Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaImigração · Há 9 anos

Imigrantes portugueses no Brasil e em Angola?

Em meio à crise, portugueses tentam ganhar a vida no Brasil e em Angola.

Rita escolheu o Brasil, mas seu pai Homero gosta mais de Angola: a família Costa resume os destinos preferidos de vários portugueses que deixam seu país fugindo de uma grave crise financeira.

"Em Portugal, os próximos anos serão muito duros. Não consigo encontrar um trabalho com um salário que permita que eu me sustente", afirma a jovem que não teve outra escolha a não ser viver na casa de seus pais em Lisboa.

"Estou cheia de amigos na mesma situação, que já saíram ou que estão prestes a sair. Eles até me pedem para distribuir seus currículos quando eu chegar ao Brasil", disse ela.

Como Rita, cada vez mais pessoas deixam o país. Oficialmente, seu número chegou a cerca de 30.000 em 2010, mas, de acordo com Rui Pena, coordenador científico do Observatório de Emigração, este número pode ser superior a 70.000 para uma população economicamente ativa de pouco mais de 5 milhões de pessoas.

Atualmente recebendo ajuda financeira internacional, Portugal segue os planos de austeridade desde 2010 e as perspectivas são desanimadoras: em 2012 a economia deve se contrair em 2,8% do PIB, e o desemprego atinge o nível recorde de 13,4%, afetando mais os jovens.

Depois de França, Bélgica e Luxemburgo nos anos 60 e 70, as ex-colônias portuguesas, com Angola e Brasil à frente, estão entre os destinos preferidos dos portugueses, não apenas em razão de afinidades culturais entre países lusófonos, mas também por sua vitalidade econômica.

"Estes países oferecem hoje oportunidades que não se encontra mais em Portugal: melhores condições de trabalho, salários muito superiores", multiplicados às vezes por três ou quatro, explica à AFP Herminio Santos, autor de um guia para aqueles que desejam viver em Angola.

"Em Angola, os setores que recrutam são muitos. Eles vão da hotelaria ao mercado financeiro, passando pelo de tecnologia da informação e de gestão. O 'know-how' português é muito apreciado", ressalta.

A economia angolana em plena expansão, principalmente graças ao petróleo, deve registrar no próximo ano um crescimento de 12% depois de vários anos de uma guerra civil que chegou ao fim em 2002. A grande maioria dos portugueses que partem para Angola já tem contrato de trabalho, o que facilita a obtenção do visto. Já para o Brasil, eles não precisam de visto para viagens turísticas e podem buscar trabalho com mais facilidade.

http://br.noticias.yahoo.com/meio-%C3%A0-crise-por...

Atualizada:

@Garibaldo: Você é um melindroso! Devido a sua pouca inteligência, você não percebeu que é a exposição de uma reportagem. De imediato, você interpretou como uma crítica contra os imigrantes portugueses. O que alguns usuários responderam, são respostas de autoria deles, não me responsabilizo pelas opiniões dos outros.

“Portugal continua a receber mais imigrantes brasileiros e angolanos do que aqueles que envia apesar da crise.” Re: Pode até ser verdade, mas cadê os dados que comprovam a sua afirmação?

“a grande parte dos portugueses que emigram tem cursos superiores” Re: Pelo menos isso, Garibaldo! Só faltava agora o Brasil ter que receber mão-de-obra imigrante sem nenhuma especialização. Todo país que se respeita, só abre portas para imigrantes especializados, ou que se comprometam em fazer um curso numa universidade do país onde vai morar. E para tal, o imigrante tem que saber falar a língua do país com alto nível de proficiência. Aí, os tugas têm vantagens.

2 atualizadas:

@Garibaldo: (continuando) Eu chego a ficar curioso se você alguma vez na sua vida esteve no Brasil para sair afirmando que o Brasil não está se tornando um país melhor. Você já esteve no Brasil? Mas em um por um dos estados do Brasil? Se não esteve, então esteja calado! Não faça figura de esquisito! Hoje, Portugal está em termos de IDH, PIB per capta, qualidade de vida, melhor do que o Brasil. Não queira mentir para si mesmo! As medidas de austeridade, a crise durando alguns anos ainda, a queda na qualidade de vida da população portuguesa com certeza vai cair, infelizmente. Portugal já tem tão poucos jovens portugueses, vai ter cada vez menos! E você sabe que é verdade. Já o Brasil, pode tanto conseguir solucionar as suas mazelas, como pode estar apenas em mais um período que será seguido por mais uma crise que vá fazer o país andar para trás. Você tem tanta certeza assim que o Brasil não vai se desenvolver? E por que?

