Dv. perguntou em Ciências SociaisEconomia · Há 8 anos

Para quem saca de Macroeconomia: Qual a diferença entre Dinheiro e Moeda?

Olá

Gostaria que alguém me ajudasse a entender qual é a diferença entre Moeda e Dinheiro. Já li algo sobre o assunto na internet e não cheguei a conclusão nenhuma, estou completamente confuso. Peço a quem entende do assunto que me explique com suas próprias palavras e da maneira mais simples possível.

Muito Obrigado.

4 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Resposta favorita

Dinheiro = espécie de compra e venda = valores

Moeda = Valor monetário de um país ou continente

Não se pergunta: qual o dinheiro que circula na europa ou no Japão, mas sim; qual a moeda desses pais.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

Dinheiro é forma de expressão de moeda.

Moeda é uma referência monetária de valor.

• Há 8 anos

Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias.

É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”:(i) o dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel);(ii) a moeda (a peça metálica);(iii) a moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação; e,(iv) a moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O dinheiro está associado a transações de baixo valor; a moeda (no sentido aqui tratado), por sua vez, tem uma definição mais abrangente, já que engloba, mesmo no seu agregado mais líquido (M1), não só o dinheiro, mas também o valor depositado em contas correntes.

• Há 8 anos

A diferença entre dinheiro e moeda

Dinheiro representa moeda (confiança que se pode trocar).

Moeda é valor (moeda de troca), tudo o que tem valor.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.