Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 8 anos

Alguém sabe me explicar, fundamentado na Bíblia se devemos guardar o sábado ou não?

Boa tarde a todos!

Estou à procura da verdade, buscando a verdade, referente a DEUS e sua palavra, um dos conflitos que mais me aflinge é se devemos ou não guardar o sábado. Amigos meus, que são da igreja Assembléia de DEUS, dizem que a Lei, dos 10 mandamentos, se aplicavam e aplicam ao povo de Israel e que essa Lei, escrita por pelo próprio Dedo de Deus em Tábuas de pedra, especificamente a 4ª lei, "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus..." esta lei foi abolida por Jesus Cristo na Cruz do Calvário. E por isso, hoje, vivemos sobre a graça e não sobre a Lei...Quando que amigos meus Adventistas do Sétimo Dia, guardam o sábado...

Fundamentados nas Santas Escrituras, alguém sabe me responder ou me esclarecer essa dúvida?

Valem 10 pontos!!

Obrigado!!

13 Respostas

Classificação
  • Há 8 anos
    Melhor resposta

a paz do Senhor, também sou assembleiano, essa mudança quem fez foi o homem Lutero, eu guardo o domingo em respeito a minha denominação que ordena a guarda no domingo pois Jesus ressuscitou no domingo por causa disso que Lutero mudou a guarda do sábado pelo domingo,não podemos dizer que as leis foram abolidas pois Jesus não veio abolir as leis e sim cumpri-la e também a lei dos dízimos estaria abolida e nossa bíblia só ia conter o novo testamento, não é bem assim,as leis não foram abolidas, nesta parte da guarda do sábado estou com nossos irmãos adventistas,mais porém cumpro o que a minha denominação determina pois se não cumprir aí sim estarei entrando em pecado, sendo a guarda do sábado ou do domingo, o importante é que guardamos um dia para Deus e ele não nos vê como vê o homem, vamos ficar na sua dependência e contar sempre com sua misericórdia.

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 8 anos

jesus cristo não abolio esse mandamento de quardar o 7 dia da semana o sabado!

• Há 5 anos

O sábado é Perpetuo____

Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."

Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?

Mas vamos a explicação !

Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.

O que significa a palavra perpétua?

Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?

Certo!

Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”

______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!

Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.

Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.

Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.

Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1

“Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22

Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34

_______ Qual é o perigo destas versões errôneas?

É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.

Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]

Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...

“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10

Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.

A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!

Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.

O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15

Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)

Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)

Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)

Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)

O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita

Riscada

Tirada de nosso meio

Cravada no madeiro

Ab-rogada

Acabada por envelhecer

Tirada para dar lugar à graça

NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.

Mandamento

Antigo Testamento

Novo Testamento

1.º

Êxodo 20:2-3

I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31

2.º

Êxodo 20:5,6

I João 5:21

3.º

Êxodo 20:7

Tiago 5:12

4.º

Êxodo 20:8-11

? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

5.º

Êxodo 20:12

Efésios 6:1-3

6.º

Êxodo 20:13

Romanos 13:9

7.º

Êxodo 20:14

I Coríntios 6:9-10

8.º

Êxodo 20:15

Efésios 4:28

9.º

Êxodo 20:16

Colossenses 3:9;Tiago 4:11

10.º

Êxodo 20:17

Efésios 5:3

Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.

http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...

ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.

A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.

“Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.

O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.

“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)

Será que os cristãos precisam guardar o sábado?

http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...

• Há 8 anos

A bíblia é muito clara, e não se contradiz, deixo para você três textos, que tenho a certeza que esclarecerá sua mente:

1º Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus, nele não farás nenhuma obra;[...] Porque em seis dias fez o senhor o céu, a Terra e o mar e tudo que neles há, e no 7º dia descansou. Exodo 20:08~11

Ou seja, o dia de guarda é o sábado,

Com relação a Abolição de Jesus da lei que muitos evangélicos pregam; deixo-te duas passagens;

1ª- "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um ' i ' ou um 'til' jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Mateus 5:17-18.

Mais uma evidência que Jesus não veio a esta terra para revogar nada, veio para nos salvar e cumprir a lei;

e a outra passagem:

Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Apocalipse 22:18 e 19

Portanto, tá aí, acredita quem sabe ler, e interpretar; que neste caso é tão claro que qualquer um compreende;

Ore a Deus que ele te mostrará o caminho a seguir!

Qualquer dúvida me mande um email -> luiz_.eduardo@live.com

Abraços

Fonte(s): Igreja Adventista do 7º Dia
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Olá amigo,

veja o que Jesus nos diz em Mateus 5.17: "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir."

Guardar o sábado significa adorar Deus, é abdicar do seu ego (deixando o trabalho e outras coisas para benefício próprio) como prova de fidelidade, pois o verdadeiro adorador é capaz de deixar tudo para seguir a Deus.

Tire suas dúvidas na bíblia, ela é que é a referência sobre a palavra de Deus.

Hoje a maioria das pessoa guarda o domingo... Porque? Será que houve mesmo abolição? Será que houve alteração da Lei de Deus?

Você já ouviu falar em Concílio de Laodicéia? O cânon 29 deste documento (que não é bíblico) reconfirma a guarda do domingo e anamatiza a guarda do sábado.

Abraço, que Deus te abençoe e que o Espírito Santo lhe dê o entendimento necessário em suas pesquisas e leituras bíblicas.

• Anônimo
    Há 8 anos

DE DEUS NÃO SE ZOMBA

Ninguém afirma: `Deus não existe' sem antes ter desejado que Ele não exista"- Joseph de Maistre .

SEJAMOS SENSATOS : É melhor ter Deus como amigo, ou inimigo ?...

Na Bíblia está escrito: "Não vos enganeis, de Deus não se zomba,pois tudo o que o homem semear,isto também no tempo certo ceifará...” (Gálatas 6,7)

1)-JOHN LENNON

Ao dar uma entrevista a uma revista americana, disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966)"

Lennon foi baleado por um dos seus fãs.

2)-TANCREDO NEVES

Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.

Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.

3)-BRIZOLA

No ano de 1990, na campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente.

A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.

4)-O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC

O construtor do maior navio de passageiros de sua época, no dia de lançá-lo ao mar, respondeu o seguinte, para uma repórter que lhe perguntou a respeito da segurança do navio: "Minha filha, nem Deus afunda este navio".

O Titanic afundou após bater num iceberg, matando centenas de passageiros. Foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo.

5)-MARILYN MONROE

Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do Evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus."

Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.

6)-BON SCOTE

Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell" (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno).

No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scote foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.

"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

• Há 8 anos

Com a chegada de Jesus, muita coisa mudou, muito da lei ferenha que o próprio homem colocou ( por causa da dureza do coração)

Jesus aperfeiçoou o sábado assim como qualquer dia da semana(com exceção do domingo) é para o trabalho.

Infelismente atualmente a ganância fala mais alto.E muitos fazem do domingo um dia lucrativo.

• Anônimo
    Há 8 anos

sim !!!!

• Anônimo
    Há 8 anos

Muitos falam que devemos guardar o sabado por que DEUS fez o mundo em 6 dias , e no 7° dia ele descansou, o nosso 7° dia é o sabado.

:D espero ter ajudado.

• Anônimo
    Há 8 anos

O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM ? OU O HOMEM PARA O SÁBADO – ( Marcos 2,27)

1)-É completamente falso que foram os cristãos de Roma que, para agradar aos romanos pagãos, teriam adotado o dia do sol -- o domingo -- como dia dedicado ao culto.

2)-Cristo ressuscitou no Domingo, os Apóstolos e discípulos reuniam-se no Domingo, e, portanto, o Domingo obedece o preceito divino e aperfeiçoa sua obediência ao separar a Antiga Aliança (preparatória) da Nova Aliança selada por Cristo, e por consagrar a Deus não o último, mas o primeiro dia da semana.

3)-Se o você ler bem o texto dos Atos dos Apóstolos, verá que lá está escrito que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana:

"No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão”(Atos 20, 7).

E São Paulo, escreveu: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte e junte o que lhe parecer..." (I Cor.16, 2).

E no Apocalipse, diz São João:"Um dia de domingo, fui arrebatado" (Apocal. I, 10).

4)-São João morreu nos anos 90. Santo Inácio de Antioquia, no ano 107, diz aos cristãos de seu tempo que "de nenhuma maneira os cristãos devem sabatizar". São Justino, no ano 152, diz que os cristãos festejavam o primeiro dia da semana e não o sábado. (Apologia). E Tertuliano, lá pelo ano 200, diz que os cristãos festejavam o dia da Ressurreição de Cristo, que foi no domingo.

5)-A Didaché, que é um dos documentos mais antigos da era cristã diz:

"No dia do Senhor (no domingo) reuni-vos todos juntos para a fração do pão E dai graças (oferecendo a Eucaristia) depois de confessar os vossos pecados para que vosso sacrifício seja puro" (Didaché, XIV).

6)-E o historiador romano Plínio, em carta ao imperador Trajano, no ano 96, escreveu: "Os cristãos tem um dia fixo para reunir-se e louvar o seu Deus".

Já no Antigo Testamento mesmo, em que se considera como dia do descanso às vezes o PRIMEIRO, às vezes o OITAVO DIA !!!???!!!

Veja Levítico 23, 36 sobre a festa da Expiação: Deus reserva o oitavo, e não o sétimo dia ao descanso:

"E durante sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor; o dia OITAVO será também soleníssimo e santíssimo, e oferecereis um holocausto ao Senhor, PORQUE É DIA DE AJUNTAMENTO E ASSEMBLÉIA...”

7)Aliás, todo o trecho que vai do versículo 23 até o final do capítulo (XXIII), mostra que o dia santificado é ora o primeiro, ora o oitavo, mostrando que o espírito da lei (descanso e santificação) não se prende ao nome do dia (sábado).

O FILHO DO HOMEM É Sr. DO SÁBADO – E O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM PARA O SÁBADO – ( Marcos 2,27)

COM RELAÇÃO AOS PROTESTANTES : I João 2,19: Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.

"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)

Visite e deixe seu comentário em meu blog:

http://berakash.blogspot.com/search/label/Ate%C3%A...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.