse antes, não faz a mínima diferença se as pessoas não creem em distinção de leis.

Fiquem com Deus !

_________

Eu sei que o pessoal não tem mais espaço, mas eu não posso deixar de dizer aqui algumas coisas:

1) Na traduções que eu pude verificar sobre Êxodo 16:30, nenhuma delas diz que o sábado possou a ser guardado a partir daquele momento.

2) Êxodo 20:8-11 compara o sétimo dia da semana, o sábado, com o 7º dia da criação. Em Gênesis 2:3, o sétimo dia já era santificado assim como foi santificado quando moisés recebeu às tábuas da lei no monte sinai.

3) Uma solenidade ( cerimônia pública ) muitas vezes TAMBÉM é usado em cerimônias não religiosas. Se fôssemos aplicar o raciocínio que um usuário aqui quis colocar, vamos ter que dizer que a posse presidencial depende também dos ritos aplicados no A.T., pois nesse caso temos também um ato solene. Sábado de descanso solene, nada mais é que um sábado de descanso público. Dizer que solene nesse caso significa que o sábado pertence a uma lei cerimonial é uma distorção gravíssima. O interessante que quando se é conveniente até passa-se admitir a existência de uma lei cerimonial.

Fique com Deus !

Para Ateusio

1) Em parte alguma eu disse que as cerimônias são um termo exclusivo da bíblia, o que eu defendi foi exatamente o contrário.

2) Não disse que todas as leis de Deus tem um princípio de origem moral.

3) La em cima você considerou a existência da lei cerimonial e aqui você a nega. Você precisa definir no que você acredita, já que anda dizendo que o sábado é cerimonial sem ao menos acreditar na existência de tal tipo de lei. Acreditar nas coisas quando melhor convém é fácil.

4) Não importa nem um pouco se você acredita em lei cerimonial ou não. O fato é que existem sábados diferentes na bíblia. Eu acho que você não leu nada do que eu escrevi no meu 1º bloco.

5) Existem várias leis de Deus que não são ordenanças. Dizer que uma lei é ordenança sem ter qualquer referência bíblica é o mesmo que mentir. Solenidade é qualquer ato público. veja aqui: Ministro participa de solenidade de posse da diretoria do Sinait. → http://portal.mte.gov.br/imprensa/ministro-partici...

Obs: se você pagar alguma parte de sua resposta para ganhar espaço, nem continuarei a conversar contigo.

Fique com Deus !

kiki,

pior que muda muito o contexto sim e de maneira radical. O sábado definido como sétimo dia e que é remetido aos dias da criação no quarto mandamento, vem desde antes do Éden.

Fique com Deus !

Ateusio,

não é só você que não tem espaço, o meu também praticamente acabou. O que eu não gosto é quando você fica apagando sua resposta para colocar outras tornando seu espaço ilimitado ao passo que eu meu não fica.

Quanto aos comentários, para mim isso é tranquilo. O que te resta agora é apenas repetir o que você já falou até agora, pois não existe mais argumentos para você.

Fique com Deus !

Fonte(s): Em tempo: a prova de que o sábado não foi feito somente com Israel http://www.bibliaonline.com.br/tb/is/56/6
  • Há 8 anos

Por acaso alguma lei de Deus é imoral ?

Que coisa absurda!

Os adventistas e sabatistas criaram essa de “ lei moral “ e lei imoral ??

Toda lei de Deus é MORAL!

Não importa se esteja ou não “ nas placas de pedras”

Exemplo : A circuncisão.

Se a circuncisão( o 8° dia pós nascimento do menino ) caísse num dia de sábado, era obrigado a violar o sábado para cumprir a lei da circuncisão . Se não cumprisse essa LEI MORAL , tinha-se que MATAR O VIOLADOR!

João 7 :23; Gên . 17 : 14 ; Hebreus 10:28

Portanto, todas as leis de Deus são MORAIS.

Exemplo : Um constituição que é substituída por outra NOVA , só por causa disso, A VELHA se torna IMORAL ?

Não, mas o que vigora é a NOVA!

Portanto, sabatistas , adventistas , “vão abaixar em outro centro”, porque as pessoas esclarecidas pela Palavra de Deus e que são sinceras e honestas, sabem que vocês estão erradíssimos em vossa “ persistente doutrina” cancelada por Cristo ( 2 Cor. 3 : 6, 7, 14; Col. 2 : 16, 17)

• Há 6 anos

Os adventistas do sétimo dia não guardam o sábado,pois a linha internacional de mudança de data apresenta um desafio para os que acreditam que precisam guardar um sábado semanal no mesmo dia em todos os lugares. A linha de mudança de data é uma linha imaginária que na sua maior parte atravessa o oceano Pacífico ao longo do meridiano 180.

Os países a oeste da linha estão um dia à frente dos países ao leste.

Por exemplo, quando é domingo em Fiji e em Tonga, é sábado em Samoa e em Niue.

Assim, se uma pessoa guarda o sábado em Fiji no dia de sábado, membros de sua religião em Samoa, a apenas 1.145 quilômetros de distância, estão trabalhando porque ali é sexta-feira.

Os Adventistas do Sétimo Dia em Tonga guardam seu sábado no domingo, fazendo isso com o objetivo de guardar o sábado ao mesmo tempo que os membros de sua religião em Samoa, a apenas uns 850 quilômetros de distância. No entanto, ao mesmo tempo, Adventistas do Sétimo Dia em Fiji, a menos de 800 quilômetros de distância, não estão descansando porque ali é domingo e eles observam o sábado no dia de sábado!

Já a nação de Israel podia guardar o Sábado porque, sendo um país pequeno, tem em todos os lugares o mesmo fuso horário, em todo o país a hora é sempre a mesma.

Porém não é o mesmo caso do mundo todo, onde são observados horários diferentes.

Os adventistas não podem observar todos os mesmo período de tempo na guarda do Sábado, devido aos fusos horários.

Por exemplo: Os adventistas da Califórnia trabalham três horas no Sábado dos adventistas de Nova Iorque.

Os sabatistas da Costa Rica começam a guardar o Sábado 12 horas depois dos sabatistas chineses.

O Sábado na Austrália começa 18 horas antes do Sábado da Califórnia.

Como os sabatistas vão saber que estão guardando o dia de descanso da Criação, se a data desse período não pode ser precisada e se os calendários históricos mudaram em sem-número de vezes ?

Nas regiões polares, de acordo com a época do ano, o dia dura vários meses.

É por isso que é bom andar dentro da Bíblia, com honestidade e segundo a orientação do Espírito, e não dos homens.

Pois se os cristãos hoje fossem guardar o sábado, não guardariam de forma correta, por que estão no mundo todo e sabemos que as diferenças de fuso-horário fariam com que quando alguns estivessem entrando na guarda do dia ,outros ainda não o estariam, e quando os primeiros estivessem entregando a guarda do sábado outros ainda teriam de permanecer guardando-o por mais algumas horas, não haveria união na guarda do sábado.Com os Judeus não se dava assim por que estavam na mesma localização geográfica.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.