Luisa
Lv 7
Luisa perguntou em Ciências SociaisSociologia · Há 8 anos

Ninguém pode ver nem compreender nos outros o que ele próprio não tiver vivido?

"Uma pessoa para compreender tem de se transformar."

( Antoine De Saint Exupery )

Tentamos sempre compreender as versões que não nos são legíveis. Mas somente entenderemos cada um, se nos colocarmos, a todo instante, no exato ponto em que ela esta, ou então nos conformarmos em não saber... mas respeitar.

Que me dizem vocês....

abraços e amor a todos meus amigos

12 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 8 anos
    Melhor resposta

Olá Fedra!

A compreensão vem da sabedoria, que é o conhecimento internalizado. E para compreender alguém profundamente, devemos exercitar a empatia, que se não for pela experiência que seja pela afinidade.

E embora sejamos humanos, e suscetíveis a criticar as pessoas, principalmente aquelas que não gostamos, ou de caráter duvidoso. Devemos antes tentar compreender mesmo aos inimigos.

"Não os critiquem; são eles exatamente o que nós seríamos sob idênticas condições".

Abraços e amor!

• Gueixa
    Lv 7
    Há 8 anos

oi amada!

Fedra concordo plenamente!

Se não vivermos ou não nos colocamos no lugar da pessoa,todos os pontos de vistas e opiniões serão vãs!

ti amuu

bjos em vc amore

• Ola Fedra !!

Sempre digo que os melhores conselhos vem de pessoas que ja passaram pelo mesmo problema !

Podemos falar de coisas que sabemos e nunca vivemos, mas só sabemos o que a pessoa sente qdo ja estivemos na msm situação !!

Ventos de Paz !!

• LUA
    Lv 7
    Há 8 anos

Algumas vezes é muito difícil ver e compreender algo que nós não tenhamos vivido.

Para que possamos ver o outro e compreende-lo é necessário abdicar da nossa maneira de ver a situação e nos colocarmos na situação de vida e na história de vida da outra pessoa.

É como se fosse um exercício que temos que fazer a todo momento se quisermos realmente entender o outro como ele é e não como nós gostaríamos que ele fosse. E não é um exercício fácil de se realizar porque a nossa tendência é analisar a situação como nós a vemos, então a todo momento temos que prestar atenção se estamos realmente abdicando da nossa maneira de entender a situação para poder entender a situação do ponto de vista da outra pessoa.

Esse exercício é tão difícil que as vezes não conseguimos realiza-lo com exito então o melhor é respeitar o que não conseguimos entender no outro.

Um ótimo dia para você.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 8 anos

Fedra,

no decorrer de nossas existências vamos vendo e passando pela vida das pessoas assim como elas vão deixando um pouco delas em nós. Aqueles que possuem certo senso crítico e sensibilidade conseguem sentir o outro e entende-lo de alguma forma em suas adversidades, às vezes de uma forma simples ajudam o seu semelhante, mesmo que com palavras, um simples abraço ou somente ao ouvir.

Compreender exatamente o que o outro viveu possivelmente não conseguimos, mas podemos em muitos casos sentir a dor ou até mesmo a alegria do próximo.Só quem passa por certas situações sabe como é e quem não, só imagina.

O importante é se comportar como você citou, com respeito. Para mim esse é o maior grau de maturidade. Por que para muitos é mais fácil menosprezar do que se por no lugar dos outros.

Abraços e amor para ti também

• Anônimo
    Há 8 anos

Vdd, Fedra!!! Eu consigo entender a dor alheia (por exemplo) quando um dia ela foi minha também. Quando eu já experienciei algo fica mais fácil eu falar e tentar transmitir que tá para superar aquilo...se eu passei e superei todos poderão.

E assim é comigo também. Quando eu estou passando por determinada situação nova e me desespero e vem alguém me contar que passou e tudo melhorou, então eu acredito e creio que também superarei.

É isso!

• Há 8 anos

Boa noite linda e querida amiga...!

Fedra, tem um estudo que fazemos que nos mostra que, quando vemos os

defeitos alheios, na verdade está só se refletindo no outro o que somos.

Ai ficamos sabendo que só conseguimos ver aquilo que somos, fomos e

ai, conhecemos. A importância dessa transformação é, dominar as nossas

imperfeições, dar lugar a coisas melhores e assim veremos o outro mas

teremos o entendimento de suas dificuldades e ver suas qualidades.

Beijos!

• Querida amiga, eu sempre digo que a retórica é muito bonita. Mas, v amos colocar em prática o que Antoine disse há tanto tempo... "... para compreender tem de se transformar..." Chega a ser irônico, não é mesmo, amiga?

Abraços e amor também.

• Há 8 anos

É muito difícil dizer: "Eu sei pelo que você está passando.". Se nunca vivenciamos aquela situação...

Como saber a verdadeira dor de uma mês que perde um filho se não perdemos o nosso?

Mas podemos sim sermos solidários e tentar imaginar esse tipo de dor e sofrimento...

Beijos.

• Anônimo
    Há 8 anos

Realmente, para compreender alguém somente olhando a situação pelos olhos do próprio, o que é impossível, visto que nossa mente se baseia na percepção que temos do mundo, e que estas percepções variam infinitamente entre cada indivíduo.

Acredito que o correto seja sempre tentar se por no mesmo ponto que o próximo, mas tendo consciência que a compreensão total não ocorrerá jamais.

Até mas

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.