Já "envenenaram" suas idéias contra determinado usuário(a) a ponto de fazer você excluí-lo e...?

... quando se deu conta o usuário não era nada daquilo que o veneno apresentou?

E aí, como ficou nessa?

Que atitudes teve?

==========================

Segundo as idéias de Platão (Fedro), as palavras são poções usadas de 3 maneiras distintas:

MEDICAMENTO: Elixir poderoso para conhecimento. O dialogar, o esclarecer e o equilíbrio entre pontos de vista dentro da comunicação. No diálogo podemos admitir a nossa ignorância, com ela aprendermos a sermos mais humildes na compreensão do quanto é salutar a aprendizagem pela troca e que em momento algum somos donos do saber.

COSMÉTICO: É o maquiamento das palavras. É o subliminarismo. É mascarra dissimulada para o ocultamento da realidade, do evidente, do que a consciência ética esconde.

VENENO: Pior utilidade. É o viés dado segundo critérios subjetivos, num jogo obscuro e sórdido para nos fazer aceitar a palavra. É modo de fascinar sem nos permitir análise de veracidade. É manipulação para detenção do poder sobre o outro. Um exemplo deste artifício é possível vermos na Política. Mas... Este é só um deles.

12 Respostas

Classificação
  • Lex
    Lv 7
    Há 8 anos
    Melhor resposta

Nunca.

Aqueles que agirem conforme ensinava Sócrates, terão mais critérios para ouvir, conduta que os preservará das inutilidades, fazendo com que cheguem a ir, muito além do que tentem lhe dizer.

Um rapaz procurou Sócrates, o sábio grego, e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar é um fato? Caso você apenas tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, então, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo? Se o que você vai contar é verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? É realmente importante a divulgação desta informação? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o mundo?

E arremata Sócrates:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o planeta e fomentar a discórdia.

• Há 8 anos

QUEM JULGA O QUE OUVE É ORELHA, NÃO JUIZ ! ADOREI PLATÃO WILMINHA. JÁ CITEI, ( almas gemeas) !

• ...
    Lv 6
    Há 8 anos

Não. Já fui avisada (porque tenho efeito retardado e não percebi antes) que uma criatura que andava por aqui era meio das trevas e depois analisando os fatos fui perceber que era mesmo, daí então resolvi me afastar do ser em questão, mas não foi veneno não, foi apenas uma constatação. Beijo !

• Há 8 anos

Bem por isso procuro sempre...sempre.... observar...observar e chegar as minhas próprias conclusões avaliando toda a situação e questão...

Não sou de deixar que "veneno" atue em minhas conclusões.

E depois gosto de descobrir eu mesma o que é , e o que não é.....rs

Mas se chego ao ponto de excluir alguém é por minha conta e risco, depois do que EU concluo e não por venenos de terceiros.. a responsabilidade do "engano", se for o caso, será sempre minha, pois faço de tudo para não sucumbir ao veneno de terceiros...

==========

E por aqui esse tipo de situação é uma constante, por isso digo que: ponderação, opinião própria e observar de forma calma tudo que acontece, ajuda para não cometermos injustiças....

Beijos.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 8 anos

Olá Min!

Mantenho pouco contato por aqui. Um ou outro email entre usuários e apenas superficialidades. Então nunca tentaram me envenenar, apesar de me passarem informações bombásticas!...rs

A via tem duas mãos: a que envenena e a que se deixa envenenar.

Cabe a nós, receptores do veneno (ou remédio, ou cosmético), usá-lo ou não.

Um abração!

• Allane
    Lv 7
    Há 8 anos

Tentaram mas eu prefiro conhecer melhor a pessoa e eu mesma tirar minhas conclusões.

A Physis já disse tudo.

• Anônimo
    Há 8 anos

A penas te digo que o que os outros falam não interfere no que se é!( eu que fiz)

Nada nem ninguém pode mudar uma pessoa, mas quem a muda é ela mesmo. Você pode falar ou fazer o que quiser mas é só a pessoa querendo mudar que ela muda. (pensamento de Augusto Cury, achei muito convincente e mudei o meu jeito de pensar)

Sendo assim nada nem ninguém pode falar o que um ou outro é!

Não aponte antes de conhecer!

• Há 8 anos

Envenenar a ponto de excluir? Como assim?

Mas eu acrescentaria uma quarta maneira. Palavras podem ser usadas para confundir. Se alguém faz alguma pergunta aqui no YR (principalmente se for uma pergunta daquelas "o que é que eu faço agora?") que você vê que é a pessoa é que precisa decidir o que fazer, você pode expressar idéias simplesmente com o intuito de acrescentar novos elementos no contexto. Não responder, mas colocar mais dúvidas para a pessoa pensar a respeito.

• Há 8 anos

Não ;;;

Minha personalidade é muito forte para eu ser influenciado em qualquer coisa em minha vida ;;;

Ou eu gosto de alguém ou não gosto ;; simples assim ;;;e por minhas próprias convicções ;;;

Sei reconhecer o que me faz mal a Quilômetros de distância ;;sem precisar de ajuda externa ..rs

• Estela
    Lv 5
    Há 8 anos

Já envenenaram pessoas contra mim, madame mim..ahahahahahaha

E também já me envenenaram contra outras, só que nesse caso não durou muito o veneno porque eu tomei um certo 'elixir' que só o tempo me ensinou a digerí-lo. Abç!

Fonte(s): estela :)
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.