Como escrever roteiro de um filme?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Eu inventei a historia e tudo, mais não sei organizar, tenho que fazer os dialogos? Coisas do tipo.. Falar sobre o lugar onde acontece ( cenario ) ME AJUDEM! quem intende por favor..
Melhor resposta
vc escreve cena por cena. Começa cada cena descrevendo o local, onde é e a hora que se passa.

INT- BARRACO DA FILOMENA- NOITE

Ai vc descreve um pouco do ambiente, assim:

Um lugar deprimente com panelas sujas empilhadas no fogão. Alguns buracos nas paredes, lembrando projeteis recem disparados.. FILOMENA está num sofá com o estofamento a mostra, , deitada vendo uma TV pequena que esta apoianda sobre uma TV maior embaixo, quebrada. Ela está com um copo de cachaça na mão e um cigarro na outra. Ao seu lado, sua filha GISELDA, come pedaços de frango que acabou de fritar , usando a própria panela como prato.

Ai vc destaca o dialogo.

FILOMENA
Me dá um pouco dessa porcarial fedida que você acabou de fazer!

GISELDA
Porcaria fedida é a sua buc...
Se quer, levanta a bunda daí e vai fazer sua comida, sua velha vadia.

Filomena dá um chute na panela de Giselda, fazendo os pedaços de frango voarem pelo recinto.
A filha, bufa um pouco , mas, acostumada aos modos da mãe, cata os pedaços do chão e volta a comer.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ana respondido 2 anos atrás
    O roteiro não é só a base da história é o filme todo, ou seja tem que por o filme todo no papel, personagens e suas falas, cenário, tudo que acontece e por aí vai. Existe uma formatação padrão usada, o site dicas de roteiro ( como a Caroline disse ) é realmente muito bom, tem inúmeras dicas, é bem informativo e o programa celtx tambem ajuda bastante na hora de escrever. Ah, leia roteiros, de preferência roteiros filmados e assista o filme pra comparar, ajuda bastante tbm, além de poder analisar a formatação, a técnica, tbm te ajuda a evitar exageros na descrição ou falta de detalhes. è claro que nem todos os roteiristas escrevem exatamente da mesma forma e nem todos os roteiros que estão na internet são exatamente iguais aos filmes, alguns são bem diferentes, mas todos são bem instrutivos e sabendo o q pode ou não fazer, vc acaba criando seu próprio estilo, dentro daquilo que é correto. Prefira ler roteiros de filmes mais recentes, já que os antigos, em muitos casos, tem uma formatação não mais tão usada. Um dos mais indicados no Brasil é o roteiro do cidade de Deus. Boa sorte!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • Caroline Feitosa respondido 2 anos atrás
    Já deram a resposta certa, mas eu queria complementar dizendo que existem vários tutoriais sobre como escrever roteiros na internet. Deixo este aqui com você, pois o mesmo me tem ajudado muito.
    http://dicasderoteiro.com/
    Tem um programa chamado Celtx que te ajuda muito na hora de escrever o roteiro,pois ele vem com as transições, rubricas e cabeçalhos prontos. Você só tem de inserir os textos e os nomes dos personagens. Ideal pra quem tá começando a escrever. Segue o link para download:
    http://baixaki.com.br/download/celtx.htm
    No mais, espero ter ajudado!
    • Taxa
    • Comentário
  • Dina respondido 2 anos atrás
    se tuu escreveu a historia como eu vou te ajudar a imaginar um cenario se eu nem li , tu fez o mais dificil que era inventar
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir