Essa frase e verbo intransitivo ou transitivo e por que?

Essa frase e verbo intransitivo ou transitivo e por que? A igreja e a delegacia ficam ao redor da cidade

3 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

Transitivo

P q o verbo da frase é o verbo ficar

Então eu leio a frase até o verbo, se ele precisar de complemento é porque é transitivo

Se não precisa ele é intransitivo

Se vc ler essa frase até o verbo ficaria assim: A igreja e a delegacia ficam / Onde?

Se vc fizer qualquer pergunta depois do verbo, ele precisa de complemento então é transitivo

Um Exemplo de verbo intransitivo: Ele arrumou as malas e saiu.

Eu não preciso saber pra onde ele foi então ele é intransitivo

Se tiver mais alguma dúvida é só falar comigo

• Há 3 anos

Vou te ensinar uma coisa de louco tá, mas da certo... Verbo IN-transitivo, é aquela frase que quando vcchega no verbo vc IN-tende o sentido.Tipo ecu durmi bastante.ecu ñ preciso dizer que durmi bastante pra vc entender que ecu durmi... Verbo transitivo é o contrario.Vc precisa de um complemento: ex: ecu fui. Fui pra ond?Fazer o que? entendeu?é como se tivesse faltando alguma coisa.. Verbo transitivo indireto.: ecu fui de carro para a festa. O ''de'' é uma preposição, que fica no meio da frase. Nas frases diretas, vc passa direto, ou seja nçao tem preposição... entendeu?

• Há 4 anos

Esta pessoa trocou tudo. Verbo transitivo direto é quando o verbo não pede preposição

E verbo intransitivo é quando o verbo pede preposição. Um truque . Faça pergunta ao verbo .

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.