Quais são as características da cantiga travadoresca?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Preciso fazer um trabalho sobre as cantigas travadorescas e preciso colocar as características delas. Porfavor alguem me ajude, só encontrei um site que diz a quem são direcionadas ...mostrar mais
Melhor resposta
  • Gabii respondido 2 anos atrás
Designa-se por Trovadorismo o período que engloba a produçăo literária de Portugal durante seus primeiros séculos de existęncia (séc. XII ao XV). No âmbito da poesia, a tônica săo mesmo as Cantigas em suas modalidades; enquanto a prosa apresenta as Novelas de Cavalaria.

Contexto Histórico
Momento final da Idade Média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.

A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvaçăo da alma. O maior temor humano era a idéia do inferno que torna o ser medieval submisso ŕ Igreja e seus representantes.

Săo comuns procissőes, romarias, construçăo de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, entăo, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocęntrica.

As relaçőes sociais estăo baseadas também na submissăo aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse da terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos ou vassalos. Há bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.

O marco inicial do Trovadorismo data da primeira cantiga feita por Paio Soares Taveirós, provavelmente em 1198, entitulada Cantiga da Ribeirinha.

Características
A poesia desta época compőe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época portuguęs.

Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época săo o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.

As cantigas eram cantadas no idioma galego-portuguęs e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer).

Do ponto de vista literário, as cantigas líricas apresentam maior potencial pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.

Cantigas de amor

Origem da Provença, regiăo da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posiçăo social superior, inatingível. Refletindo a relaçăo social de servidăo, o trovador roga a dama que aceite sua dedicaçăo e submissăo.

Eu-lírico - masculino

Cantigas de amigo

Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e năo o homem. O trovador compőe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher ŕ espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor năo correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissőes da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estăo sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.

Eu-lírico - feminino

Cantigas satíricas

Aqui os trovadores preocupavam-se em denunciar os falsos valores morais vigentes, atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios.

Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica

Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira

A prosa medieval retrata com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época. A temática das novelas medievais está ligada ŕ vida dos cavaleiros medievais e também ŕ religiăo.

A Demanda do Santo Graal é a novela mais importante para a literatura portuguesa. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal). Este cálice conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado. Esta busca (demanda) é repleta de simbolismo religioso, e o valoroso cavaleiro Galaaz consegue o cálice.

Source:

  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • JOHANNES DE SILENTIO respondido 2 anos atrás
    Consulte esse site, ali tem tudo: www.google.com.br Boa tarde.
    • Taxa
    • Comentário
  • Like a Rolling Stone respondido 2 anos atrás
    Há dois tipos de cantigas trovadorescas, com duas subgeneros cada uma:

    *Cantigas Lírico-amorosas: (cantigas de amor e cantigas de amigo)
    *Cantigas satíricas (cantigas de escárnio e cantigas de maldizer)

    Na cantiga de amor o cavalheiro se dirige à mulher amada como um ser idealizado, distante da realidade, e como um fiel vassalo, numa total entrega, poe-se a serviço de sua senhora, tornando o amor um sonho, algo impossivel. Resumindo a cantiga de amor trovadoresca se resume a falar do sofrimento do eu lírico (sempre um homem) em relação ao ser amado, que por ser tão perfeito, tão distante da realidade, torna o amor entre eles impossivel.

    Na cantiga de amigo o eu-lírico é uma mulher (porém era sempre escrita e falada por homens, já que na época haviam algumas restrições em relação ao parendizado e à leitura, principalmente de mulheres) que cantava sobre o ser amado, geralmente numa conversa com mãe ou amigas. Retrata a vida de uma jovem que se inicia no universo do amor, por vezes lamentando a ausência do amado, por vezes cantando a sua alegria pelo próximo encontro.

    Na cantiga de escárnio, a trova faz uma sátira a alguém. Predominava as indiretas e duplos sentidos, jogos semânticos e muita ironia.

    Na cantiga de maldizer, ao contrario da anteriormente falada, era uma critica direta, sem rodeios. Bastante gressividade nas palavras e ate mesmo o uso frequente de palavroes.
    • Taxa
    • Comentário
  • Rosinha respondido 2 anos atrás

    Fonte(s):

    rosinha
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear