Anônimo
Anônimo perguntou em Animais de EstimaçãoRoedores · Há 9 anos

O que são parapódios? Qual a sua função?

Alguém pode me ajudar nisso ai por favor...

Obrigada ;*

3 Respostas

Classificação
  • Há 9 anos
    Melhor resposta

CIENTIFICAMENTE:

Parápode (do grego para, "além" ou "ao lado" + podia, "pé") ou parapódio, é o nome dado a cada um dos dois apêndices que emergem das laterais de cada segmento que compõe o corpo dos anelídeos. São característicos dos Polychaeta, mas também são encontrados em moluscos da ordem Opisthobranchia.

Os parápodes podem apresentar apêndices não-ramificados ("unirremes") ou ramificados ("birremes"). Neste último caso, os lobos dorsais ou braços são denominados notopódios e os ventrais de neuropódios.

Tanto neuropódios quanto notopódios podem ostentar cirros (denominados respectivamente de neurocirri e notocirri) e sedas (denominadas respectivamente de neurosetae e notosetae). Os cirros entre dois apêndices são denominados cirros inter-ramais.

As protrusões carnosas nas laterais de alguns gastrópodes também são chamados de parápodes (especialmente característicos nos Thecosomata).

POPULARMENTE:

Os parapódios são apêndices laterais, uma par em cada segmento do corpo, com cerdas mais desenvolvidas e numerosas. Assemelham-se a “pequenas pernas”, usadas para andar, nadar ou cavar.

Fonte(s): pt.wikipedia.org/wiki/Parápode www.reefforum.net ›
  • 123
    Lv 5
    Há 9 anos

Parapódios (Gr. parágrafos, além de ou ao lado de + podia, pés), singulares parapódio, são emparelhados un-articulou conseqüências laterais. São característicos de Polychaeta, mas ocorrem também dentro opisthobranch molluscs.

Os parapódios são qualquer um uniramous ou biramous. No último caso, os lóbulos ou as filiais dorsais são chamados notopodia e as filiais ventral neuropodia.

O neuropodia e o notopodia podem carregar cirri (chamado respectivamente neurocirri e notocirri) e setae (chamado respectivamente neurosetae e notosetae). Os cirri entre as duas filiais são chamados cirri interramal.

As saliências fleshy nos lados de algum caracóis são chamados também os parapódios (especialmente característica de borboletas do mar).

• Anônimo
    Há 9 anos

Nem sei meu brother

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.