Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 8 anos

Porque não é mais preciso guardar o sábado?

Não consigo entender a interpretação protestante e adventista para o sábado.

8 Respostas

Classificação
  • Thaís
    Lv 4
    Há 8 anos
    Melhor resposta

    Romanos 10:4 ' Porque Cristo é o fim da lei ,para que todo aquele que exercer fé possa ter justiça'

    Romanos 7;4-6 'Assim como seus irmãos , vós também fostes mortos para a lei,por intermédio do corpo do cristo,para que os tornásseis de outro,daquele que foi levantado dentre os mortos,afim de que déssemos fruto para Deus. Mas agora fomos EXONERADOS da lei,pq morremos para aquilo que nos segurava,para que fôssemos escravos num novo sentido pelo espírito e não no velho sentido por código escrito.

    EXONERAR - 1 DEMITIR-SE 2 DISPENSAR,DESOBRIGAR

    Assim Deus usou Jesus para por fim aquela lei

    Gálatas 3: 23 ao 25 A lei,por conseguinte tornou-se nosso tutor,conduzindo o Cristo,para que fôssemos declarados justos devido a fé,25- Mais agra que chegou a fé NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI.

    Gálatas 3:19 Pq,então, a lei? Ela foi acrescentada para tornar manifesto as transgressões ate que chegasse o DESCENDENTE a quem se fizera a promessa, e ela foi transmitida por intermédio de anjos pela mão de um mediador

    Fonte(s): A Biblia
  • Há 8 anos

    É muito simples:

    Deus pediu para guardá-lo em Êxodo 20:8-11;

    Foi dados aos estrangeiros em Isaías 56:6;

    É considerado o Dia do Senhor ou Dia de Jeová em Isaías 58:13;

    Foi guardado pelos seguidores de Jesus depois de sua morte em Lucas 23:55-56

    Os discípulos costumavam se reunir para adorar a Deus em solo não judaico ( estrangeiro em relação a Israel ) no dia de sábado, muitos anos depois de Jesus ter morrido, provando assim que não faziam isso porque as reuniões de culto ocorriam somente no sábado e sim porque os seus seguidores ( incluindo os apóstolos, assim o quiseram ) - ver Atos 13:42 e 44; Atos 16:12 e 13; Atos 17:1 a 3; Atos 18:1 a 4; Atos 18:11

    Temos aqui que considerar o seguinte: (v.4) "todos os sábados"; (v.11) "ficou ali um ano e meio ensinando". Nesse ano e meio transcorreram 78 sábados, tempo mais que suficiente para Paulo ensinar que o dia de repouso fora mudado... (v.3) Paulo "trabalhava em fazer tendas". No sábado não trabalhava, cumpria a Lei de Deus que lhe manda trabalhar seis dias. Logicamente não descansou no domingo. A Bíblia diz que o fazia no sábado e preferimos ficar com a Bíblia; (v.4) diz que Paulo estudava a Palavra de Deus com "judeus e gentios". Também com os gentios no sábado.

    Paulo foi o apóstolo que mais pregou em solo estrangeiro, ele praticava seus cultos no sábado em um dia que não era tradição para os gentios em seu próprio solo, e como descrito anteriormente, isto ocorreu em 78 sábados.

    Sem falar que as passagens de Mateus 5:17-19 e Apocalipse 22:18-19 são claras em dizer que a lei de Deus não pode ser abolida.

    Fique com Deus !

  • Há 8 anos

    Olá Jeferson.

    Não se preocupe, cristãos, como eles mesmo dizem, pelo menos 99 % de todas as linhas do cristianismo, não são obrigados a guardarem o sabado.

    Deixe para o judeus que são felizes com essa observância e através desse único dia, TODOS param e confraternizam com suas familias.

    Por outro lado, os cristãos, tem a maior dificuldade em confraternizar semanalmente, porque quando um está descansando, o outro está trabalhando. Assim é o comércio escravo que força o homem cada vez mais buscar o TER e TER, deixando o SER para um dia que der.

    A finalidade da guarda do sabado é justamente dar a todos, desde o patrão até mesmo o simples empregado o direito do descanso e o compartilhar da família. Assim todos param, assim todos se confraternizam.

    Abraços

    Alexhaifa

  • Anônimo
    Há 8 anos

    Deus quis mostrar ao homem que depois de seis dias trabalhando, correndo de lá prá cá, ele deveria tirar um tempo para descansar. Deve “separar um dia para o repouso e recuperação de sua energias.

    O Sábado é o dia da semana no qual devemos deixar de lado todos os nossos problemas, nossas dívidas, nossas preocupações e utilizar este dia para descanso da mente e do corpo.

    isso nao quer dizer que irá ficar um sabado todo sem fazer nada que nem um vagabundo.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 8 anos

    Uns acham que devem guardar, outros acham que não...Obsdervo que Paulo, o Apóstolo, não salientou esse assunto, sendo ele judeu, fariseu, cristão e apóstolo...em sua máxima na epístola aos Romanos não resalta o assunto como o mais importante, senão a GRAÇA...

  • Há 8 anos

    O judaísmo do tempo de Jesus estava cheio de usos errados das formas-funções estabelecidas no Velho Testamento. Um exemplo disto pode ser visto no início do Sermão da Montanha (Mateus 5) ou no discurso contra os líderes religiosos (Mateus 23).

    O modo como a tradição judaica encarava o sábado também era um exemplo desta distorção das formas e funções veterotestamentárias. O sábado deveria servir para descanso e meditação, mas acabou sendo transformado em um pesadelo de regulamentos e listas "pode e não-pode".

    Jesus corrigiu este problema ensinando: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos 2.27). Este aforismo acaba com os conceitos errados sobre a função do sábado.

    Como era o costume de Jesus ao ensinar, ele volta à raiz da instituição para poder compreendê-la melhor. O Senhor faz referência à criação e pede que observemos a intenção do Criador ao estabelecer, posteriormente, a instituição do repouso sabático.

    Este provérbio foi construído num claro caso de paralelismo antitético, onde as frases têm idéias que se contrapõem. Nos provérbios construídos em paralelismo antitético, geralmente a última frase da parelha recebe maior ênfase, mas este não é o caso aqui. Este provérbio é uma exceção à regra geral (ver Introdução), pois enfatiza mais a idéia: "o sábado foi feito por causa do homem". Esta quebra da regra geral também se explica pelo desejo de Jesus de enfatizar uma frase anexa ao provérbio onde ele disse: "de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado" (Marcos 2.28). Assim o provérbio tem ênfase na primeira frase do par antitético e também na frase anexa ao final.

    Fonte(s): biblia
  • Há 8 anos

    Porque Colossenses 2;16, 17 diz claramente que o cristão não deve mais estar submetido a guardar certos dias como mais especiais que outros.

    Jesus ainda VIOLAVA o sábado. Mateus 12 ;:5

    Jesus e Seu Pai TRABALHAVAM no sábado. João 5:16, 17

    Os OPOSITORES de Jesus o condenavam por ele VIOLAR O SÁBADO. João 9 : 16

    Isso prova que o sábado era a única exceção à regra.

    Falou ?

  • Há 8 anos

    ● Têm os cristãos a obrigação de guardar um dia de sábado semanal?

    Êxodo 31:16, 17: “Os filhos de Israel têm de guardar o sábado, a fim de celebrar o sábado nas suas gerações. É um pacto por tempo indefinido/perpétuo. É um sinal entre mim e os filhos de Israel por tempo indefinido.” (Note que a guarda do sábado era um sinal entre Jeová e Israel; não seria assim se todos os demais estivessem sob a obrigação de guardar o sábado. A palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” é ‛oh‧lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração. Pode significar para sempre, mas não necessariamente. Em Números 25:13, a mesma palavra hebraica se aplica ao sacerdócio, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.)

    Romanos 10:4: “Cristo é o fim da Lei, para que todo aquele que exercer fé possa ter justiça.” (A guarda do sábado fazia parte dessa Lei. Deus usou a Cristo para pôr fim àquela Lei. Alcançar alguém a justiça perante Deus depende da sua fé em Cristo, não da guarda do sábado semanal.) (Também Gálatas 4:9-11; Efésios 2:13-16.)

    Colossenses 2:13-16: “[Deus] nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas e apagou o documento manuscrito que era contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós . . . Portanto, nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado.” (Se uma pessoa que estava sob a Lei mosaica fosse julgada culpada de profanar o sábado, tinha de ser apedrejada até à morte pela inteira congregação, segundo Êxodo 31:14 e Números 15:32-35. Muitos que argumentam a favor de se guardar o sábado têm motivos de se alegrar de que não estamos debaixo dessa Lei. Conforme indicado no texto bíblico citado aqui, para alguém ter uma condição de aprovação perante Deus não mais precisa seguir o requisito de guardar o sábado dado a Israel.)

    ● Foi a ordem de guardar o sábado dada a Adão, tornando-a assim obrigatória a toda a sua descendência?

    Jeová Deus passou a descansar de suas obras de criação material, terrestre, depois de preparar a terra para a habitação humana. Isto está declarado em Gênesis 2:1-3. Mas, nada nos escritos da Bíblia diz que Deus tenha orientado Adão a guardar o sétimo dia de cada semana como um sábado.

    Deuteronômio 5:15: “Tens de lembrar-te de que te [Israel] tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a fazer-te sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Jeová, teu Deus, te mandou observar o dia de sábado.” (Jeová relaciona aqui o dar ele a lei do sábado com a libertação de Israel da escravidão no Egito, não com eventos no Éden.)

    Êxodo 16:1, 23-29: “Toda a assembléia dos filhos de Israel chegou finalmente ao ermo de Sim . . . no dia quinze do segundo mês depois da sua saída da terra do Egito. . . . [Moisés] lhes disse: ‘É o que Jeová falou. Amanhã haverá a observância sabática dum santo sábado para Jeová. . . . Seis dias haveis de apanhá-lo [o maná], mas o sétimo dia é um sábado. Não se formará nele.’ . . . Jeová disse a Moisés: . . . ‘Notai o fato de que Jeová vos deu o sábado.’” (Antes disso, demarcavam-se semanas de sete dias cada uma, mas esta é a primeira menção que se faz da observância dum sábado.)

    Para mais informações: tireduvidas2011@hotmail.com

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.