Por que eu, ou um cidadão qualquer, não têm O DIREITO DE SABER que 50% do valor pago num sabão em pó é imposto?

Eu defendo a aprovação de projeto de lei que prevê a discriminação do valor da carga tributária de cada produto na nota fiscal. Por que preferem essa taxação "silenciosa", diferente do que acontece em outros países, como Canadá? Só neste ano, cada cidadão já pagou, em média, mais de R$ 1,5 mil só em tributos. Infelizmente, nós contribuintes não vemos esse dinheiro ser aplicado como deveria. Ou seja, não sabemos COMO ele é arrecadado (escondem de nós o percetual embutido nos bens de consumo) e nem NO QUE é gasto. Não sabemos nada. Aqui, muita gente ainda pensa, principalmente nas camadas de menor instrução, que os altos preços são produto da ganância dos empresários. Se houvesse algo semelhante no Brasil, o consumidor saberia que paga impostos até sobre os itens básicos da alimentação. No arroz e no feijão, são uns 17%; na carne bovina, 20%; no café, 25; e na manteiga, 36%.

A discriminação do valor pago em impostos pelo consumidor está prevista no Artigo 150 da Constituição. Até hoje, 22 anos depois da aprovação da Nova Carta em 1988, esse dispositivo não foi regulamentado. Um projeto de lei com esse objetivo, referendado por um abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas, até já foi entregue ao Congresso Nacional pela ACSP em 2006. Aprovado pelo Senado, estava pronto para ser votado pela Câmara. Empacou, de novo.

Que engraçado né?

15 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Melhor resposta

Concordo com os seus dizeres, mas de prático o que mudará? Será se seríamos capaz de, através desse conhecimento, fomentar uma mudança em prol de uma reforma tributária efetiva e descente?

Difícil responder... Sinceramente escrevendo isso só servirá para que comerciantes sejam obrigados a refazer seus anuncios, placas promocionais, menus, etc., e depois repassar essas alterações ao consumidor.

Não consigo vislumbrar nem 40% da população brasileira sendo capaz de fazer uma análise crítica do fato ou ao menos se indignar. Acho que os quase 40% dos brasileiros capaz de fomentar alguma mudança deveria se ater em buscar uma reforma tributária ampla e sem rodeios e pontos como este por você levantado, deveria naturalmente ser uma consequência dessa reforma. Sei lá, estou cansado de paliativos e remendos.

E por falar em reforma tributária (KKKKKKKK), tem gente que acredita que ela nos trará redução nos preços de bens e serviços: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201... . É o que eu digo: Democracia sem educação é ditadura institucionalizada.

Bom... Depois que aqueles incompetentes do DNIT estragaram meu feriado só me resta continuar aqui no YR! lamentando, respondendo e comendo chocolate.

Valeu?

Barbosa.

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 9 anos

" O que os olhos não veem o bolso não sente." Daqui a uns dias vão cobrar imposto pela existência humana...Tô falando...

• Há 9 anos

A corja, digo, o governo, trabalha e vai sempre trabalhar contra a aprovação de tal mudança por temer que a divulgação do valor pago em impostos acabe se voltando contra ele e a máquina arrecadatória da Receita. É melhor deixar o pobre coitado ignorante.

• Há 9 anos

Sou a favor dessa lei.Geralmente, o governo não quer que a gente saiba o quanto de imposto a gente paga.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 9 anos

http://www.youtube.com/watch?v=lC0yhttp

Youtube thumbnail

://www.youtube.com/watch?v=xVnRUl5fyPk&feature=related-xmmOYw

• ... e que 47% da conta de luz são impostos!

Quando o Povo começar a aprender a votar e, ao mesmo tempo, sumir essa corja de eleitores babacas que andam atrás de favores daqueles em que votam, teremos voz para cobrar reformas como a tributária e teremos acesso a essas informações que, afinal, são um direito nosso.

• Há 9 anos

Amigo, nesse ano, só o déficit da Previdência Social dos funcionários públicos - os que recebem as maiores aposentadorias oficiais - deverá chegar a R$ 40 bilhões, 3 vezes mais que o Bolsa Família. Isso faz parte do que Lula chama de "políticas sociais". Se a população soubesse.......

• Há 9 anos

Tmb acho q o povo tem direito de saber quanto paga de impostos.

• Anônimo
    Há 9 anos

Seria uma ótima reforma, porque acredito que sua meta é fazer com que, assim, a sociedade, consciente de quanto paga de impostos, possa cobrar a contrapartida em serviços públicos de qualidade.

• Há 9 anos

Pela transparência nos impostos, já!!!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.