Qual e a composição da areia,argila e o calcário ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
?
Melhor resposta
A areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, é formada, principalmente pôr quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações, também variadas. Quase todos minerais de grande resistência física e estabilidade química.

A argila é uma rocha sedimentar que se origina da lenta erosão dos granitos, ou seja, do envelhecimento dos cristais. A partir de uma grande pedra, que através dos ciclos, as condições geológicas e atmosféricas vão transformando, nasce uma matéria mais sutil, a própria argila.

Ela é composta basicamente por silicato de alumínio hidratado e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, além de vários outros minerais característicos da região, na qual é encontrada, como por exemplo: feldspato, silicatos, carbonatos, fosfatos e outros elementos como o silício, alumínio, ferro, magnésio e cálcio.

confira o link abaixo para composição do calcário
http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/s...
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • ? respondido 3 anos atrás
    Tipos de solo
    Existem diversas espécies diferentes de solo, as quais variam conforme a sua composição. Entretanto, alguns elementos estão presentes em toda a sorte de solo. São eles a argila, areia, húmus, e o calcário misturados. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também.

    Solos arenosos, por exemplo, possuem mais areia na sua composição.Esses são muito permeáveis, pois como os grãos de areia são relativamente grandes, deixam a água e o ar passarem com facilidade. Para conferir, basta colocar um pouco de areia em uma peneira e colocá-la debaixo de uma fonte de água corrente -como uma torneira aberta, por exemplo. A água irá atravessar a areia com a maior facilidade!

    Os solos que contém mais argila, são chamados argilosos. Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados. Isso faz com que o solo argiloso "segure" a água, e não permite que ela o atravesse - esse tipo de solo é denominado impermeável. Por isso a argila "encharca" com facilidade.

    Se você for plantar uma violeta, escolha uma terra de cor marrom bem escuro - diga ao vendedor da loja de plantas que precisas de terra de solo humífero. Esse é um tipo de solo riquíssimo em nutrientes e as violetas o adoram!

    Existem dois tipos de húmus: o vegetal, formado pela decomposição das plantas, e o de minhoca. Esses bichinhos deixam o solo fértil ao escavarem galerias arejando a terra. Conforme esses bichinhos cavam seus túneis, engolem um pouco de terra. Então, os grãos de solo engolidos, passam pelo corpinho da minhoca e são eliminados com suas fezes, enriquecidos de nutrientes.

    Os ossos dos animais mortos, e conchas abandonadas por moluscos, deixam o solo rico em calcário que recebe este mesmo nome:solo calcário.

    Fonte(s):

    http://educacao.uol.com.br/ciencias/solo-formacao-e-tipos-de-solo.jthm
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear