O que é digrafo vocalico e digrafo consonantal ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
Olá!

Os dígrafos vocálicos são as vogais nasais, isto é, quando o " m " e " n " aparecem no final da sílaba. ( am / an ; em / en ; im / in ; om / on ; um / un ) ------ Ex:
Am /an = campo : ( /c / ã / p / o ); santo : ( s / ã / t / o )

Os dígrafos consonantais são grupos de consoantes com valor de um fonema.

--ch ; lh ; nh ; xs ; rr ; ss ; sc ; sç ; xc ; gu ; qu .
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • cadestri96 respondido 3 anos atrás
    Dígrafo é o agrupamento de duas letras com apenas um fonema.
    Os dígrafos são rr, ss, sc, sç, xc, xs, ch, lh, nh, qu, gu.
    Não confunda dígrafo com encontro consonantal, que é o encontro de consoantes, cada uma representando um fonema. Por exemplo, na palavra asco, o encontro sc não forma dígrafo, já que ambas as letras são pronunciadas. Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.
    Dígrafo Vocálico= É o encontro de uma vogal com m ou n, na mesma sílaba: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un. A única função do m e do n é indicar que a vogal é nasal. Não representam, portanto, outro som. Há, então, um dígrafo, pois existem duas letras com um som só. Por exemplo: santo = san-to - sãto.
    Não se esqueça de que, quando a palavra terminar em am, em e en o m e o n são semivogais. Não há, portanto, dígrafo nesses encontros, já que o m e o n são pronunciados. Por exemplo: decoram = dekorãw
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear