Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 9 anos

Nicodemos mestre da lei não entendeu o que é nascer de novo porque os espíritas entenderiam?

Atualizada:

Jesus não somente ordenou o batismo nas águas como Ele mesmo foi batizado por João Batista. (Mateus 3.13-16) Mas a doutrina espírita desvirtua a ordenança do batismo e instrui que o renascer das águas para eles é a reencarnação do espírito e usam a passagem (João 3.4). Esta passagem se refere ao batismo, pois quando Nicodemos indagou de Cristo a verdade sobre essas palavras, Ele disse: "Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer por meio da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus" (João 3,5). O Espírito aí, com "E" maiúsculo, é o Espírito Santo, que confere as graças do batismo. Renascer da água e do Espírito Santo, porque sendo o homem composto de corpo e alma, deve a água, que é visível, aplicar-se para a limpeza do corpo visível; e o Espírito, que é invisível, para a purificação da alma, que é invisível. Para os espíritas então renascer por meio do Espírito seria o mesmo que reencarnação?

2 atualizadas:

Advicer,

Os fariseus principalmente negaram que Jesus era o Filho de Deus Pai e por isto o condenaram a morte. Você como espirita também nega Jesus como Filho de Deus Pai?

14 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    A paz de Cristo meu amigo, analizando a vida e o estudo de um fariseu, a gente até tenta compreender o pq negaram a Cristo, imagina vc estudar uma lei, vc esperar um rei e de repente chega um homem humilde, que apesar de fazer cumprir tudo o que disse os profetas, mas tmb foi contra a eles(fariseus) muitas vezes...Por isso agradeço a Deus primeiro por não ter nascido lá e segundo, por não ter nascido nakela época, pq eu não sei se eu creria, por isso somos bem aventurados pq não vimos e cremos, a letra mata. Eles tinham tanta convicção daquele estudo todo que o mesmo não deixava eles enxergarem o óbvio e ficaram com medo de perder autoridade pra Cristo, mas Nicodemos pensou diferente eu creio, como pode alguém realizar tudo isso e não sre o Messias??? É lindo quando um dos mestres da sinagoga(Nicodemos) simplesmente chama a Jesus aquele homem humilde de Rabi(Mestre), é uma prova de Nicodemos foi de coração aberto pra ouvir e entender o q Cristo tinha para dizer, não entende e Cisto explica com todas as letras, em sites espiritas dizem que a palavra reencarnação foi criada muito tempo depois da bíblia e q o renascer e o ressuscitar significava o mesmo, logo, penso se significava o mesmo, por que inventar outra palavra??? Nã há coerência e Jesus diz claramente aos saduceus como é a ressurreição, mas mesmo assim dizem ser erros de traduções e linguagem da época, a gente não vai conseguir mudar a forma de pensar de ngm amigo, só o Espirito Santo de Deus conseguirá tamanha obra, pq é dificil. Mas eu creio q Deus tem abreviado a volta de Cristo por amor a eles, a umbandistas e a tds que estão sendo enganados pelo diabo, quando Deus escolhe não tem pra onde correr, Ele escolhe, sela e em breve de uma forma ou de outra a pessoa vai se render, não adianta. Vamos continuar orando e tentando abrir os olhos, nos deixar ser usados pra isso...Se possível que Deus se revele aos seus escolhidos como fez com Saulo que mais tarde se torna Paulo.

    A paz de Cristo!!!

  • Hermes
    Lv 6
    Há 9 anos

    Os espíritas entendem porque possuem as melhores verdades dadas por Espíritos Superiores. Logicamente Jesus não podia esperar que Nicodemos entendesse as interpretações mais profundas desse ensinamento. O texto fala em nascer "de água e de espírito". Portanto, não tem nada a ver com nascer da água do batismo como querem os "especialistas". Retorno através da água. Lembramos que 99% da constituição das células reprodutoras são água. O texto além do mais é claríssimo, mas como não querem reconhecer ficam inventando falsas interpretações. A Verdade mais cedo ou mais tarde aparece.

  • Há 9 anos

    Embora encontremos muitas pessoas dizendo que a reencarnação não consta do Evangelho, pelo nosso estudo chegaremos à conclusão de que consta. E apesar de sua clareza, vem sendo negada sistematicamente por várias correntes religiosas, fora os casos daqueles que a vêem, mas não querem admiti-la, distorcendo assim as interpretações das passagens evangélicas em que o assunto é tratado.

    "Tendo chegado à região de Cesaréia de Felipe, Jesus perguntou aos discípulos: 'Quem dizem por aí as pessoas que é o filho do homem?' Responderam: 'Umas dizem que é João Batista, outras que é Elias, outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas'". (Mateus 16, 13-14; Lucas 9, 18-19; Marcos 8, 27-28).

    O povo também acreditava que uma pessoa que já morreu poderia voltar. Ao dizerem que Jesus seria João Batista, Elias, Jeremias ou alguns dos profetas, confirmam este entendimento, pois todos eles já haviam morrido, inclusive, destes, somente João Batista foi contemporâneo de Jesus, entretanto à época desta narrativa já tinha sido morto por Herodes.

    "Nesse ínterim, Herodes, o Tetrarca, ouvia falar de tudo o que fazia Jesus e seu espírito se achava em suspenso - porque uns diziam que João Batista ressuscitou dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que um dos antigos profetas ressuscitara. - Disse então Herodes: 'Mandei cortar a cabeça de João Batista; quem é então esse de quem ouço dizer tão grandes coisas?' E ardia por vê-lo". Marcos 6, 14-16 e Lucas. 9, 7-9).

    Nesta passagem encontramos novamente o pensamento do povo a respeito de Jesus. Entretanto, desta podemos tirar, sem nenhuma sombra de dúvida, que naquele tempo o conceito de ressurreição é o que hoje chamamos de reencarnação. Conforme o texto, Jesus, no pensamento do povo, poderia ser João Batista ou mesmo um dos antigos profetas ressuscitado, o que significa em linguagem clara que pensavam mesmo é na possibilidade de Jesus ser alguém que tinha vivido anteriormente em nova encarnação.

    c) Para os intelectuais

    Em João 3,1-8: "Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse: 'Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele'. Jesus respondeu: 'Eu te afirmo e esta é a verdade: ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo'. Disse-lhe Nicodemos: 'Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?' Jesus respondeu: 'Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito. Não te admires do que eu disse: é necessário para vós nascer de novo. O vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é quem nasceu do Espírito'".

    Antes de nossa argumentação, vamos ver o que consta de Atos 23, 8: "É que os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjos, nem espíritos, enquanto que os fariseus admitem todas estas coisas". Nicodemos era um fariseu, portanto, conforme deduzimos deste texto, ele acreditava na ressurreição, que conforme mostramos anteriormente, corresponderia dizer que ele acreditava na reencarnação.

    Observemos que Nicodemos entendeu o que Jesus quis dizer com o "nascer de novo", e a dúvida que lhe ficou era: como isto poderia acontecer. Razão de suas perguntas: Como pode nascer um homem já velho? Pode voltar ao ventre de sua mãe e nascer segunda vez?

    Jesus separa distintamente o corpo físico do elemento espiritual, o que nasce da carne é carne, o que nasce do espírito é espírito. E observe-se que aqui Ele substitui o nascer "da água" pelo nascer "da carne", mostrando-nos que, de fato, há dois tipos de nascimento, isto é, um biológico, e outro espiritual.

    Alguns querem que "nascer de novo" seja a questão do batismo, entretanto não entendemos porque disso, pois se isso era tão importante assim por que será que Jesus não recomendou aos que o procuravam "vai e batizes e serás curado" ou "vai e batizes e serás salvo". E mais, a essa época o batismo não era um rito "obrigatório" para ser admitido na comunidade dos que seguiam Jesus.

  • lince
    Lv 6
    Há 9 anos

    É verdade,eles pensam que entendem mas não sabem de nada .pegam trechos da bilbia e torcem para apoiar as suas erradas doutrinas de reencarnções..a biblia diz que aos homens esta ordenado morrer uma unica vez seguindo apos issso o juizo

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 9 anos

    FORAM OS QUE SE INTITULAVAM COMO SENHORES DA KEI QUEM CONDENARAM JESUS À MORTE, POIS ACHAVAM QUE MOISÉS E SUAS LEIS DE SANGUE ERAM MAIORES QUE JESUS

    NÃO HAVIAM LETRAS MAIÚSCULAS, NEM MINUSCULAS, NA GRAFIA DELES, ASSIM, NÃO TERIA COMO SER ESCRITO ESPÍRITO, DESTA OU DE OUTRA FORMA

    ÁGUA, É O SÍMBOLO DO ÚTERO, PELO QUAL PASSAMOS, SEMPRE QUE NASCEMOS EM NOVO CORPO

    ESPÍRITO, INDICA REFORMA MORAL

    O IRMÃO AINDA ESTÁ COMFUSO, MAS LOGO VERÁ A VERDADE

    PAZ IRMÃO

  • Há 9 anos

    Os Espíritas não! OS ESPÍRITOS! Afinal é deles a Religião.

    Vamos à resposta:

    Nicodemos tinha tanto discernimento Espiritual quanto você tem nos dias de hoje. Portanto, nada a observar. Agora, quanto ao entendimento Espiritual que hoje detemos, nos são trazidos por Espíritos milenares que conhecem profundamente a HISTÓRIA. Não temos por que duvidar, afinal Eles não nos orientam a cobrar dízimo, mandar para o inferno quem não professa nossa Religião, montar uma forca em praça pública para enforcar os homossexuais, etc, etc. Muito pelo contrário: nós ensinam que BOM ESPÍRITO NÃO DÁ MAL CONSELHO.

    Isso não quer dizer que nós entenderíamos; quer dizer que hoje nós entendemos e que vocês, os Nicodemos modernos, NÃO.

    Será que Nicodemos se estivesse hoje entre nós, REJEITARIA O ENSINO DOS ESPÍRITOS?

  • Há 9 anos

    Apenas lembrando que na verdade Nicodemos era um Fariseu , não é que ele não entendia, somente não cria, o farisaímo (seita judaica que Jesus comparou à um túmulo caiado) cria no seguinte:

    1- A imortalidade da alma com tormentas e penas eternas, negação veemente da reencarnação (metempsicose)

    2- A ressurreição corporal no fim dos tempos para os justos;

    3- A existência de anjos e demônios;

    4- A intervenção de Deus no destino do homem, porém, sem privar a liberdade humana de sua própria atividade.

    5- Literalidade da interpretação das escrituras

    As preocupações principais dos Fariseus:

    1- Pagar o dízimo (dez por cento) dos frutos da terra e em não consumir nada sem ter a certeza de que o dízimo havia sido pago;

    2- Manterem-se "puros" – evitando relações com pessoas de má conduta

    Então, lembram algum grupo religioso da atualidade?

    ------------------

    "Nunc licet intrare intellectualiter in arcana fidei"

  • Aninha
    Lv 6
    Há 9 anos

    Muitos evangélicos também pensam que entendem. Só pensam.

  • Anônimo
    Há 9 anos

    Esse tal de Nicodemos fez mestrado em Direito onde ??? Em Haward, Oxford, Cambridge ???

  • Há 9 anos

    Olá Roberto,

    Há muitas distorções ai.

    Primeiramente o pensamento da linha farisaica era o que mais correspondia ao pensamento de Jesus por inúmeros fatores.

    Segundo, Nicodemos não poderia estar conversando com Jesus sobre batismo, pq batismo era e ainda é um processo judaico praticado nas sinagogas, e existia perfeitamente no tempo de Jesus. Seja para purificação como para o perdão dos pecados etc e tal.

    Então sobre o que Nicodemos estava conversando se o batismo da forma que João Batista batizava já era algo comum em Israel? Alias, João não foi o ultimo e nem o primeiro a praticar o ritualismo de imersão em águas. E isso era muito conhecimento entre os fariseus, sendo Nicodemos uma fariseu, você que ele não conhecia sobre esse assunto? Lógico que sim, só vocês não sabem sobre isso pq não conhecem o judaísmo de onde saiu o vosso salvador.

    Então fica a minha pergunta a Você:

    Sobre o que exatamente Nicodemos estava conversando com Jesus se o batismo era algo comum em Israel?

    Abraços

    Alexhaifa

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.