Obtenha o valor de y, de modo que o número complexo z=(y+3)+(y²-4y+4) i?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Preciso dessa resposta, número complexos está acabando com minha vida D: Agradeço desde já.
Atualização : Seja um número real :D
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Observe:
z = (y + 3) + (y² - 4.y + 4).i
parte real: (y + 3)
parte imaginária: (y² - 4.y + 4).i
Se z é um número Complexo Real, a parte imaginária deverá ser igual a zero...
(y² - 4.y + 4).i = 0
y² - 4.y + 4 = 0 / i
y² - 4.y + 4 = 0
Chegamos a uma equação de 2ºGrau e se observar atentamente, trata-se de um trinômio quadrado perfeito portanto, admitirá duas soluções iguais (y' = y")
(y - 2)² = 0
(y - 2).(y - 2) = 0
y - 2 = 0 / (y - 2)
y = 2

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Obrigada, sua resposta foi clara e deu pra entender. Obrigada :)
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Jijoca respondido 3 anos atrás
    seja o numero complexo Z = a + bi, é imaginário puro se:

    a = 0 e b diferente de zero

    assim temos


    y+3 = 0 e y²-4y+4 diferente 0 vamos lá


    y+3 = 0
    y = -3




    y²-4y+4 = 0

    delta = 16 - 16 = 0

    y' = y" = (4+ -0)/2 = 2 y deve ser diferente de 2


    portanto y deve ser -3

    Fonte(s):

    eu
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 3 anos atrás
    Para Ser um numero Real , deve eliminar o i , correto?
    para isso iguale a e equação y²-4y +4
    fazendo as conta tu acha como unica raiz o numero 2.

    R: o valor de y será 2.

    Já se você quer um imaginario puro é só eliminar a parte real que seria o (y+3)
    logo y =-3.
    • Taxa
    • Comentário
  • sn1489 respondido 3 anos atrás
    De modo que o número complexo Z seja real ou imaginário puro? complete a sua pergunta: fico no aguardo Após sua explicação,vem:
    Logo para ser real basta que y² -4y + 4 seja igual à zero,daí vem:
    y' = y'' = 2

    Fonte(s):

    vi em:matemática - lição de casa: complexo real
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear