Amigo, se você nunca leu ou estudou com atenção a Doutrina Espírita, como pode dar opiniões sobre ela?

Temos notado que aqui no Yahoo Respostas/YR pessoas que não têm nenhuma ligação com o estudo da Doutrina Espírita (Espiritismo), resolvem, por conta e 'risco' próprios, dar respostas sobre este ou aquele tema que habitualmente só quem é espírita ou os que realizam estudos acerca do 'mundo espiritual' poderiam ou deveriam responder... (O 'risco', aqui colocado, seria por conta das respostas infundadas e das gafes cometidas pelo desconhecimento do assunto).

Nossa esperança é que, ao se aproximarem desses temas 'espiritistas/espiritualistas', tais pessoas possam testemunhar, pela literatura existente, que a Doutrina Espírita não obriga a ninguém a aceitar seus parâmetros e orientações, mas, tão somente, ESCLARECE a todos os que a procuram acerca das coisas verdadeiras do mundo material (face da Terra) e do espiritual (plano mental/espiritual, o 'outro lado da vida'). Quem é espírita não tenta 'fazer a cabeça' de ninguém, como habitualmente acontece em outros credos. Sabemos que cada ser humano tem o seu 'tempo' e, por isso mesmo, só compete a ele a resolução de 'mudar', seja para o Bem ou para o Mal.

Dê a sua opinião, pelo que agradeço desde já! A Paz de Jesus para todos!

Atualizada:

Prezado VICTOR III: a gente respeita a opinião do amigo que já disse que praticou o estudo da Doutrina Espírita por longos 20 anos, mas que talvez tenha se decepcionado com ela e com determinadas coisas que tenha presenciado no meio espírita. Os seres humanos são imperfeitos em muitos sentidos, daí a explicação para o fato estarmos TODOS NÓS aqui na face do planetinha azul chamado Terra, pois temos de resgatar erros cometidos em prejuízo de nossos irmãos. Pode o amigo não ter entendido TODOS os esclarecimentos que o Espiritismo nos dá, mas, com certeza deve ter absorvido uma boa parte deles. Se assim foi, o amigo já terá condições de melhor ver e avaliar o que lhe anda ao redor, neste mundo e também no seu mundo interior, pois o que a Doutrina Espírita nos dá em conhecimentos pode ser equiparado a um curso intensivo sobre matéria relevante, sobre a qual é forçoso que aprendamos, sob pena de ignorarmos a realidade que nos cerca, tanto deste lado quanto do outro... Nem todos conseguim

2 atualizadas:

conseguimos evoluir no sentido de apreender o que de bom alguma filosofia, ciência ou religião nos oferece. Desejo-lhe, por isso, boa sorte na sua busca!

3 atualizadas:

PREZADOS YSHA, APERTO e MORANGO: pois é, alguns metem os pés pelas mãos por ignorarem as diferenças entre determinados termos. Outros se deixam levar por interpretações do meio religioso e, igualmente, acabam dando gafes e se destacando como prosaicos 'não entendidos no assunto'... Os que estudam a Doutrina Espírita e têm vivência na sua prática, sabem o quão duro é o trabalho de lidar com entidades ou pessoas que já não estão mais do lado de cá, mas que ainda pensam que estão, mas desorientados e perdidos, sem referências ao seu redor, necessitando uma palavra amiga, um esclarecimento de sua nova condição no plano espiritual, sem o que continuam num caminho de decepções e de frustrações, mesmo já tendo 'morrido'... Os trabalhos de desobsessão e de doutrinação são importantes e são legítimos e os que se dedicam a eles sabem disso. Mas, para os que nada entendem da Doutrina e dos trabalhos desenvolvidos nos Centros Espíritas, rotulam tais tarefas como 'coisas demoníacas', condenada

4 atualizadas:

condenadas pela Bíblia... Até nisso erram por ignorarem o resto, mas também pela lei do menor esforço: preguiça de se dedicarem ao estudo daquilo que ignoram e, talvez, até receiem.

5 atualizadas:

AO VICTOR III: nós aqui não acionamos ninguém para negativar esta ou aquela resposta que possa não concordar com o que pensamos ou cremos... Quem quiser negativar, seja de que religião for, pode fazê-lo por sua própria vontade, pois o programa o permite. Talvez o amigo tenha ficado chateado com as colocações que as respostas trouxeram pra aqui, mas eu, que sou o 'perguntador' da vez, busco aceitar todas as respostas, identificando-me, claro!, com as que me são familiares, pois professo a Doutrina Espírita (Espiritismo) e não a troco por nenhuma outra...

e olhe que já passei por algumas, assim como vc que, durante 20 anos, como confessou, esteve na seara espírita, mas decepcionou-se com ela. Paciência! Nem tudo são flores em nosso caminho... Dia chegará em que o amigo terá a sua visão das coisas completamente livre dos pesos e dogmas religiosos, estes, sim, 'inventados' pelos homens... A Paz de Jesus para você!

16 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 9 anos
    Resposta favorita

Se até vc fala sobre doutrina, quem não pode falar?!

• Há 9 anos

Paz e Luz.

Eu estou lendo e estudando agora a doutrina espírita.

Confesso que estou muito empolgado e gostando bastante,

As doutrinas são muito bonitas e Alan Kardec é realmente um mestre.

Em tempo:

Irmãos espíritas, estou recebendo novamente e-mails para negativar as

respostas dos evangélicos. Quero dizer que não tenho nada contra

eles por isso não vou cometer tamanha sujeira. Não me tornei espírita

para meter o pau nos outros e também não é isso que estou aprendendo

la no centro.

Se quiserem ficar bravos comigo, paciência...

Mas me recuso a participar disso.

• 1UN1K4
    Lv 6
    Há 9 anos

Isto é normal meu amigo. Tb ouço absurdos a respeito de minha religião de pessoas que pensam entender alguma coisa sobre ela.

Fazer o que né?

• Rosana
    Lv 7
    Há 9 anos

eu conheço pouco da doutrina espírita, cardecista mas, o pouco que conheço achei muito lindo, e procuro aplicar em minha vida o pouco que conheço, e esse pouco já me fez sentir muitas felicidades.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 9 anos

A maior parte dos religiosos que participam desse espaço não conhece nem mesmo os seus próprios dogmas e guias de fé. Se auto-intitulam, por exemplo, peritos na Bíblia, embora não conheçam quase nada de hebraico, aramaico e grego antigo. Contentam-se com as traduções pífias, condimentadas e pouco fidedignas...

• Anônimo
    Há 9 anos

Nada como um sistema de crença que planta uma verdade absoluta na testa de um trouxa e assim todo o resto é coisa de capeta.

• Há 9 anos

Concordo com você.

• Há 9 anos

otima colocação. todos chegarao ao mesmo fim, uns mais cedo e outros mais tarde, pore todos chegarão. a doutrina é fantastica. cada dia fico mais feliz.

abraço

• Há 9 anos

Caro Marcos, concordo com você, mas vou um pouco mais além. Existem pessoas que querem de qualquer maneira associar outras religiões ao espiritismo, e quando a alertamos, o orgulho impede que vejam o que estão fazendo, chamando-nos de arrogantes e outras coisas piores, como já pode obsevar nas respostas de sua pergunta. Mesmo dentro de casas espíritas sérias temos este problema. É que o ser humano é por necessidade de sobrevivência e por preguiça , é conservador. Não admite novos conceitos que possam faze-lo trabalhar e se esforçar para aprender. Querem a "papa feita", sem que seja necessário nem ao menos mastigar, quanto mais procurar por ela. Então quem se aproxima do espiritismo, mas não tem coragem de se reformar, acha que entende mas nada sabe, mas sente ORGULHO ser espírita, e fala o que não sabe nem tem coragem de praticar, são palavras tolas de quem ainda não conseguiu aprender intimamente, prestando grande desserviço ao espiritismo

.

Fique em paz

• O primeiro que respondeu disse que tem base espírita e da umbanda ! Ah coitado !... precisa é estudar verbos ! "Interver", calejou meu olho esquerdo !

Outro aí disse que Jesus pregou a ressurreição, ah coitado também !... Ele anda lendo muita revistinha de contos da carochinha e levando a sério !Como pode haver ressurreição de um corpo que já se transformou em outra coisa !? A verdadeira ressurreição existe, mas é a do Espírito e não da matéria ! Tô fora deles !....

Fonte(s): Aperto
  • Anônimo
    Há 9 anos

Boa tarde Marcosrangell

Já tens uma resposta absurda.

Uma pessoa que diz que estudou 20 anos espiritismo e saiu é porque realmente não aprendeu nada de espiritismo. Mas, fazer o quê? Cada um a seu tempo.

Só respondo perguntas sobre esse tema, porque é o que entendo. Não sei nada de outras religiões.

Já vi perguntas e respostas com tal nível de estudo sobre o espiritismo que não dá nem para mencionar.

beijos

*ysha

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.