Analise da musica "Para não dizer que não falei da flores"?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Urgente!
Brigada (:
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
a musica foi composta no periodo da ditadura brasileira. Fala sobre a alienação dos componentes das forças armadas, sem ter consciencia do que efetivamente acontecia no Brasil. Destaca a importacia da união das pessoas para a necessidade de se lutar pela democracia, da responsabilidade de cada na luta por um pais livre da repressão. Condena a violência usada pelos militares . Destaca a importancia da união das pessoas para resistirem ao regime miliar e a volta a liberdade

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Perfeito, muito obrigada *-*
Parabéns!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 3 anos atrás
    Foi escrita no final dos anos 60, do século passado, quanto os compositores musicais da época buscavam protestar contra o regime militar, vigente no país desde 1964, ou contra a forma como a mídia usava as suas musicas para atingir a outros propósitos escusos. (ver Roda Viva-a peça).Esta música foi feita por Geraldo Vandré e foi usada como forma de protesto contra Regime Militar Provisório , o golpe militar,e mostrava na sua música suas preocupações sociais, com idênticas estratégias de ação, usando a música para "acordar" o povo daquilo que não viam, ou seja, incitava o povo a lutar, em vez de esperar, pois quem sabe, faz na hora, e não espera acontecer.Ele vê que o povo continua sonhando com o confronto Flores x Canhão, sabe quem alimenta as ilusões e nada podem fazer. Mas continua tentando abrir os nossos olhos, que o admiravam e aplaudiam, alegando que somos todos iguais, idependendente de cor, raça, religião ou condição social, então temos o mesmo direito, temos direito de lutar e com a união, somos muitos e podemos vencer e conquistar os nossos direitos de cidadãos civis.
    Alerta o povo para a Reforma Agrária, pois em tantos campos de plantação, com tanta fartura que produz a terra, ainda existem desabrigados, pessoas passando fome, desigualdade social. E o povo continua acreditando em falsas promessas, ou seja acredita que com flores (sem lutar ) irão vencer os canhões (guerra).
    Quer ensinar o povo a lutar, e que são soldados também, e que devem lutar por uma razão, pois há muitos soldados que morrem com arma na mão sem ao menos saber a razão, então ele pede ao povo para reagir Ás atrocidades cometidas pelos militares nacionalistas contra os grupos que
    se clamavam socialistas. O título da composição acima, Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, , era apenas uma continuação do diálogo artístico-social iniciado três anos antes em Sonho De Um Carnaval. Esta música foi resposta a uma outra música de Chico Buarque Roda-Viva Tratavam das mesmas preocupações sociais, com idênticas estratégias de ação,
    mas com estilos musicais diferentes. Apenas isso.Nesse festival, fadado a se tornar uma repetição de 66, que registrou a um empate entre os dois, mais uma vez mostrava cada um no estilo próprio de contestação. Vandré externando o sentimento de forma mais próxima à do
    desconforto popular, e Chico externando a posição do artista diante daquela
    pressão das Forças Dominantes.
    • Taxa
    • Comentário
  • tenta explicar pela sua poesia a realidade que assolava o país na época da ditadura. Existem muitas lendas sobre sua origem, umas serão declaradas aqui, porém vendo a letra da música vc observará que ele primeiro fala de uma situação critica (haviam soldados armados....(todos perdidos de arma na mão)........pelos campos há fome em grandes plantações.......etc.....assim, vc verá que ao declinar que para não dizer que não falei de flores é uma critica a todo o mundo relatado na letra.....o faça em três etapas: um apresentação (a letra da musica, seu autor e o cenário político (ditadura) desenvolvimento: interpretação das divergências exposta na letra ex. campo fome em grandes plantações.... indecisos condões que fazem da flor seu + forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão (os omisso e covardes pregavam a Vitória eleitoral para mudar aquele regime enquanto ele pregava a luta armada.....etc. e finalmente conclusão>....a musica propõe que deixemos a poesia e partimos para a luta armada através de uma poesia. (lindo não) tenha sucesso.......


    ☺/
    /▌ responde pra mim
    / \
    Em que vc perde mais tempo: msn, orkut ou Y!R

    http://br.answers.yahoo.com/question/ind...


    bjinhos
    • Taxa
    • Comentário
  • Naty respondido 3 anos atrás
    Dificil de mais.
    vc tem q ler a letra reler e ve se entende
    Geraldo vandré foi preso por ter composto essa musica. Foi na época da politica.

    Acho q ele queria dizer q o governo era egoista só keria dinheiro e o povo que se fufu entende. Ele queria revolução sabe??? Para o povo se mover e correr atras de seus direitos e não ficar que nem pau mandado.

    Assiste o clipe no youtube e veja se vc consegue tirar conclusões..... BJuss

    OBS: Analise com suas palavras.. se nao vai parece cópia;
    • Taxa
    • Comentário
  • °º°ºRoberto°º°º respondido 3 anos atrás
    É uma critica à ditadura, em que todos estavam abaixando a cabeça para os militares ao inves de lutarem, e o Geraldo Vandré escreveu essa música para falar para todos lutarem....

    De uma olhada nesses sites que vão ajudar:

    http://mpbsapiens.com/caminhando-analise...
    http://analisedeletras.com.br/geraldo-va...

    (10 pontinhos?)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear