Por que Deus nos deixa com dúvidas e incertezas, sendo cruel e punitivo com suas criaturas?

Não fui eu quem colocou desta forma esta pergunta aqui, há um certo tempo. Peguei-a 'emprestada', retirada que foi de um texto extenso e questionador. Mas ela nos remete à discussão, com o intuito de fazer pensar aos pobres seres humanos acerca de Deus, como nosso Criador, segundo o que as religiões ensinam. Tanto faz, na verdade, se este Ser Superior tem o nome de Deus, ou outro qualquer, pois todos seriam apenas 'rótulos' na tentativa de identificá-lo como o Criador de todo o Universo. Para quem não é religioso, seria tal entidade um grande foco de energia e origem de tudo o que existe, fosse chamado de Natureza ou Inteligência Suprema Cósmica...

Somos suas criaturas, pois fomos por Ele criados. O planeta Terra foi criado para ser o mundo habitado por nós, seres humanos, sendo que todas as religiões ensinam que ele é uma 'grande escola' e um 'grande teatro' e que estamos aqui 'de passagem', onde iremos representar nossos papeis na vida, optando por caminhos diferentes, sempre na intenção de fazermos o melhor possível, para nós, para a nossa família e círculo de amigos etc. Posto isto, devemos nos lembrar o quão difícil é a nossa relação com este Ser Supremo, dominador, severo, ciumento, raivoso e, às vezes, cruel, mas também doutrinador, legislador, protetor dos seus, amoroso, por vezes. Completa e cega obediência é o que exige de nós, pobres mortais (e Ele, Eterno...), pelos caminhos do mundo...

Leva-nos Ele sob chibata e safanões desde o berço até o túmulo, apesar de -- segundo ensinam as religiões --, ter-nos enviado o Seu Filho Unigênito com a mensagem superior do Amor... (Cabe aqui uma pergunta: só existe o nosso planeta no Universo?... e os demais, não teriam também os Seus Filhos Unigênitos, outros 'Jesuses'?... é um caso a pensar...) Aqui, então, voltamos à pergunta original acima, pois ela se refere às dúvidas e incertezas de tal orientação divina, tida como cruel e que induz à punição (severa) das criaturas 'pecadoras' criadas por esse Deus, que mal conhecemos... Iremos conhecer algum dia?! Dê a sua opinião sobre o tema aqui tratado. Agradeço a gentileza de sua resposta. Paz a todos!

Atualizada:

Prezada MIMY: agradeço a gentileza de sua resposta, mas penso que ela está longe de sugerir ou esclarecer sobre alguma coisa que a minha pergunta 'emprestada' indaga... O fato de vc escrever que a minha "cabecinha é limitada a certas coisas!"... e que "Deus é o princípio e o fim, é disso que você precisa saber, tem coisas que não cabe ao ser humano saber, cabe somente ao Criador, porque nós somos limitados a certas coisas", demonstra apenas o seu ponto de vista pré-estabelecido, a partir do que vc acredita ou que a fizeram crer como verdadeiro... Desculpe, mas não é uma resposta 'da boa'... como se diz. Na verdade, exprime um quê de intolerância para com o esforço alheio em identificar e saber quem é Deus, nosso Criador. Como se fosse proibido saber mais um pouco sobre Deus, destinando, talvez, aos teólogos, os louros... Evidência clara de que o 'sobrenatural' acerca das coisas divinas é que prevalece nos discursos e ensinamentos das diversas religiões ditas cristãs, no Ocidente.

2 atualizadas:

Prezado JOSUÉ: vc foi rápido em responder à minha 'emprestada' pergunta, porém, devo lhe dizer que ela, a sua resposta, de nada me adiantou e muito menos como reflexão resultante de algum esforço seu em buscar me auxiliar na resolução dos meus... Você colocou, no final da sua resposta que "existe salvação e condenação: qual desses você escolhe?" e "qual caminho você seguirá ou qual você já está seguindo?" e, por fim, "peça para Deus guiar os teus passos no caminho da verdade e tu serás feliz!"

Bem, devo responder que busco, sempre, seguir o caminho do Bem, pois estamos aqui na face do planeta para pormos em prática os ensinamentos de Jesus, que, através do Amor, nos deu a chave para a nossa 'salvação' e saída pela porta da frente de qualquer 'condenação', sugerida pelo amigo.

Vc crê que, conforme ensinam na sua igreja, que Jesus veio nos 'salvar', morrendo na cruz (na verdade, foi assassinado pelos romanos, a pedido dos sacerdotes, fariseus e da população ignorante da Judéia).

Assim

3 atualizadas:

Prezada SANDRA APOCALIPSE: agradeço tb a sua pronta resposta, mas penso que tb não vai me ajudar nas minhas dúvidas... Preferindo fazer citações genéricas acerca do convívio Deus/Adão/Eva, nada me pôde acrescentar para resolver o ponto principal da minha pergunta 'emprestada'. Lá pelas tantas vc escreveu que "Você está completamente enganado, Deus jamais quer o nosso sofrimento, leia e estude o livro de Gênesis e vai compreender... veja, Adão tinha uma amizade sadia e intima com Deus, os dois passeavam no jardim [do Éden], à tarde"... Interessante... sendo Deus o Criador do Universo, tendo que prover tudo e ainda continuar a administrar tudo, criar novas almas (condição permanente, conforme as religiões cristãs ensinam -- sabia disso?), como teria Ele um tempinho pra passear nos jardins do Éden, ainda mais conversando intimamente com Adão, um ser criado por Ele, porém que não tinha conhecimento de nada na face da Terra, pois nunca aprendeu nada, sendo portanto um completo ignorant

4 atualizadas:

Prezado 2D: muito obrigado pela sua resposta, muito esclarecedora, por sinal. Bate com aquilo que acredito e que é verdadeiro... Parabéns! Vc foi no ponto certo e muitos por aqui não irão gostar... Paciência, não se pode agradar a gregos e troianos, não é mesmo?! A Paz de Jesus pra vc"

5 atualizadas:

Prezada PATRICIA ANA: por acaso, passou pela sua cabecinha que o tal estuprador que abusou e matou o bebê é parte da justiça divina?! Quem somos nós pra sequer imaginar os desígnios de Deus, não é mesmo?! Então, uma história tem sempre duas faces, duas versões, por parte do carrasco e da vítima... mas como não sabemos qual a 'verdadeira', ficamos inclinados a ficar com a vítima, pois, pensamos, 'poderia ser um de nós, ou alguém de minha família ou amigos'... O exemplo que vc colocou, desculpe dizer isto, foi uma grande 'apelação'... isto não se faz! (buáááá!... snif, snif)... Fui!...

10 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Resposta favorita

Tudo que acontece com o homem é culpa dele mesmo.Deus estabeleceu leis para reger a Terra.

• 2D
    Lv 7
    Há 10 anos

Deus criou todos os Espiritos no mesmo ponto de partida e com o mesmo objetivo final, a perfeição. Se Deus pune alguem, não é por crueldade, mas sim, para que o Espirito abra os olhos e evolua. Se um aluno reprova na escola, a escola está sendo cruel? Ou é o aluno que não se esforçou? Ele tem então que colher o resultado dos seus atos, refazendo o ano perdido. A punição de Deus não é vingativa e sim educativa. Nosso sofrimento tem por unica causa nossa ignorancia e imperfeição. À medida que nos desfazemos de nossos defeitos morais, menos sofremos.

Deus poderia já ter nos criado perfeitos, não lhe faltaria esse poder. Mas ele quer que nós tenhamos o mérito de nossas obras, alcançar a perfeição por merecimento. Se a existencia fosse apenas uma, aí sim ele estaria sendo parcial. Mas Deus jamais daria uma só existencia terrestre para o Espirito aprender. Ele permite aos Espiritos quantas encarnações são necessárias ao seu progresso.

O planeta Terra não é a unica morada dos Espiritos. Existem milhares de outros mundos, uns mais atrasados e outros mais evoluidos que o nosso. Há medida que evoluimos, passamos a habitar mundos mais felizes, onde espiritos maus não encarnam, porque perturbariam o ambiente. Há vida em todo o Universo. Deus jamais teria criado apenas à Terra para ter vida e o resto do infinito só pra entreter nossos olhos.

Em todos os mundos inferiores, encarnam espiritos missionários, com o objetivo de nos ajudar a progredir. Uns são homens da ciencia, que trazem conhecimentos e aplicam novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida de todos, e outros são homens de alta moral, como Jesus. Mas, independente do grau de elevação, cada Espirito tem um dever a cumprir, dentro de suas possibilidades.

Não existem almas pecadoras; pois o pecado não existe. O que existe, é a ignorancia, que desaparece à medida que cada um progride. Uns evoluem mais rapido, outros mais lentamente. Quando o Espirito atinge á perfeição - o conhecimento de todas as coisas - ele vive o paraiso, que é um estado de espirito, e não um lugar. Nós também veremos Deus e o compreenderemos um dia, mas para isso, é necessário nos livrarmos de todas as imperfeições e adquirir conhecimentos que nos são desconhecidos.

• Há 10 anos

Mais uma vez depende da visão de cada religião. Eu por exemplo não acredito em punição com inferno, fogo e assim por diante. Acredito na evolução da alma, acredito na lei universal ação e reação. Acho que independe a religião, se algo acontece nas nossas vidas é de nossa responsabilidade e não por culpa de uma divindade. Falamos de miséria no mundo. Mas vemos políticas para erradicar a fome? Cada país está preocupado com sua soberania e não no bem comum. Então não seria culpa de Deus, certo? Se o mundo anda capengando, a culpa é nossa.

Valeu abraços.

• beto
    Lv 4
    Há 10 anos

Etá resposta difícil...

Como é que posso falar sobre o Eterno,o infinito e todo poderoso ?

Se minha mente é limitada ? E se conseguisse ? você com suas limitações poderia compreender ?

È através da experiência mística que você poderá ter uma idéia,não com seu raciocínio lógico,pois sua lógica ,está em conformidade com suas limitações.

Deus não é lógica,ele transcende a sua idéia de lógica.

Tudo o que é lógico para você ,é loucura para Deus.

A sabedoria do homem ,é loucura para Deus.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 10 anos

vc conhece a historia da criação(adão e eva) ? se vc conhecer verá que somos imagem e semelhança de deus (jeovar) esse é o nome dele ,que de tando usarem o nome dele emvão o nome dele foi retirado de circulação mais se procurar na bíblia verás o nome dele.e por sermos desta forma temos o levre arbitrio.tudo em nossas vidas ,todas as decisões tem concequencia.cabe vc decidir.

• Há 10 anos

Um vagabundo estupra um bebê de poucos dias de vida e vc quer q Deus faça o q?Q ache isso lindo?

Pois esse vagabundo vai sofrer, sim!Mais cedo ou mais tarde o q é dele está aguardado!

• Josué
    Lv 4
    Há 10 anos

JESUS VEIO VOCÊ SABE DISSO?

olha Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho para nos salvar através de sua morte!

é isso, através da morte de seu filho Jesus nós podemos ter a chance de desfrutar vida eterna crendo que ele é o filho de Deus e que ele veio ao mundo e nos convertendo dos nossos maus caminhos e andando segundo a palavra de Deus!

mas pessoas não dão um valor a esse amor e o ignoram. parecem até mostrar algum respeito a Deus com SUA BOCA mas seus atos são contra a vontade de Deus.

existe salvação e condenação. qual desses você escolhe?

qual caminho você seguirá ou qual você ja está seguindo?

peça para Deus guiar os teus passos no caminho da verdade e tu serás feliz!.

• ?
    Lv 4
    Há 10 anos

TENHO UM LIVRO BEM BOM PARA TE RECOMENDAR: VEREDAS DA VIDA.

MUITAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS ATRAVES DESSE LIVRO COM CERTEZA VAI TE EXPLICAR PORQUE PASSAMOS POR TANTAS PROVAÇÕES NESSA VIDA ENCARNADA. LEIA. É MUITO BOM

• Anônimo
    Há 10 anos

Você está completamente enganado, Deus jamais quer o nosso sofrimento, leia e estude o livro de gêneses e vai compreender veja, Adão tinha uma amizade sadia e intima com Deus, os dois passeava no jardim a tarde, mas depois de desobedecer a satanás ouvindo exatamente essas palavras de Deus é um tirano ditador, Adão se escondeu de Deus atrás das folhagens e se tornou amigo de satanás que lhe trouxe o prazer do pecado, que não é o sexo viu, acontece que igual a Adão não vemos as reais intenções dele, as conseqüências que o sofrimento e a morte, infelizmente Deus tem um limite sobre nos respeita a nossa liberdade, embora sofra nos vendo sofrer nada pode fazer, portanto meu irmão não seja bobo, venha pra luz e sai das trevas, se coloque inteiramente nos braços de Deus.

• Há 10 anos

pq sua cabecinha é limitada a certas coisas!

Deus é o princípio e o fim é disso que v cprecisa saber,tem coisas que não cabe ao ser humano saber,cabe somente ao criador, pq nós somos limitados a certas coisas.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.