Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaMitologia e Folclore · Há 8 anos

Qual o significado do mito de prometeu? o que é o fogo? e o conhecimento?

6 Respostas

Classificação
  • Caca
    Lv 5
    Há 8 anos
    Melhor resposta

Prometeu é considerado aquele que se rebelou contra os deuses em favor dos humanos. Trouxe uma sentelha do fogo divino (para uns a sabedoria, para outros o espírito evolucionário ou a mônada). Prometeu era um titã e portanto um ser de uma das raças raizes (andrógeno) e criou uma nova raça a humana, a partir do barro (igual ao Adão, e esse barro pode ser a terra Gaia ou a grande Mãe Tiamate).

Também faz uma analogia ao arcanjo caído junto com um terço dos anjos do céu e na sua rebelião foi figurativamente ilustrado como a serpente na Genesis das escrituras hebraicas.

Esta é uma das interpretações.

• Há 8 anos

Segundo a interpretação do mito realizada por Jorge A. Livraga, Prometeu é o Logos grego, o portador do Fogo Sagrado, mas não de um fogo físico e sim celeste, intelectual, interior - a inteligência e a consciência. Sendo assim, deu a conhecer aos homens o bem e o mal e, por esta razão, vemos que em todas as lendas religiosas os deuses castigam o homem por seu afã de saber. Ele é também o símbolo e a personificação de toda a humanidade. O Fogo Divino permitirá que os homens procedam de modo consciente na senda de sua evolução espiritual, transformando assim o mais perfeito dos animais da terra em um deus em potencial, e fazendo-o livre para tomar por violência o reino dos céus. Virá daí o castigo de Zeus que o encadeia à rocha. A águia é um dos símbolos de Zeus e é quem vem devorar-lhe o fígado, porém, sendo Prometeu um deus, o seu órgão devorado cresce novamente. Ela representará o destino inexorável, que age nos que se atrevem a levar a tocha da Sabedoria e da Luz da razão às tenebrosas mansões da humanidade inválida, sacrificando suas paixões e seu egoísmo, suas ilusões e seus sonhos, acorrentando seu corpo à matéria sob o rigor da Águia-Vontade; tal é o caminho da liberação definitiva e do amor eterno.

• Há 8 anos

Segundo a mitologia grega foi desse modo que o ser humano assegurou sua superioridade sober todos os outros animais da terra sendo mais inteligente que eles.

Provavelmente e o fogo de Hestia que foi retirado do proprio Sol.

Provavelmente é Atena em sua personificação ,conhecimento ou sabedoria.Na mitologia grega, Prometeu (em grego: Προμηθεύς, "antevisão")[1] é um titã, filho de Jápeto (filho de Urano e Gaia[2]) e irmão de Atlas, Epimeteu e Menoécio.[3][4] Algumas fontes citam sua mãe como sendo Têmis, enquanto outras, como Pseudo-Apolodoro, apontam para Ásia.[3], também chamada de Clímene, filha de Oceano. Foi um defensor da humanidade, conhecido por sua astuta inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e o dar aos mortais.[5] Zeus teria então punido-o por este crime, deixando-o amarrado a uma rocha por toda a eternidade enquanto uma grande águia comia todo dia seu fígado - que crescia novamente no dia seguinte. O mito foi abordado por diversas fontes antigas (entre elas dois dos principais autores gregos, Hesíodo e Ésquilo.[6]), nas quais Prometeu é creditado - ou culpado - por ter desempenhado um papel crucial na história da humanidade.

Pai de Deucalião, em algumas versões teria criado os homens usando água e terra, além de ter-lhes dado o fogo.

• Há 8 anos

Bem, resumindo!! Eu sei que Prometeu roubou o fogo divino dos deuses para criar a humanidade! Sendo assim, ele criou os homens... entao deu-nos conhecimentos... (eu acho)... E por causa disso Zeus o castigou por ter roubado o fogo dle.. e fez Prometeu pagar, prendendo ele em uma rocha, fazendo uma aguia comer o figado dele todo dia!!

Bem, pode parecer cruel, mas acho q ensina a temer a Deus, ou aos deuses... e a respeita-los!! Sei la acho que é isso!!

Fonte(s): bjos ^.^
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 8 anos

Prometheus - Senhor filho de Japeto, criador dos primeiros homens andrógenos.

Ele criou os seres humanos, pois ele queria que algum ser cuidasse da Terra (Planeta Géia), e que pudessemos cuidar de nossos próprios passos.

Ele criou a geração de ouro, seu real projeto, primeiro Zeus soube sobre a idéia de Prometheus, e pediu a ele que criasse o corpo físico para os Deuses, após o projeto concluído, ainda não tinha terminado seu projeto que ele realmente queria, criou os Humanos com a ajuda dos Fantasmas que sempre o acompanhavam antes de serem aprisionados em corpos humanos como castigo por ajudar no projeto.

E foi assim que nasceu o primeiro humano da geração de ouro.

Como castigo Prometheus foi aprisionado em um montanha e os fantasmas são obrigados a vver em corpos humanos pelo resto da eternidade

Sua história diz que caso você queira realizar algo, lute pelo o que você quer e aguente as conceqüencias com prazer, por realizar o que queria.

O Fogo, é o fogo da carruagem do primeiro Sol, Hélius, que foi roubado por Prometheus, com a ajuda dos Seis Fantasmas originais*, ele que fortaleceu o corpo do homem fazendo que seu corpo físico criasse um espírito ao término da formção.

o conhecimento é algo que se deve ser conquistado, para conseguir no futuro se tornar um Deus.

*Os Seis Fantasmas originais: são Seis jovens espíritos que são escritos em poucas hitórias gregas que ajudaram Prometheus a criar os humanos são obrigados a viver em corpos humanos pelo resto da eternidade

• Há 8 anos

Que devemos ser bondosos

O fogo poderia ser o fogo de olimpo,a primeira luz sei lá

Conhecimento pode ser sabedoria,conhecer,saber do mundo

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.