Em relação ao aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Me ajudem para o trabalho de ciências
Atualização : a) Que problemas isso pode nos trazer? b) Que medidas devem ser ...mostrar mais
Melhor resposta
O gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso são chamados de gases do efeito estufa. Recebem este nome porque assim como uma estufa, eles mantêm a temperatura do nosso planeta em níveis adequados para vida.
Os raios infra-vermelhos provenientes do Sol entram pela camada de Ozônio e ultrapassam a camada de gás carbônico mas os gases poluentes não deixam que esta radiação volte para o espaço. Como esses raios não atravessam,há retenção de calor dentro da terra, aumentando cada vez mais a temperatura do nosso planeta.
O aquecimento da atmosfera ocorre principalmente por ação do infra-vermelho reirradiado pela superfície da terra em direção às camadas mais altas.O ar aquecido sobe e, ao entrar em contato com o ar superior, mais frio, ocorre condensação do vapor de água contido no ar aquecido e há liberação de calor, contribuindo para o aquecimento da atmosfera. O ar resfriado desce e sofre novo aquecimento, iniciando novamente o ciclo.
Quanto maior a concentração de CO2 na atmosfera,mais difícil será para a radiação solar voltar para o espaço. Se não houvesse gás carbônico na atmosfera ainda estaríamos na Era do Gelo ja que este componente serve para reter um pouco de calor aqui, em condições normais, mas em excesso
pode provocar aumento descontrolado da temperatura da superfície terrestre. A) Alteração descontrolada dos efeitos do clima (tornados,chuvas torrenciais, granizo,), competição entre o gás carbônico e o oxigênio, inversão térmica(no inverno em que uma camada de ar quente se dispõe acima da camada de ar frio. O ar, com os poluentes, sobe até atingir a camada de ar quente e fica retido, não se dispersando piorando as condições de se respirar, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, extinção do Urso polar(ártico) e pinguins(antártida),diminuição dos litorais dos continentes. B) Evitar o corte ilegal de madeiras na Amazônia ( as árvores filtram o gás carbônico Utilizam a água do solo transformando em glicose e oxigênio REAÇÃO: 6CO2+6H2O¬C6H12O6 +6O2, comprar carros com combustão completa ou buscar meios de transporte coletivos ou que poluam menos( bicicleta, ônibus e ou à pé), Obedecer ao protocolo de Kyoto ( menos emissão de gases em países desenvolvidos nas indústrias Químicas), evitar queimadas, evitar usar combustíveis derivados de Petróleo( gasolina, diesel).

Source:

Livro Bio autora Sônia Lopes Volume único Editora Saraiva
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Luiz Eduardo respondido 3 anos atrás
    o google responde
    • Taxa
    • Comentário
  • Blaine Anderson respondido 3 anos atrás
    Você não quer ajuda,você quer a resposta ¬¬
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear