Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaAjuda para Lição de Casa · Há 8 anos

o que é verbo transitivos e intransitivos?

quero saber o que é verbo , transitivo e intransitivo

5 Respostas

Classificação
  • eiko
    Lv 4
    Há 8 anos
    Melhor resposta

Verbo = toda palavra q exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.

V intransitivo = Não precisa de complemento pra ter sentido, P EX: O menino "dorme".

V transitivo = Precisa de complemento, podendo ser indireto ou direto: O menino "deu" um presente a sua mãe.

Obs. = Às vezes, msm com complemento, o verbo permanece indireto, ex.:

A mulher "cantava" e 'dançava" com seus amigos.

• Há 3 anos

Verbo Transitivo Direto (VTD) - verbo que não tem sentido completo sozinho e necessita de complemento, no caso, o OBJETO DIRETO. Ex: Flávio perdeu o jogo. (Perder é VTD) Verbo Transitivo Indireto (VTI) - verbo que não tem sentido completo e necessita de complemento, no caso, o OBJETO INDIRETO. Ex: José precisa de ajuda. (Precisar é VTI) Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI) - verbo que não tem sendo completo sozinho e necessita de complemento, no caso, o OBJETO DIRETO e OBJETO INDIRETO. Ex: Pedro influenciou Paulo a matar aula. (Influenciar é VTDI) Verbo Intransitivo (VI) - verbo que tem sentido completo sozinho. Ex: João nasceu ontem. (Nascer é VI) Espero ter ajudado, mas da próxima vez, faz teus temas sozinha... Abraços! fdemenezes01

• Anônimo
    Há 8 anos

Verbos transitivos são todos aqueles que, num certo contexto frásico, exigem ou simplesmente aceitam um complemento directo, um complemento indirecto, ou ambos em simultâneo, designando-se, respectivamente, verbos transitivos directos (fazer algo), transitivos indirectos (telefonar a alguém) e transitivos diretos e indiretos (oferecer algo a alguém).

Verbos intransitivos, pelo contrário, são aqueles que não aceitam nem o complemento directo nem o indirecto. No entanto, verbos tipicamente intransitivos poderão tornar-se transitivos em certas construções frásicas (chorar lágrimas amargas)

• Barbie
    Lv 4
    Há 8 anos

Verbos Intransitivos

Caso o verbo não requira objeto, ele é denominado verbo intransitivo. Estes são verbos que possuem sentido pleno, completo, que não precisam de um complemento, podendo constituir, sozinhos, o predicado. Exemplos:

Minha caneta andou de patins.

Eu comi um X-Bacon.

[editar] Verbos Transitivos

O verbo transitivo, é o verbo que não se constitui só, ele precisa de um complemento. Exemplo:

Eu preciso de um lápis.

Quando o complemento nos falta, uma pergunta nos surge: Precisa de que? Precisa de um lápis, nesse caso, é a resposta. O verbo precisar não faz sentido sozinho, então precisa de um complemento.

Quando esse complemento vem acompanhado de uma preposição, ele é chamado de objeto indireto:

Eu gosto de leite com chocolate.

Mi gusta de Ribas.

Por outro lado, quando o complemento vem sem a preposição, ele é chamado de objeto direto.:

Eu ganhei dois presentes.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 8 anos

verbo palavra q exprime açao

verbo transitivo akele q transmite açao sobre o transito

verbo intransitivo akele q nao transmite açao sobre o transito

ESPERO TER AJUDADO

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.