3 atualizadas:

@Garibaldo: (concluindo) “Tipo complexo de inferioridade.” Re: Complexo de inferioridade é o que você tem, porque você responde a altura furiosamente quando alguém faz alguma crítica a Portugal ou aos portugueses. Qualquer dia, o Yahoo Respostas vai lhe fazer passar mal. Inspire fundo e expire devagar o ar dez vezes antes de responder, homem! Quem fica nervoso, é quem não tem argumento. E se o Brasil gastou em publicidade para atrair imigrantes, fez o que acreditou necessário para o seu desenvolvimento. O governo brasileiro não é responsável pelas minhas opiniões pessoais e nem eu sou responsável pelas opiniões do governo brasileiro. Portugueses como você têm que aprender de uma vez por todas que a responsabilidade é individual, e não coletiva. A imprensa nem sempre está de acordo com o governo. E eu não disse que é errado o Brasil receber imigrantes portugueses, principalmente porque são especializados. Você que interpretou segundo os seus complexos.

4 atualizadas:

@DanySama: Sim, a situação se inverteu. Em breve, a emigração de brasileiros, africanos e de europeus do leste para Portugal vai cessar ou reduzir a níveis insignificantes. Os usuários portugueses não entendem que o foco das nossas críticas é o mau tratamento que a sociedade portuguesa deu aos brasileiros lá. E que a vinda desses imigrantes portugueses especializados sirva de lição de forma que os portugueses aprendam que ninguém sabe do dia de amanhã, que ao cuspir para cima pode acontecer de cair na cabeça ou na cara. Esses emigrantes têm a opção de ir para a Alemanha, por exemplo. Ou para a Suécia ou a Finlândia, que seria até mais fácil. Mas optaram pelo Brasil e por Angola. Se pensarmos bem, é lógico que é por causa do idioma e de semelhanças culturais. Isso mesmo, estude bastante para ser patroa dos portugas.

8 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Resposta favorita

E a situação se inverte aham!

Que eles fiquem no pais deles,não eh assim que alguns portugueses diziam para os imigrantes brasileiros?

Vão pegar tudo que eh emprego que necessita de mão de obra especializada.Bom deixa eu ir estudar que eu não quero patrão portuga não.

• Renato
    Lv 6
    Há 9 anos

Ótimo, estamos precisando mesmo, que seja alguém que fala as nossas línguas :) Amo ouvir o sotaque português! Sejam bem-vindos.

• Anônimo
    Há 9 anos

Só sei que estão demorando muito pra achar uma solução pra essa crise causado por pura ganância e incompetência. Se piorar, acredite, o Brasil vai sofrer e muito.

• Anônimo
    Há 9 anos

"Rita escolheu o Brasil, mas seu pai Homero gosta mais de Angola..."

Então façam assim, as mulheres portuguesas venham ao Brasil e os homens portugueses vão à Angola. E a história se repete... ehehehehehehe!

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil...

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,o-pais...

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 9 anos

Que notícia maravilhosa! Estou muito contente!

Mas desta vez eu concordo com o Skeletor. Por mim, entravam só as mulheres portuguesas, e 65% dos vistos seriam paras as portuguesas nortenhas, que são muito gatinhas.

• Anônimo
    Há 9 anos

Mesmo assim, Passos Coelho pede aos portugueses para continuarem a acreditar.

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/oe2012/2011/1...

http://economico.sapo.pt/noticias/passos-coelho-co...

Um português suspeito de assassinato no Brasil.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24pt-habeas-c...

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?con...

Bem vindos ao Brasil.

• Há 9 anos

Mas para o Brasil vai ser bom sim. Pois os imigrantes que estão vindo são mão-de-obra especializada. Estão vindo para ocupar vagas que não estão ocupadas ainda, e o Brasil precisa de mão-de-obra qualificada com urgência. E tem mais, imigrantes qualificados são estímulos para os brasileiros estudarem, fazer faculdade, depois pós-graduação.

• Anônimo
    Há 9 anos

Mas é perfeitamente natural, pá! Vocês não estão sempre a reclamar que Portugal só fez mal ao Brasil? Então os emigrantes Portugueses especializados vão ajudar o Brasil a avançar. Quando a crise acabar, muitos vão voltar a Portugal. E é bom que a população de Portugal reduza para cinco milhões.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.