Todo numero positivo elevado a um numero negativo torna-se positivo ou negativo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Por favor genteeeeeeeeeeeeeeeee é super urgentee tenho prova amanha e preciso estudar issoooo
Melhor resposta
Dependerá da base e do próprio expoente.Eu poderia dizer que um número positivo elevado a um número negativo dá sempre positivo,mas isso não se aplica em alguns casos,pois,como eu disse,dependerá da base e do expoente.Um exemplo:
(-3)-³ = [ 1/(-3)³ ] = 1/ -27 = -1/ 27
Veja que,nesse caso,a base era um número negativo ímpar (-3) ,igualmente o expoente (-3), e a resposta foi fracionária e negativa.
Em geral,todo número positivo inteiro elevado a um expoente negativo, também inteiro, dá uma resposta fracionária porque pela regra da Potenciação ,deve-se inverter a base se o expoente for negativo.
Como você viu,deve-se atentar para a base e seu expoente pois valer-se de "conceitos" ,nesse caso,pode resultar numa operação errada e não se esqueça de que as regras da Potenciação devem ser sempre levadas em consideração.

Bjs

Source:

oqueeupenso.com.br....................
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 3 anos atrás
    Inicialmente, um número elevado a um expoente negativo se tornará uma fração: 2^-2 = 1/2^2 = 1/4, por exemplo.

    O que vai determinar se ele será negativo é ele ser negativo, ou não, e o expoente ser ímpar:

    Assim:

    (1) Negativo elevado a ímpar negativo ou ímpar positivo: resultado negativo

    (2) Negativo elevado a par (positivo ou negativo) = resultado positivo.

    A diferença é que se o expoente for negativo, o número vai se tornar uma fração, como já dito.
    • 1
    • Comentário
  • Curioso22 respondido 3 anos atrás
    Depende da base.
    • Taxa
    • Comentário
  • RICARDÃO respondido 3 anos atrás
    + com + = +
    + com - = -
    - com + = -
    - com - = +
    • Taxa
    • Comentário
  • Sem Nome respondido 3 anos atrás
    Todo número negativo que você eleva a qualquer numero, você inverte o número, por exemplo de dois elevado á -1.

    2^-1 = 1/2

    O número é invertido, ou um exemplo melhor vamos 3 sobre 2 elevado á -2.

    (3/2) ^-2 = (2/3)^2 = 4/9

    Espero que tenha entendido.
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 3 anos atrás
    Sim!!! essa é uma das propriedades de potência, veja de um modo geral
    -b b
    a =1/a, ou seja vc inverte a base e o expoente se torna positivo..
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear