O que faz um técnico em edificações?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Qual a função do tecnico em edificações?
E quanto ganha mais ou menos um profissional desses?
Melhor resposta
O Técnico em Edificações é o profissional que acompanha o engenheiro civil em todas as fases da construção. Cabe a ele a preparação para a execução dos serviços relacionados à edificação de novas obras. Realiza funções de apoio às áreas de urbanismo e arquitetura, atuando como assistente nas atividades de demarcação e mapeamento de terras, instalações elétricas e hidráulicas.

Disciplinas:
Solos, topografia, projetos construtivos, materiais de construção, resistência e estabilidade, concreto, estruturas metálicas e de madeira, instalações prediais, tecnologia da construção, planejamento, orçamento e análise de custos, prática em edificações, inglês técnico e informática.

O salário inicial na área gira em torno de R$1.500,00 reais, por isso o curso é muito concorrido nas instituições como SENAI que é conceituada em formar profissionais excelentes para essa área.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Fábio Ferreira respondido 3 anos atrás
    Técnicos em Construção Civil (Edificações)

    *Onde poderá atuar
    Em construtoras e indústrias de materiais para construção, bem como em fábricas de pré-moldados. Além disso, podem atuar também em áreas específicas, como na construção de estradas, trabalhando em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, assim como auxiliando no planejamento, orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras.

    *Que tipo de atividades irá desempenhar
    Em parceria com engenheiros civis, eletricistas e agrimensores, desenvolvem atividades tais como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisionam a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Podem desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas fornecidas por superiores e encaminhando projetos para a aprovação dos órgãos competentes. Além dessas atividades, podem, inclusive, inspecionar a qualidade dos materiais e serviços, bem como realizar a apropriação de máquinas e equipamentos. De um modo geral, é o técnico em edificações que treina, coordena e efetiva o pagamento da mão-de-obra. Os técnicos em construção civil podem, também, vender produtos e serviços, elaborando propostas comerciais e demonstrando a viabilidade do produto ao cliente.

    *O que as empresas esperam de você
    Que saiba utilizar a legislação trabalhista, para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores envolvidos no projeto que esteja coordenando.
    Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas.
    Que busque realizar os serviços de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços executados.

    *Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*
    R$ 1.454,31

    *Como deve se preparar
    Para ser um técnico em construção civil (edificações) é necessário fazer um curso técnico, seja em edificações ou em outras modalidades da construção civil. Fique atento, pois os cursos deverão ser feitos em instituições de formação profissional e escolas técnicas que tenham registro no CREA. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96 – LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.


    *Conhecimentos enfatizados
    Serão oferecidas durante o curso disciplinas básicas, como desenho de construção civil, leitura e interpretação de projetos, além de técnicas de segurança do trabalho e preservação ambiental, elaboração de orçamentos e planilhas de controle de previsão de consumo de materiais para o desenvolvimento de uma obra, controle tecnológico e laboratório. Portanto, você deverá aprender a utilizar normas, métodos e procedimentos estabelecidos para a construção civil e programas específicos de computador para desenhar projetos.


    *Estágios
    Os estágios em empresas correspondem, no mínimo, a 10% da carga horária do curso técnico.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear