esse verbo é transitivo ou intransitivo?

repare essa frase ::

(A) assitimos a peça de teatro :

eu tava vendo uma videoaula sobre o uso da crase onde disse q estava errado nessa frase pois devia ter crase . porq peça é uma palavra feminina. ta ok , mas ele tambem disse q assistir ta no sentido de ver- presenciar . e disse q o verbo é intransitivo ... eu jurava q era transitivo . me ajudem pessoal . pois eua chei q sabia quando um verbo era transitivo ou intransitivo , mas agora ja nao sei mas de nada .. vlw abraço a todos

2 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Melhor resposta

    Para saber se um verbo está transitivo ou intransitivo, temos de analisá-lo na frase.

    O verbo assistir está transitivo direto com sentido de: acompanhar (enfermo, moribundo, parturiente, etc) para prestar-lhe conforto moral ou material.

    Na frase: assistimos à peça de teatro, (com crase), o verbo assistir está transitivo indireto com sentido de "ver, testemunhar"

    O verbo assistir intransitivo: significa morar; residir, habitar.

    Ele assiste em Brasília

    João assiste na casa do irmão

    Quem assiste no Brasil é brasileiro.

    Um abraço

  • ?
    Lv 4
    Há 9 anos

    Está faltando a CRASE, pois o certo é "assistimos à peça de teatro"...

    Outro exemplo: "assistismos ao programa X" etc

    Não é intransitivo, pois intransitivo não exige complemento. No caso em questão, o verbo assistir, além de exigir complemento, ainda exige a presença de preposição e, por isso, é transitivo INDIRETO.

    Enfim,

    O verbo assistir pode ser transitivo indireto, transitivo direto e intransitivo.

    Transitivo indireto: quando significa “ver”, “presenciar”, “caber”, “pertencer” e exige complemento com a preposição “a”.

    - Assisti a um filme. (ver)

    - Ele assistiu ao jogo.

    - Este direito assiste aos alunos. (caber)

    Transitivo direto: quando significa “socorrer”, “ajudar” e exige complemento sem preposição.

    - O médico assiste o ferido. (cuida)

    Obs: Nesse caso o verbo “assistir” pode ser usado com a preposição “a”.

    - Assistir ao paciente.

    Intransitivo: quando significa “morar” exige a preposição “em”.

    - O papa assiste no Vaticano. (no: em + o)

    - Eu assisto no Rio de Janeiro.

    “No Vaticano” e “no Rio de Janeiro” são adjuntos adverbiais de lugar.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.