Quais 5 ecossistemas terrestres?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Gih respondido 3 anos atrás
3. Ecossistemas terrestres: a) caracterização dos ecossistemas: floresta tropicais, temperadas, tundra, desertos, taiga, montanhas, savanas e pradarias. b) Caracterização da vegetação c) Adaptações e comportamentos dos animais

4. Ecossistemas terrestres brasileiros: a) caracterização dos ecossistemas: floresta amazônica, mata atlântica, cerrado, caatinga, pradaria, cocais, babaçual, pantanal. b) Adaptações e comportamento dos animais

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Luna respondido 3 anos atrás
    Denomina-se ecossistema uma comunidade de organismos ( componente biótico ) que interagem tanto entre si como com o meio não-vivo ( componente abiótico ou físico ) em que vivem. Existe grande diversidade de ecossistemas que, basicamente, podem ser divididos em dois grupos: a) terrestres; b) aquáticos, sub-divididos em: b1) marinhos; b2) de água doce.
    Os ecossistemas terrestres caracterizam-se por combinações peculiares de clima,
    solo, flora e fauna. Os principais ecossistemas terrestres são: a) floresta tropical; b) floresta
    temperada; c) savana; d) estepe; e) deserto; f) taiga; g) tundra.
    1. Floresta tropical. Ocorre em regiões de clima quente e úmido, como na Amazônia, na bacia do rio Congo ( na África ) e no sudeste da Ásia. Ocupa cêrca de 20% da superfí-cie terrestre e contém mais de 1,5 milhões de espécies vegetais e animais. A flora é muito rica em árvores de folhas perenes, formando dois ou três andares. Também são abundantes as lianas ou cipós e as plantas epífitas ( orquídeas, filodendros, etc.). São mais frequentes os animais arborícolas, como macacos, preguiça, papagaio, etc. e mais raros os que se locomovem no solo, como anta, tatu, jibóia, etc.
    2. Floresta temperada.Ocorre em regiões de clima com estação fria pronunciada, ocupando grande parte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Atualmente, encontra-se já
    bastante devastada, principalmente na Europa. Nela predominam as árvores de folhas caducas, como o carvalho e a faia. Eram frequentes os pequenos animais, como esquilo, castor, doninha, etc., bem como urso, lobo, veado, etc.
    3. Savana.Ocorre em regiões úmidas com estação seca prolongada, como na África Central e no Brasil Central, onde é chamada de " cerrado ". Trata-se de campo com predominância de gramíneas, à quais se juntam algumas espécies arbóreas e arbustivas, como baobá e acácias na África e oschamados " paus tortos " no Brasil - barbatimão, pequi, pau-santo,
    etc.


    A fauna da savana é rica em animais herbívoros, principalmente na África, onde se encontram: girafa, zebra, gnu, impala, etc., seguidos por seus predadores - leão, tigre, hiena, etc,
    Também são frequentes as aves corredoras, como avestruz e ema.
    4. Estepe. Nome dado a uma formação herbácea descontínua que ocorre em regiões cujo clima tem um período de sêca prolongada, como no sul da Rússia. Inclui as pradarias
    da América do Norte e a caatinga do Nordeste do Brasil. Além das gramíneas, a sua flora inclui
    várias plantas xerófitas; e a fauna, animais como cão-da-estepe, hamster, bisão, antílope, cobras, lagartos, etc.
    5.Deserto.Ecossistem que recobre cerca de um terço da superfície terrestre, destacando-se o deserto do Saara, no norte da África, o deserto de Gobi, na Ásia Central e o deserto do Colorado, na América do Norte. Devido à baixa precipitação, a vegetação é escassa, compreendendo essencialmente: a) plantas xerófitas, adaptadas á sêca, como os cáctos; b) plantas anuais chamadas efemerófitas, isto é, de ciclo muito curto, capazes de se desenvolver em poucas semanas, por ocasião das raras chuvas. Os animais do deserto são princpalmente répteis
    ( cobras e lagartos ), roedores de atividade noturna, feneco, chacal, camelo, dromedário, etc.
    6. Taiga.è uma floresta de coníferas, localzada nas regiões mais frias da zona
    temperada, como no norte da América, da Europa e da Ásia. As plantas são geralmente de folhas aciculadas ( estreitas ), como pinheiro, lariço, abeto, etc. É habitada por veado, alce, urso,
    lobo e diversas aves.
    7. Tundra.Ecossistema típico da região polar norte, constituido por um tapete de
    musgos e líquens e alguns arbustos anões, como a bétula. No subsolo existe uma camada per-
    manentemente congelada, chamada " permafrost ". A fauna é pobre e adaptada ao frio: boi
    almiscarado, rena, urso polar, perdiz das neves, coruja das neves, etc.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear