Você crê na influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos? Tem uma ideia formada a respeito?

Em "O Livro dos Espíritos", uma das obras mediúnicas básicas estruturais da Doutrina Espírita (Espiritismo), publicada por Kardec, no século 19, há as seguintes perguntas pertinentes ao assunto em questão, respondidas pelos Espíritos Superiores de Deus:

Pergunta nº 459 - Os Espíritos influem em nossos pensamentos e em nossos atos?

Resposta: "Muito mais do que imaginais, pois frequentemente são eles que vos dirigem".

Pergunta nº 460 - Além dos pensamentos que nos são próprios, haverá outros que nos são sugeridos? Resposta: "Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto e, frquentemente, bastante contraditórios. Pois bem! Neles há sempre um pouco de vós e um pouco de nós, e é isso que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas ideias que se combatem".

Pergunta nº 461 - Como distinguir os pensamentos que nos são próprios dos que nos são sugeridos? Resposta: "Quando um pensamento vos é sugerido, é como uma voz que vos fala. Geralmente, os pensamentos próprios são os que vos ocorrem em primeiro lugar. Aliás, não vos é de grande interesse estabelecer essa distinção, e muitas vezes é útil não sabê-la: o homem age mais livremente. Se decidir pelo Bem, ele o fará com maior boa vontade; se tomar o mau caminho, maior será a sua responsabilidade".

Pergunta nº 462 - Os homens inteligentes e de gênio sempre tiram suas ideias de dentro de si mesmos? Resposta: "Algumas vezes elas lhes vêm do seu próprio Espírito, mas muitas vezes lhes são sugeridas por outros Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de transmiti-las. Quando os homens não as encontram em si mesmos, apelam para a inspiração. Sem que suspeitem, fazem verdadeira evocação". Nota esclarecedora, na resposta: Se nos fosse útil distinguir claramente os nossos pensamentos próprios dos que nos são sugeridos, Deus nos teria dado os meios de consegui-lo, como nos deu o de distinguir o dia da noite. Quando uma coisa permanece vaga, é que assim deve ser para o nosso bem.

Ao ler tais respostas, o amigo talvez tenha se reportado àquilo que consta dos textos bíblicos, ou seja, quando um Profeta 'profetizava' o que se acreditava ser uma mensagem de Deus/IAWÉ/Jeová, falando por sua boca, ao seu Povo. Há inúmeros exemplos disso na Bíblia, tanto no Antigo Testamento (cópia da Torá Judaica) quanto no Novo Testamento (Evangelhos e demais livros), considerados como a manifestação divina entre os homens, tanto na Antiguidade quanto ao tempo de Jesus.

Modernamente, tais 'profetizações' são conhecidas como manifestações MEDIÚNICAS, e tanto podem ser confundidas com animismo (ideias próprias do indivíduo ou médium) como sendo, de fato, uma manifestação de ideias e pensamentos de uma entidade espiritual (um Espírito) desencarnada (ou não), durante uma sessão espírita ou ritualística, destas de fundo religioso.

Dê a sua opinião a esse respeito, pelo que agradeço a gentileza de sua atenção. Paz a todos!

Atualizada:

Prezado MAX: o tal espírito que lhe falou, deve ser o 'espírito de porco', que a muita gente assombra e faz pensar que são os 'maiorais', sugerindo aos incautos, como você, respostas que em nada contribuem para a sua própria evolução mental. Leia, reflita e adote coisas que lhe possam ser úteis em sua caminhada pelo mundo, meu caro! Que Jesus lhe ilumine! Haja paciência!...

2 atualizadas:

Prezado GIN: pela sua resposta, sugiro (parece até nome de japonês...) que você passe a beber... RUM de boa marca (Montilla ou outro bom), pois este devia estar fermentado e com o prazo de validade vencido... E tome juízo, meu caro! Estude, pra não passar esses apertos que vc passa nas provas mensais... você sabe do que estou falando... (tem mais coisas no ar, do que a nossa vã filosofia...). Fui!...

3 atualizadas:

Prezado MELQUEDESEQUE: (Pô, cara, que nome!!!) Bem, diante do que vc leu acima e do que me respondeu, quem realmente precisa ESTUDAR é o caro amigo, concorda? Não deu resposta nenhuma porque não tem argumento nenhum nem qualquer pensamento ou opinião sobre o tema, como ocorre com milhões de pessoas em todo o mundo, que, com isto, seguem 'dando cabeçadas' e 'murros em ponta de faca', sem descobrir o porquê de estarem no mundo... Haja!

4 atualizadas:

Prezado EU SOU EU, E VOCÊ?: Ainda bem que EU não sou você... eh eh eh... Da próxima vez, dê a sua resposta ou opinião HONESTA acerca do que foi perguntado, e não me saia com evasivas, à francesa (sabe do que estou falando?)... Então, leia, reflita e tenha argumentos, certo?

Até mais ver! Saúde mental pra você! Fui!...

5 atualizadas:

Prezado YAPÓ D: agradeço a sua gentileza em responder, pois suas respostas são sempre bem vindas e trazem uma ideia própria de quem leu e sabe, argumentando como poucos, a partir de seus conhecimentos, aos quais sempre dei atenção, desde quando nos 'topamos' por aqui, no YR.

Infelizmente, a grande maioria 'não quer nem saber' sobre as mensagens dos Espíritos Superiores de Deus, contidas nos ensinamentos da Doutrina Espírita. Daí que, necessitam ser doutrinados nas sessões dos Centros Espíritas, porque, ao desencarnarem ('morrerem'), estão na mais completa ignorância das coisas... muitos nem sabem que 'morreram' e estão em outro plano devida, o espiritual... Dá trabalho, esse povo!!!... Grande abraço! Marcos Rangel Lima, Rio de Janeiro, RJ

6 atualizadas:

Prezada GERINHA: agradeço a sua gentil resposta, mas discordo dela em tudo... Se na Bíblia há a argumentação de que não se pode falar com os mortos (na verdade, uma lei de Moisés, ao povo hebreu, ignorante e atrasado, daqueles tempos), porque Jesus falaria com o próprio Moisés e mais o Elias, ambos mortos há séculos... Os sacerdotes do Templo (em Jerusalém) sempre jogavam as 'pedras' de adivinhação quando necessitavam de alguma manifestação de seus maiores, já desencarnados (mortos): assim fez Saul outros reis de Judá e de Israel... imagine você por quem eles eram atendidos?... isso mesmo, por Almas (ou Espíritos) que 'profetizavam' acerca do que queriam. Se vc for a um 'terreiro' de alguma religião afro-brasileira, ao jogar os búzios, vc terá a mesma manifestação que os antigos hebreus tinham, ao tempo de Moisés e muito depois...

Quanto a dizer que os mortos nada sabem... isto só demonstra o seu total desconhecimento de outros ensinamentos mundiais acerca da Alma e dos Espíritos

7 atualizadas:

Prezado HQTECMUS: obrigado pela resposta, mas me reservo o direito de não concordar com ela, mais ainda, porque percebi pelo teor da argumentação nela contido, que o amigo nada entende da Doutrina Espírita (Espiritismo), sendo agressivo em sua ideia a esse respeito. Surpreende e causa escândalo a muitos, a forma como certos indivíduos se 'armam' contra outras abordagens com as quais não concorda, sendo passível de se imaginar que se julgam 'os donos da verdade'... mesmo em confronto com outras igrejas e seitas cristãs, que se toleram apenas cortêsmente... e brigam por trás das cortinas. Se o amigo se desse ao trabalho de ler alguma obra sobre a Doutrina Espírita e as publicadas como divulgação dela, saberia que a grande figura central é o Senhor Jesus, do qual o amigo NADA SABE (nem faz a mínima ideia de quem seja, em termos universais e cósmicos), por apenas ler ou ouvir falar pela Bíblia ou pelo Pastor... Dê-se o prazer de saber mais coisas, além do que está habituado a ler...

8 atualizadas:

Prezada MIRIAM: O pior cego é aquele que não quer enxergar um pouco além das sombras ou contornos pouco nítidos, desfocados, com os quais ele se compraz em ver o mundo... Assim tb. se aplica à religião: cada qual está 'encastelada' na sua torre de marfim, 'dona da verdade' e absoluta e única em sua posição perante Deus, ou seja, o restante das demais religiões estão 'erradas' e somente a que se segue é a 'correta, a reta e a verdadeira'... Este, é, como se sabe, o princípio da INTOLERÂNCIA, justamente o contrário do que ensinava o Senhor Jesus, pois ele pregou o Amor, a Fé e a Caridade para com nossos irmãos, nosso próximo, ao qual devemos amar como amamos a Deus e a nós próprios, como filhos de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus. Olhe para vc, Miriam, que se arvora em sabichão-mor de sua igreja, distribuindo desafetos e raiva por onde passa, com suas palavras destoantes dos ensinamentos de Jesus, e vendo demônios e satanazes onde eles não existem... Sua ignorância das coisa

10 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Resposta favorita

Esse comentário vale por uma aula de espiritualidade. Parabéns!

Pena que a maioria daqueles que precisam dessas informações não se interessam pela leitura!

A influência dos espíritos pode ser boa ou má, oculta ou ostensiva, fugaz ou duradoura. Em qualquer situação, fica claro que a influência se concretiza através da sintonia que se estabelece.

É conveniente recordar que pensar é vibrar, é entrar em relação com o Universo espiritual que nos envolve, e, conforme a espécie das emissões mentais de cada ser, elementos entrarão em sintonia, cooperando em seus esforços ascensionais ou em suas quedas e deslizes. Mal comparando, nossa mente funciona como uma emissora e como um receptor de radiodifusão.

Pense nisso!

• Há 10 anos

E' dito na biblia que quando focamos em Jesus Cristo, teremos a Verdade.

Quem de nos nao teve a "sugestao" de aceitar outra coisa no lugar de Cristo?

A tentacao de procurar saber o que o futuro nos guarda ou a solucao "milagrosa" para um problema que nos aflige?

Muitos cairam na asneira de ir contra Seus comandos (por ignorancia, por preguica de ir atras daquilo que Ele diz, na biblia) e "abrir a porta" para outros espiritos...assim como o proprio Allan Kardec fez.

Espiritos mentirosos (quao dificil e' para um demonio mentir, se ele esta' falando a propria linguagem?)

A pergunta sua deveria ser: Procurar a VERDADE de Cristo (Deus biblico) ou dar ouvidos aos espiritos (demonios) a sua volta? Allan Kardec e Chico Xavier optaram pelos "espiritos"... e, uma vez dentro, ESSES tornam-se seus anjos ....Satanas torna-se seus "deus" absoluto.

Eu conheco a VERDADE meu caro. Dei TUDO que tinha em troca dessa perola!!!

ESSE e' meu tesouro!!!! Nao preciso de NADA mais que isso.

• Há 10 anos

Meu caro se avaliarmos bem estamos envolvidos com forças conhecidas e outras que ainda nem temos conhecimentos e fazemos partes dessas forças e elas nos induzem a muitas de nossas ações e pensamentos sem nos tirar o livre arbítrio e porque não sofrer influências de espíritos já que eles nos rodeiam a todos os momentos e sentimos isso mesmo não crendo que muitos dizem ser a vozinha da consciência podem ser uma influência de seres não materiais.

Outro ponto que devemos verificar é o fato que as influências está de acordo com nossa moral e sentimentos,pois uma força só pode ter poder se a força encontra igualdade,sendo assim se alguém é moralmente desenvolvido irá repudiar automaticamente idéias e pensamentos que não são e não adequada a sua moral e por isso nós devemos sempre nos avaliar,pois se em meus pensamentos encontram coisas ruim é porque me agrado desses pensamentos e por isso devo me reformar para evitar esses tipos de influências.

Fonte(s): eu
  • Anônimo
    Há 10 anos

Meu amigo eu te indico um livro em q vc achará a resposta q acho q vc nunca leu : Bíblia Sagrada.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 10 anos

Desculpe amigo. Você é que está enganado. Como eu disse, tudo o que vem depois da Bíblia é puro engano e conheço sim as blafêmias que vocês apregoam e também me reservo o direito de repudiá-las. São tentativas obscuras de dominar massas. E me propus a responder sua pergunta justamente para alertar as pessoas deste erro. Não disse que vocês não têm Jesus como pessoa central, mas que ensinam doutrinas destrutivas. Assim também foi com o próprio cristianismo por meio do império romano quando o tornou sua religião oficial e obrigatória e é assim hoje com único intúito de enriquecer financeiramente. Mas graça a Deus ainda existem pessoas compromissadas verdadeiramente com os ensinamentos de Deus na Bíblia, e SOMENTE na Bíblia. Assim como você disse, infelizmente, os cristãos brigam entre si pelos bastidores, mas as religiões fazem o mesmo. Pergunto: não é exatamente isso que você está fazendo aqui ao discutirmos? E uma última alteração na minha resposta: Sim eu conheço o Senhor Jesus, meu melhor amigo, mestre e amado irmão. Jamais o deixarei, jamais o negarei e quero mais que tudo navida Sua presença comigo. Para de usar seu nome em vão amigo! Ele jamais ensinou isso em Sua palavra que é o único livro que sigo, não pastores.

Espiritismo é pecado contra Deus. Em sua palavra consta que, entre outros ensinamentos, é imputado ao homem viver uma única vez. Explicando: nascer, viver, envelhecer e morrer (carnalmente falando) uma única vez e, após isso, quando da volta de Jesus, que também está prevista nas sagradas escrituras, os salvos (aqueles que aceitaram a Jesus como único e suficiente Salvador) serão ressuscitados em corpo de glória, incorruptíveis e seremos julgados, todos sem escessão, segundo nossas obras em vida. Deste julgamento será decidido quem vai para a morte eterna, no inferno (entenda, estes são os que não aceitaram a Jesus e aqueles que conheciam a Jesus, sabiam que pecavam, mas não se arrempenderam e que, por sua vez, escolheram as trevas e trevas e luz não se misturam conforme é ensinado por Deus) e quem irá para a vida eterna com Jesus no céu.

Outro ponto de vista segundo a Bíblia: Satanás trabalha 24 horas para nos estruir, "espiritualmente" falando. O diabo vem para matar, roubar e destruir comforme também consta na própria palavra de Deus. Então, é fácil deduzir que, as pessoas sendo afetadas espiritualmente por Satanás, todos os outros âmbitos de nossas vidas, por consequência, também são afetados, o físico, mental, material, etc. Deus também nos ensina que o mal é parte inerente do homem e cabe a nós lutarmos contra isso. Podemos escolher fazer o bem ou o mal. Deus nos explica em sua palavra que nós é que devemos dominar o pecado e não este à nós. Portanto, fica claro que, qualquer influência espiritual, além daquela que vem de Deus por meio do Espírito Santo, é somente de Satanás e não de espíritos de pessoas atormentadas como o espiritismo ensina.

Fica aqui um conselho: quer esclarecer-se por si mesmo? Procure a Bíblia, a sagarada palavra de Deus que é nossa única cartilha da vida. Somente depois d'Ela, é que foi possível criar-se a religião espírita. Sem a palavra de Deus não seria possível os charalatões de plantão terem a idéia de criá-la, pois o espiritismo é uma distorção dos estatutos de Deus. Jesus já nos disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não por Mim". Isso consta na Bíblia e isso por si só já é uma reutação natural ao espiritismo. Os mortos, conforme Deus nos ensina, estão dormindo e de nada sabem até a volta de Jesus. Não precisamos dos mortos para evoluirmos na vida, mas somente os próprios ensinamentos de Deus. Basta ecolhermos vivê-los e obedecê-los ou não. O livre arbítro Deus já nos deu.

Fonte(s): A palavra de Deus: a Bíblia de onde nasceram todas as outras pretenças religiões ou mais precisamente, seitas. Lembrando: Deus não é uma religião. Sua palavra também não. O catolicismo, espiritismo, budismo, etc, sim.
  • Há 10 anos

creio na ajuda do E/S através de nossa conciência,se não estiver cauterizada no pensamento de falar com mortos

o que a bíblia diz sobre isto é que mortos não sabem nada ,estão dormindo .até a volta de Jesus .abraço!

• Anônimo
    Há 10 anos

um espirito me falou q nao existe essas coisas

• Há 10 anos

Mano, vai estudar se queres a resposta...

• Há 10 anos

Isso non ecziste

• xxxx
    Lv 7
    Há 10 anos

Isso tudo é mentira

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.