O ateísmo predispõe ao suicídio?

Ateus pensam que morreu acabou. Será que os ateus quando estiverem com problemas mais sérios na vida, não correm um risco maior de cometer suicídio?

15 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos

Não, quem predispõe ao suicídio é a depressão, que pode acometer a ateus e a religiosos, indistintamente.O fato de não acreditarmos em vida após a morte, pelo contrário, predispõe os ateus a valorizar o aqui e o agora, a vida presente como única realidade possível, o que é incompatível com a ideia de suicídio.

Por outro lado, não tememos uma condenação especialmente rígida para suicidas,o que me leva a crer que,em caso de extremo sofrimento, doenças incuráveis, inacapacitantes e crônicas eu poderia sim optar por dar fim à minha própria vida. É claro que isso vai depender demais do juízo das pessoas à minha volta: não gostaria que elas sofressem inutilmente e talvez isso segurararia minhas rédeas. Mas não deixaria de me matar por temor a deus,pois não acredito nele.

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 9 anos

Bem na verdade vai da cabeça de cada um , cristãos se matam , ateus, enfim vai da cabeça e estado emocional de cada um meu jovem

• É bom que as pessoas entendam: nenhuma religião ou mesmo ética se sobrepõe aos instintos naturais e o maior instinto natural que temos é o da sobrevivência. É por isso que em tragédias ou dificuldades extremas vemos pessoas fazendo coisas que jamais supunham ser capazes de fazê-las. Por conta disso, tanto ateus como religiosos podem cometer suicídio num caso extremo, pois o que lhes guiará será o desespero e a incapacidade de lidar com a situação. Só como curiosidade, o país com maior número proporcional de suicidas é a Lituânia, de maioria cristã.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • leal
    Lv 7
    Há 9 anos

"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver."

Dom Hélder Câmara

É quase um tabu, este assunto. As pessoas esquecem-se de que estão aqui por motivo ignorado e partem para a tolerância de uma vida que tende a situações drásticas, muitas sofrerão crueldades e mesmo assim, não se sabe se por apelo interior à sobrevivência, acabam por lutar em se manter por aqui.

Na Bíblia, descobrimos que os casos que são interpretados como suicídio, não têm nenhuma advertência contrária logo em seguida à narração. Quem estiver interessado, basta pesquisar pelo fim que tiveram Abimeleque, Saul, Aitofel, Zinri e Judas Iscariotes.

O ateísmo não seria motivo suficiente para que isso acontecesse, pois é a ausência de razão para viver que pode nos tentar a tal ato.

Para reflexão.

• Anônimo
    Há 9 anos

Você não tem vergonha de expor assim sua ignorância? Você é capaz de afirmar o que acontece depois da morte? E de onde você tirou isto de suicídio? Concentre-se melhor quando fizer perguntas, ou então desista. Au revoir

• Anônimo
    Há 9 anos

Não, isso depende da fraqueza psicológica em que a pessoa se encontra.

• Há 9 anos

Não! porque é complicado,você morre e mais nada acontece,isso se aplica muito mais com um religioso,pois ele acha que se morrer,vai morar com Deus no "céu".

• Anônimo
    Há 9 anos

A religião eh uma barreira a depressão. Tenho amigos que, ao chegarem a conclusão de que Deus não existe... precisaram ler livros de autoajuda, visitar psicólogos e outras coisas para poder se recompor.

Por isso eu odeio a religião. Nao foi o ateísmo que quase matou meus amigos, mas sim a ilusão que eles viviam antes.

Hoje sou ateu, gracas a Deus.

• Há 9 anos

Nada haver...

• Samuel
    Lv 5
    Há 9 anos

Pelo contrario.

A vida é muito preciosa para um ateu se dispor dela.

Ateus dão mais valor a vida porque essa é a única realidade possível. Sendo assim viver, por pior que algumas fazes da vida possam ser, é sempre melhor que morrer.

A morte não trás alento ou conforto, só esquecimento....vácuo....

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.